Reiki Nível I, II, III E Mestrado - Estudo e Aprofundamento

Reiki nas políticas públicas

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação (GERSAU), Centro Municipal de Atenção ao Profissional da Educação (CEMAPE) e Política Articulada de Educação da Paz (EPAZ), é responsável pela tessitura da Política Intersetorial de Saúde e Segurança dos Profissionais da Educação desde 2011, ano em que foi instituído a EPAZ. O objetivo é prevenir os adoecimentos e outras formas de conflitos, assim como promover a saúde integral e a qualidade de vida dos profissionais da educação, por meio de Práticas Integrativas e Complementares (PICs). O Reiki é uma delas.
As primeiras experiências de aplicação do Reiki na Prefeitura de Goiânia foram na I e II Ação do Mutirão da Acolhida, voltadas aos moradores de rua e aos servidores públicos que estavam atuando na ação, em 2012. A repercussão foi positiva na época, pois os moradores de rua relataram que conseguiram relaxar, que os desconfortos e dores que estavam sentindo foram aliviadas. Outros conseguiram dormir na hora do atendimento de forma profunda. Os servidores públicos que tiveram a oportunidade de receber o Reiki também relataram bem-estar, alívio na tensão e um melhor gerenciamento do estresse diante da realidade que estavam acompanhando.
Na SME, o Reiki e outras PICs foram ofertadas no Curso Tecendo a Educação em Direitos Humanos na Educação da Paz, em 2013, 2014, 2015 e 2016; no I, II, III e IV Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências (2012, 2013, 2014 e 2015); na Ação Cuidando do Educador de Forma Intersetorial (2013, 2014 e 2015), entre outros momentos. Diante do interesse dos profissionais da educação pelo Reiki e por ser uma técnica terapêutica reconhecida pela ciência e amplamente divulgado em alguns hospitais, como por exemplo, no Hospital de Base de Brasília, Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no Hospital Gonzaga Mota, regularizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros, no ano de 2014, 2015 e 2016 a SME abriu inscrições para o Curso e Iniciação em Reiki nível I, II e III e o Mestrado em Reiki neste último ano.
Os relatos são muito significativos, como por exemplo, sensação de bem-estar, equilíbrio, harmonia, bom sono, redução ou fim da dor de cabeça e outras dores no corpo, melhores condições de gerenciar conflitos pessoais e no trabalho, aumento da criatividade, melhora e diminuição dos sintomas da depressão, ansiedade ou tristezas profundas. Mas o que é o Reiki? Quais são seus benefícios? Por que ele é importante nas políticas públicas?
Primeiramente, para responder essas questões é preciso esclarecer que o Reiki não é uma religião, e também não tem preferências religiosas. Temos reikianos e reikianas, assim como mestres em Reiki de diferentes procedências religiosas e também sem religião, pois o Reiki não entra em contradição ou em conflito com as doutrinas e dogmas religiosos, seja do terapeuta ou da pessoa que o recebe.
Em segundo lugar, o Reiki “não tem qualquer contraindicação e tem sido utilizado aliado à medicina tradicional com sucesso” (www.terapiareiki.com.br/artigos/reiki-e-a-medicina). Segundo Ricardo Monezi Julião de Oliveira, na sua Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de São Paulo, em 2013, sobre “Efeitos da Prática do Reiki sobre Aspectos Psicofisiológicos e de Qualidade de Vida de Idosos com Sintomas de Estresse: estudo placebo e randomizado”, diz:
O Reiki é uma técnica de imposição de mãos definida no Japão em meados do século XIX. A palavra Reiki é de origem japonesa e significa ‘Energia da força vital do universo’. Seus praticantes acreditam que através da imposição das mãos de um terapeuta Reiki, esta energia possa ser transmitida para o corpo de uma outra pessoa”. (MONEZI, 2013, p. 1).
Em seus estudos Monezi menciona que “a imposição de mãos é um recurso terapêutico que tem sua utilização referida desde épocas anteriores a Cristo (…) Podemos aqui citar o Toque Terapêutico, o Jin Shin Jyutsu, Qi Yong, o Johrei e o Reiki (MONEZI, 2013, p. 20). Segundo MONEZI (2013, p. 35) “A proposta do Reiki é de cuidar integralmente do paciente e não apenas da cura ou alívio dos sintomas decorrentes do processo de adoecimento (…) Um sistema integral de cuidado de baixo custo e risco”. Como resultados das pesquisas realizadas no doutorado, MONEZI (2013, p. 71) menciona os benefícios do Reiki: “Redução dos níveis de estresse; redução dos níveis de ansiedade e depressão; redução da percepção de tensão muscular e elevação da percepção de bem-estar; elevação dos níveis de qualidade de vida referente aos domínios de aspectos espirituais, religião e crenças pessoais, físicos, psicológicos, além das facetas autonomia e intimidade; elevação da temperatura periférica da pele; e redução da tensão muscular do músculo frontal e conduta cianeto elétrica da pele”.
Para finalizar, nas políticas públicas na SME, o Reiki atendeu aproximadamente de outubro/2015 a março/2016, 627 profissionais da educação nos eventos promovido pela Secretaria. O atendimento com o Reiki é gratuito, por adesão/voluntário, portanto nenhum profissional da educação é obrigado a receber o Reiki. No CEMAPE, durante os últimos seis meses foram cerca de 1,4 mil profissionais da educação atendidos, com técnicas de Reiki e Estimulação Neural.
Referente aos Cursos e Iniciações em Reiki ofertados pela SME em 2014, 14 profissionais fizeram os três níveis em Reiki; em 2015, foram iniciadas 71 no nível I, 50 no nível II e 42 no nível III. Em 2016, há 158 inscritos até o presente momento no Curso e Iniciação em Reiki nível I, 63 no nível II e 56 no nível III. No Mestrado em Reiki, foram 38 inscritos, e 14 já foram selecionados.
A aplicação do Reiki nas políticas públicas pode promover a saúde integral e a qualidade de vida dos profissionais. Dessa forma, quem ganha é toda a comunidade educacional e familiares dos profissionais da educação. Convidamos você a conhecer o Reiki, participar dos cursos e possibilitar vivências com essa prática terapêutica não convencional.
Profª Draª Genivalda Araujo Cravo dos Santos
Doutora e Mestre em Ciências da Religião pela PUC Goiás; Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação/SME-GERSAU/CEMAPE/EPAZ; Mestra em Reiki Usui Tibetano e Karuna; Terapeuta Sistêmica, Quântica, Bioenergética, Vibracional, Reikiana - CRT 49644; Mediadora Judicial pelo CNJ/TJGO; Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde e Segurança dos Profissionais da Educação da SME; Presidenta da Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica da SME; compõe o Gabinete de Gestão Integrada de Goiânia - GGIM; Conselheira Global da URI pela Região da América Latina e Caribe.

(Fonte: http://www.folhadosudoeste.jor.br/reiki-nas-politicas-publicas/)


DEPOIMENTOS E ARTIGO SOBRE O REIKI NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Relato 1.Neste meu relato quero inicialmente agradecer ao "Deus Pai Todo Poderoso" pela vida, incluindo as experiências boas ou desagradáveis. Uma das últimas experiências, realmente significativa, foi o valor do sentimento de gratidão para minha vida em todas as dimensões (espiritual, social, afetiva), pois antes me era despercebido, usava a expressão muito obrigada por polidez e não por um significado de sentimento real e muito profundo. Esta experiência veio junto com o Reiki (a partir deste sentimento de Gratidão o Reiki chegou até mim), e com ele sua Energia de Amor e os cinco princípios.
Minha iniciação em Nível I (O despertar) no dia 22 de maio de 2015: estava tão emocionada que cheguei ansiosa, li uma mensagem num cartão (Patchwork) " a sua vibração é a soma total de sua personalidade, caráter, visão geral do mundo..." e senti que algo no curso seria uma grande evolução na minha vida. Dentre os vários momentos na iniciação, o último individualmente, senti uma serenidade e paz interior difícil de descrever, nada de ansiedade e dor muscular, e recebi os parabéns da Mestre Genivalda como um sussurro nos meus ouvidos. Ela ainda pediu a todos que a partir daquele momento fossemos reikianos proativos, protagonistas, desenvolvendo apoderamento e autonomia ( não entendi muito bem, mas gravei as palavras). Em casa e à noite li a apostila e me ato apliquei na cabeça, tórax e abdome, dormi a noite toda e muito bem.
Durante os meses de maio a gosto ocorreram algumas modificações na minha rotina: relembrava os cinco princípios do Reiki, fazia minhas orações cristãs(sou católica) e incluía a gratidão ao Reiki como uma bênção em minha vida, lia algo sobre Reiki ou textos de autoajuda. Interessante nos dias em que eu não me autoplicava, acontecia umas pequenas turbulências principalmente na escola (hoje falo pequenas mas na época sentia uma certa inquietude muito chata). Poucas pessoas receberam Reiki de mim quando era nível I, (03 colegas) uma funcionária da escola com muita dor de cabeça ("acho que era pressão alta") sentiu um alívio tão grande que passou muito admirar o Reiki; meu amado Francisco ficou feliz com esta minha experiência e ficava mais calmo quando eu autoaplicava nele; meu Pai (idoso) sentiu muito bem, mais calmo e menos dores no corpo. Eu senti que meu ciclo menstrual estava mais intenso mas menos cólicas (não percebi uns sintomas que a Mestre Genivalda disse que poderiam ocorrer).
Em agosto já estava no curso nível II, (me senti um pouco inexperiente, pareceu muito pouco três meses de nível I). Conhecer os símbolos foi "mágico", pois logo que aprendi (no mesmo dia) apliquei muito o chokurei principalmente, o ambiente de relacionamento na minha casa mudou, minhas noites não foram as mesmas, havia uma serenidade em tudo, que considero mágica. Logo, na escola todos já sabiam que era reikiana, apesar de aplicar mais a distância para muitas colegas do matutino (só havia um dia de estudo individual em que eu ficava fora de sala com alunos).
Sou muito grata e feliz pelo grande poder da oração a distância, usando o símbolo hom sha zen sho nem, usava-o (e uso) para várias pessoas, lugares (escola e Brasil) e principalmente para meus pais e irmãos. Após o nível II e continuando até novembro (como nível III também) sentia uma coriza e um lacrimejamento grande nos momentos de autoplicação (tinha que usar lenço para limpar a coriza). Em outubro comecei a dar aula também no noturno e apliquei em vários colegas da escola, divulgando o Reiki da SME (percebi uma maior e boa receptividade dos servidores do noturno). A maioria das pessoas eram sensações de dor nas costas, cabeça ou dor crônica nos joelhos, após aplicar-lhes o Reiki, agradecia e perguntava se sentiam algo, a maioria dizia que sentia um alívio na dor ou que estava bem. No dia seguinte contavam que sentiram um sono forte, umas até dormiram em ônibus ou perderam a hora de uma compromisso.”
O nível III, foi mais intenso minha percepção como ser humano, me tornei mais forte emocionalmente e muito intuitiva. Sonho muito, muito mesmo. Antes só em 1996 tive um sonho tão intuitivo quando perdi minha vó. Hoje (nestes últimos quatro meses) houve vários sonhos que no dia ou semana seguinte se relacionava com a família ou se realizava com algum parente.
Acho que minhas plantinhas na sacada foram as que mais receberam Reiki e ficaram resistentes ao calor forte daqueles meses. Quando as vejo, elas servem para eu me animar e aumentar minha fé, quando sinto aquele "desanimo"das coisas da vida. Elas são como testemunhas para a percepção do Reiki em outros seres. A cadela de minha irmã sempre diminui as coceiras numa perna quando recebe o Reiki.
Minha família (principalmente irmãos) é um dos maiores motivos para continuar com o Reiki na minha vida, os problemas que temos me deixaram nos anos anteriores muito deprimida e sem esperanças reais neste grande planeta Terra. Tenho dois irmãos com problemas sérios de saúde de vida social, além de serem pessoas solitárias demais, isto me dói muito. Envio Reiki a eles a distância, o que traz um pouco de tranquilidade. Acredito que se esta Energia Vital estiver sempre ao nosso alcance, poderemos conviver com aceitabilidade e harmonia. Sugiro mais encontros, se possível de reikianos, no dia seguinte ao primeiro recebi uma grande graça em casa.
Neste mês de Fevereiro e Março estou um pouco estranha, ao mesmo tempo que tenho consciência da grandiosidade do Reiki na minha vida, tenho uma "preguiça" de me auto aplicar, prefiro aplicar nos outros, esqueço das posições de autoaplicação em mim, e para digitar este relatório foi um sacrifício ligar o computador. Apesar de usá-lo quase todos os dias para planejar aula ou estudar. Gostaria de receber Reiki, pois ainda não tive nenhuma oportunidade de receber presencialmente.
Estou muito satisfeita com o nível III, mas quero, neste relatório pedir para fazer o mestrado em Reiki, se assim for adequado ou permitido. Não sei que transformações podem ocorrer comigo, mas acredito que muitas bênção vão ocorrer se eu continuar a prática do Reiki em mim e nos outros.
Obrigada por tudo Genivalda, você além de especial é pessoa que tornou possível esta evolução em minha vida. Com sinceros e profundos agradecimentos, tenho você nos meus sentimentos e no meu caderno de Reiki.
Um abraço Fraterno,Elvira Maria dos Santos.
Goiânia, 11 de março de 2016.

Relato 2- Ao iniciar este documento senti a necessidade de reconstruí a linha histórica dessa energia divina em minha vida. Para chegar neste momento especifico fica aqui uma previa de quem sou. Nasci em 1967, primeira filha de uma linhagem de três meninas, de família humilde, pais separados, mãe professora e muito dedicada as filhas. Atualmente sou professora, casada tenho três filhos e uma filha, todos adultos, trabalho em duas redes públicas municipal de ensino na área da educação em especifico com a educação inclusiva e amo meu o que faço.
Retomando ao foco deste trabalho que visa relatar fatos que me constituíram como reikiana que sou, e ainda pleitear uma vaga no mestrado em Reiki Usui Tibetano Karuna. Diria que tudo começou em janeiro de 2002, dia 03 meu sogro que era uma pessoa presente em meu lar faleceu, logo após dia 16 minha querida mãezinha também foi para o plano espiritual. E eu que tinha o diagnóstico de fibromialgia desde 2000, e estava sempre cheia de dores, de repente perdi totalmente o chão cai em um processo depressivo de perda de identidade, não conseguia nem sentar na cama sem a ajuda de alguém, minha voz soava tão alta dentro de mim que era impossível comunicar, pois as pessoas pediam que repetisse várias vezes para entender o que eu dizia e isso sugava minha energia, também entrava em pânico com barulhos e várias pessoas juntos. Então em uma tarde recebi a visita da minha comadre Shila, que ao me ver naquela situação foi e voltou logo no dia seguinte me convidou a conhecer uma psicóloga que segundo ela trabalhava com técnicas inovadora e uma delas era o REIKI, e que ela iria me atender no seu horário de almoço, então aceitei e lá fui eu conhecer Maria Luiza, pessoa maravilhosa que fez toda diferença na minha vida me apresentando o Reiki.
Desta forma iniciei meu contato com o Reiki em dias alternados, ela me aplicava no seu horário de almoço e o resultado foi divino e imediato, as técnicas de respiração o contato com as cores e a energia em forma de luz mudaram a minha vida, com pouco tempo fui retomando meus afazeres mais simples, a fobia social demorou um pouco mais, mas também foi extinta da minha vida. Deste processo surgiu o desejo de conhecer melhor o Reiki, mas me esbarrava na questão financeira, no meio em que estava ele era de alto custo o que me impediu de fazer parte deste estudo.
Mas em 2007, mesmo com o valor alto surgiu a oportunidade e não sei como acredito que por uma força maior, de repente o dinheiro que quase ao dava para as despesas sobrou a quantia necessária para iniciar no Reiki 1. Priorizei este evento mesmo com valor alto e em uma manhã de domingo reunida com pessoas de luz realizei o que parecia sonho, após a iniciação passei a aplicar nas amigas no ambiente de trabalho, nos filhos, nas minhas cadelas e principalmente em mim todas as noites. A magia de sentir e visualizar as luzes fazendo parte de mim, os calores das mãos ao aplicar nos outros fizeram parte da minha rotina de vida sentia que eu não era mais somente eu. Havia me tornado uma pessoa sem pressa de viver mais coerente e procurada pelas amigas para ajudá-las em seus conflitos. Me sentia iluminada e muito grata pois minha vida transformara.
Por várias vezes surgiram convites para fazer o nível 2 e 3, porem valores exorbitantes me impediram. E acabei me acomodando com nível 1. Nesse processo vieram duvidas, incertezas. Elas surgiram após ver uma de minhas cadelinhas adoentada e eu aplicava Reiki parecia que ela melhorava e depois decaia novamente e acabou não resistindo e morreu, me senti culpada, responsável, por acreditar que tinha feito mal a ela e para me deixar com mais dúvidas o mesmo aconteceu com duas orquídeas que havia ganhado. Cheguei a pensar que estava sendo provada e então com o pensamento de não fazer mal a ninguém continuei aplicando somente em mim e sempre atenta a encontrar alguém que me ajudasse a entender todo aquele emaranhado.
Neste tempo que perdurou longos oito anos de altos e baixos, continuei com as meditações e aplicações discretas, o sonho estava ali a espera de soluções, até o dia que cheguei na escola e sobre a mesa da sala dos professores havia um oficio de cursos, então como de costume foliei para tomar ciência dos cursos oferecidos e um por um, acredito que somando eram uns seis cursos diferentes, cheguei ao curso de Reiki nível 1 ofertados gratuitamente pela rede municipal de Goiânia, pensei que estava equivocada, entrei no site sugerido no oficio e tão logo me dei conta que estava inscrita para o Reiki nível 1 com a mestra Genivalda. Neste momento me senti conduzida por uma força maior que me adentrava em uma explosão de sentimentos indefinidos.
Desta forma o Reiki tomou conta do meu ser, sonho e realidade foram se fundindo a cada passo de formação, de autoconhecimento, ser instrumento de luz, amor, poder ajudar o outro me conduziu a certeza de que este vai além do meu objetivo de vida este é o motivo de eu estar neste universo, de fazer parte dele e servi-lo em prol do bem, do ser totalmente amor. Universos e seres interligados pelo amor supremo pela força da vida, é assim que me sinto hoje, um ser iluminado a disposição do universo, a disposição do amor, da luz da casa do pai e a disposição do outro que de alguma forma necessita de paz e de se encontrar.
2015, ano em que a luz reikiana prevaleceu em minha vida, após ser iniciada no Reiki Usui Tibetano Karuna nos níveis 1,2 e 3, compreendi que sou apenas instrumento desta energia inteligente, independente e superior que só faz o bem. Ter ciência desta realidade me conduziu a retomar minhas ações diante as necessidades que surgem diante de mim e me conduz a ser responsável pela parte que me é apresentada no dia a dia.
Quero relatar fatos que foram alterados pela energia do Reiki que aplico todos os dias. Como já mencionei ter fibromialgia diagnosticada em 2000, então fazia uso de vários medicamentos, bebia no mínimo 5 comprimidos diferenciados por dia, em 2011, em uma consulta com um novo psiquiatra ele suspeitou e investigou fechando o diagnosticado transtorno bipolar mudando para somente 2 medicamentos ao dia, um grande avanço que controlou muito bem as crises de dores e sensações de fraqueza falta de ânimo. Estava satisfeita, mas, tão logo o Reiki nível 3, passou a fazer parte da minha vida, muitas mudanças ocorreram e uma delas foi surpreendente, quando me dei conta já não estava tomando um dos medicamentos a mais de semana e não senti necessidades dele, uma vitória que estou vivenciando a uns quatro meses.
Outro fato interessante é que moro em Trindade e trabalho no turno matutino em Goiânia em uma escola da rede pública municipal, neste trajeto diário comecei a observar que toda manhã havia sempre muitos acidentes em especial com motoqueiros e animais mortos na pista Go 060, neste trecho que eu percorria. Com toda esta situação me incomodando, ouvi um amigo reikiano dizer que de alguma forma somos responsáveis pelo que acontece próximo a nós. Não hesitei em começar a aplicar o Reiki toda a manhã nesta região especifica, e como um toque de mágica as situações de acidentes neste horário se tornaram raras e com mínimo de gravidade. Mais uma vez fui tocada para minha tarefa e responsabilidade enquanto reikana, ela vai além do que se pode imaginar. Com este fato não tive a oportunidade de coletar dados e realizar comparativos, mas, acredito que se o fizer os resultados serão surpreendentes.
Outra experiência com reiki e animais. Tenho sete cadelas e entre elas uma com raça indefinida, filha de pastor com rottweiler, hoje ela tem aproximadamente três anos. No primeiro ano de vida dela foi tranquilo ela não teve cio o que não é normal, até aí tranquilo, mas quando ele veio fiquei desorientada com a hemorragia, ficou quase trinta dias e sangrava muito, levei ao veterinário exames foram feitos muitos remédios e não resolveram o problema. Após cada seis meses todo esse sofrimento retornava e ela já estava bem decadente. Ocorreu que o ultimo cio dela em 2015 eu já estava iniciada no nível 3, e me senti segura para fazer o tratamento com ela sem remorso ou culpa caso ela não resistisse. Aplicava Reiki todos os dias nela e no terceiro dia o sangramento se normalizou e continuei aplicando Reiki por quinze dias, ela restabeleceu, engordou e hoje está muito bem. Nesta experiência era incrível perceber o quanto ela gosta de receber o Reiki e que sempre sabe quando começo aplicá-lo nela.
Somos construídos por erros e acertos e foi nesta situação que vou relatar que por um momento de aplicação de Reiki a minha intenção trouxe desconfortos futuros, veja como foi. Ganhei uma potra de presente do meu marido em um leilão da igreja católica em Campestre de Goiás, ela é muito linda e eu a batizei com o nome de Rubi. Quando ela chegou na chácara percebemos que estava infestada de carrapatos, fizemos o tratamento com vermífugos e carrapaticidas, procedimento normal. Mas eu sem malícia nenhuma apliquei o Reiki nela e também na chácara e neste segundo momento coloquei a intenção de que tudo na chácara que tivesse vida prosperasse, o resultado foi imediato ouvi das pessoas que estavam lá, que os pássaros estavam em festa, muitas borboletas, cigarras e as plantas mesmo sem vento pareciam estar em festa. Foi aí que sem pensar utilizei erroneamente o Reiki. Pois os carrapatos da potra se multiplicaram rapidamente e não havia nada nem remédios que desse jeito, foi quando me toquei do que havia feito, de certa forma havia utilizado erroneamente o Reiki, e agora o que fazer? Como utilizar o Reiki e reverter a situação uma vez que ele não é mal então poderia ser usado para matar e acabar com os carrapatos. Os remédios não faziam diferença. A culpa veio sabotar o Reiki em mim. Mas em busca de compreender o que havia feito me envolvi com algumas leituras e vídeos sugeridos por minha Mestra, a quem sou imensamente grata, e nestes momentos de formação nos estudos diários, descobri a glândula timo responsável pela imunidade reagindo com a produção de células de defesa, então comecei a potencializá-la com o Reiki presente e a distância. A situação foi controlada os carrapatos diminuíram já estão quase acabando, ela engordou e o mais incrível é a nossa relação construída durante aplicação de Reiki, ela saia de sai de onde estiver e vem próximo de mim e fica esperando como se soubesse, sentisse que é bom para ela. Gosto de desafios e este foi um deles, não permitir ser sabotada.
Como já relatei trabalho na rede pública municipal sou professora readaptada, então faço um trabalho com os alunos que tem dificuldades de aprendizagem. Mas o desafio maior é quando encontramos nestes alunos comportamentos atípicos como de um aluno que no ano passado agredia professores, coordenadores com palavras e gestos obscenos e colegas até com agressão física, o conselho tutelar foi acionado e o aluno acabou por se tornar muito ausente no ambiente escolar. Tão logo iniciou o ano de 2016, ele apareceu, os conflitos ressurgiram e ele se negava entrar para a sala, sua mãe ficava sem saber o que fazer e acabava indo embora e deixando ele no pátio sempre vestido com uma blusa de frio com capuz na cabeça e chorando e emburrado e muitas vezes não entrava para a sala de aula. Ele é aluno de F, 11 anos e não é alfabetizado, em casa por longos anos presenciou agressões verbais e física do seu pai contra sua mãe e são evangélicos.
Citei a opção religiosa por ser o motivo que me impedia de chegar na mãe e oferecer o Reiki. Mas observando a situação e inconformada com ela pedi licença ao eu superior da criança, da mãe e da família e apliquei o Reiki, cheguei perto dele e coloquei a minha mão sobre a cabeça dele que surpreendentemente não relutou, cumprimentei questionando se estava bem. Cheguei a sua frente e perguntei se precisava de ajuda para ir para a sala, ele aceitou e fomos em silêncio, ele entrou com o capuz na cabeça sentou e deitou na carteira e dormiu, quase na hora do lanche fui ver como estava e novamente a reclamação da professora de que ele não fazia nada só dormia. Ficamos assim por uma semana o mesmo ritual, na semana seguinte conversei com ele novamente perguntei se estava tudo bem e disse que sim, ofereci ajuda nas atividades ele aceitou, então pedi para a professora me emprestá-lo por um tempo, sentamos em uma mesa que tem no pátio conversamos sobre as atividades de sala e as dificuldades que ele sentia, dentre elas não sabe ler nem escrever. Direcionamos os atendimentos três vezes na semana para a leitura e a escrita. Atualmente ele chega entra para a sala não usa a blusa de capuz, realiza as atividades agora sorri e nos atendimentos que fazemos seu desenvolvimento na leitura e a escrita tem fluido bem com grandes avanços. Continuo aplicando reiki na família e é possível ver que ele está com outro semblante e atitudes bem diferentes, sua nova postura foi notada pelos professores, coordenadores e colegas.
Este último caso que relatei direcionou meus olhares as demais crianças com conflitos que temos dentro da escola, seus desenvolvimentos na aprendizagem e sua construção enquanto sujeito social. Foi então que veio a questão, qual seria a função do Reiki na construção social destes sujeitos? O reikiano poderia usar o Reiki no ambiente escolar sem o conhecimento e consentimento dos pais? Duas razoes me conduzem a acreditar positivamente, a primeira é simplesmente que o Reiki é energia universal ilimitada, pura de paz, amor e luz, um sistema natural de equilibrar a energia individual de ajudar na cura e formação dos sujeitos e o outro é que somos responsáveis pelo que acontece próximo a nós, tomando como base esses fatores e como reikiana não posso e não consigo ficar alheia a situação. Mas acredito estar aqui diante de uma questão que envolve a prática das políticas públicas, discussões com a comunidade envolvida em busca de consolidar e legalizar esta prática que prevê serenidade, bem-estar e saúde na formação do sujeito, considerando aqui todos nós envolvidos.
Diante tais experiências com o Reiki que foram relatadas e outras não relatadas, só posso concluir que minha tarefa neste universo é servir de condutor a essa energia é ser instrumento de paz, luz e amor em prol do universo, aceitar essa força maior que conduz e direcionam minha vida. Ser reikiana é aceitar essa responsabilidade de ser paz, luz e amor sempre, para todos que necessitem e em todo lugar, melhor dizendo aceitar o Reiki como opção de vida. Dessa forma me coloco inteiramente a disposição do mestrado em Reiki Usui Tibetano Karuna, acredito estar preparada para esta nova caminhada. Aluna: Iolanda Alves Fernandes Ferro

Relato 3. Eu, professor Claudio José da Silva, já a alguns anos venho estudando sobre a medicina complementar e no ano passado tive a oportunidade de realizar pela CEMAPE/Epaz os três níveis de Reiki, e durante meus estudos e iniciações passei a auto aplicar o Reiki e aplicar também em meus colegas.
Hoje em dia sou procurado semanalmente por em média duas ou três pessoas para receberem Reiki por situações diversas, tais como: inicio de depressão, reestabelecimento de saúde, dores de cabeça, angustia, pedidos para saúde de animais de estimação, dentre outros...
Os pedidos iniciais foram mais por curiosidade e quando perceberam os resultados acontecendo em suas vidas eles passaram a encarar o Reiki com a seriedade que ele merece e a divulgar aos colegas esses resultados.
Os funcionários do matutino me pediram para fazer uma apresentação, do que vira a ser o Reiki e seus benefícios, durante o recreio (que neste dia seria um recreio um pouco maior) para tirar as dúvidas de muitos que estavam em busca de algumas respostas.
Encantei-me com o Reiki e tenho utilizado o esta dádiva em minha vida (auto aplicação) e de meus familiares e isso tem me melhorado a conexão comigo mesmo e com o sagrado, trazendo vitalidade e equilíbrio.
O grupo onde cultuo o Sagrado tem grande interesse em oferecer o Reiki as pessoas que nos procura e levei este embrião para nosso grupo estamos discutindo as relações entre o que acreditamos e o Reiki para oferecer esta terapêutica de forma regular aos necessitados.
Tenho sentido forte apelo de minha alma para mergulhar ainda mais profundamente neste modo de vida, no intuito de ajudar as pessoas nas três dimensões: Profissional, contribuído na implantação, discussão e disseminação de politicas públicas voltadas para as praticas integrativas complementares. Pessoal, buscando incessantemente o equilíbrio e desenvolvimento positivo dos três níveis de saúde (mental, emocional e espiritual). Religioso, amar e ajudar o próximo através da manipulação desta esplendida energia emanado do Universo.
Finalizo este relato e pedido de aceite agradecendo a Genivalda por trazer luz a minha vida não só através do Reiki, mas pela incansável atitude de lutar pelo que acredita.
Claudio José da Silva
Só por hoje,
Não se irrite,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe arduamente,

Seja bondoso com os outros
REIKI
O Reiki é uma técnica de impostação de mãos que foi concebida no Japão, no final do século XIX; seus praticantes acreditam na existência de uma energia sutil que pode ser canalizada e transmitida a outras pessoas através de pontos específicos intitulados de Chakras (BULLOCK, 1997; WARDELL, 2001) (OLIVEIRA, Ricardo Monezi Julião. Avaliação de efeitos da prática de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de comungos machos. Dissertação de Mestrado em Medicina pela USP, 2003).
No Mestrado, o terapeuta pode ministrar cursos de Reiki e realizar iniciações, identificar, compreender e aplicar a atuação da energia Reiki de forma terapêutica em si mesmo e no planeta. O método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse. Reiki é um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas. Ministrado em 3 níveis com intervalos mensais, o curso teve 4 edições completas ofertando 206 certificados de conclusão dos 3 níveis com carga horária de 12horas.












MESTRADO EM REIKI
Formar mestres em Reiki Usui Tibetano Karuna; Promover a saúde integral, bem estar e qualidade de vida;Integrar os mestres para atendimento e iniciação de novos reikianos; Empoderar os reikianos para transmitirem os conhecimentos, as técnicas e colocar em prática por meio dos atendimentos em reiki. Ministrados em 2 edições no ano de 2016 formamos 48 novos mestres reiki em cursos realizados com carga horária de 8 horas de duração.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PIC'S)/ ATENDIMENTOS INTEGRATIVOS

Relatório de atuação com as Pics 2014/2016
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são recursos terapêuticos que atuam no campo da prevenção de doenças, na recuperação e na promoção da saúde integral. Tem uma visão ampliada do processo saúde-doença e promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. No CEMAPE atuamos com algumas destas PICs, tanto com atendimentos individuais como com a oferta de cursos livres, onde os profissionais de educação são capacitados a aplicar em si mesmos e em outras pessoas.
O Reiki é uma técnica de canalização de energia e imposição das mãos, com o objetivo de melhorar o bem estar e a qualidade de vida. A Estimulação Neural é uma técnica com o uso consciente das mãos nos centros vitais do corpo, localizados na cabeça e ao longo da coluna vertebral, com o objetivo de gerar saúde integral. Atua no equilíbrio do sistema nervoso, na depuração do sangue e fortalecimento dos centros vitais. A EFT (Técnica de Libertação Emocional) é uma técnica que utiliza conhecimentos da psicologia, da acupuntura e da cinesiologia aplicada e consiste no desbloqueio dos canais energéticos do corpo ou meridianos de acupuntura, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. A auriculoterapia é a acupuntura auricular. Os atendimentos com estas técnicas vem aumentando desde o final do ano passado, conforme mais profissionais da educação tomam conhecimento de que os tem à sua disposição.
A Política Articulada de Educação para a Paz - EPAZ iniciou o trabalho com as PICs no ano de 2014, promovendo os cursos de Reiki nível 1, nível 2 e nível 3 para os servidores da Secretaria Municipal de Educação onde tivemos um total de 39 cursistas, em três turnos.
Constatamos, através de relatos, as melhoras físicas e emocionais dos novos reikianos e percebemos que em 2014 foram significativos os benefícios conquistados. Para o ano de 2015 abrimos novas turmas de Reiki onde iniciamos mais um coletivo de profissionais da educação, com a presença total de 76 novos cursistas nos três turnos. Muitos deles vieram com relatos do que aquelas primeiras sementes plantadas em 2014 (reikianos iniciados em 2014) estavam proporcionando ao coletivo que trabalhavam nas escolas e departamentos da Secretaria Municipal de Educação. Diante da grande quantidade de novas adesões percebemos que o caminho estava certo e que deveríamos continuar a trajetória dentro desta perspectiva de saúde integral e qualidade de vida do servidor.
Sempre ao iniciar os cursos de Reiki, desde sua primeira edição, reservamos o espaço de socialização de experiência e nestes momentos ficavam evidentes as transformações de estilo de vida, das emoções, da saúde física, dos hábitos alimentares e a disposição para o trabalho. O Reiki foi um divisor de águas na vida de vários profissionais da educação na Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia.
No ano de 2016 após ter um total de 70 reikianos nível 3 formados pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte, no mês de Abril/2016 ofertamos o primeiro Mestrado em Reiki Usui Tibetano e Karuna. Nesta edição do mestrado formamos 22 novos Mestres em Reiki e estes passaram a ser voluntários nos cursos seguintes de Reiki nos níveis 1, 2 e 3. Ainda em 2016, no mês de setembro, ofertamos um novo curso para mestres com a formação de mais 26 mestres em Reiki Usui Tibetano e Karuna. Hoje totalizamos 48 mestres em Reiki iniciados pela SME.
No ano de 2016 também ofertamos o curso de EFT (Técnica de Libertação Emocional) para uma média de 144 profissionais e de Auriculoterapia com uma média de 32 profissionais.
Com a difusão das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na história da SME, construída desde 2014, neste ano de 2016 na Jornada Pedagógica SME realizada em janeiro com auxílio de reikianos voluntários (ex cursistas) tivemos um total de 261 atendimentos com Reiki e 132 com Estimulação Neural. Após a experiência da Jornada a equipe do CEMAPE passou a estar presente em todos os eventos da SME com as PICs Itinerante levando saúde e bem-estar para seminários, palestras, simpósios, datas comemorativas (dia da Mulher), dentre outros. O trabalho culminou nas PICs Itinerante nas escolas Municipais da SME, uma forma que encontramos de ir até o profissional da educação em seu local de trabalho. Ao abrir esta possibilidade, várias escolas, de imediato aderiram ao projeto por já conhecer os benefícios destas práticas e a história que aqui construímos.
Nos atendimentos com as PICs Itinerante percebemos que a maior queixa dos profissionais é a ansiedade, seguida de estresse, depressão, dores em geral, fibromialgia, insônia e refluxo. Nas instituições em que houve retorno com as PICs foi constatada uma melhora nas relações interpessoais, assim como no estado de adoecimento, segundo relato dos profissionais atendidos. Gestores das unidades escolares (diretores e coordenadores) passaram a nos informar de mudanças significativas não apenas com aquele indivíduo que recebia as terapias, mas também em todo o ambiente escolar. Relatos onde afirmam “A escola mudou após a vinda de vocês!” são recorrentes por parte dos gestores.
No segundo semestre, além dos atendimentos com Estimulação Neural e Reiki, passamos a ofertar a prática de Auriculoterapia nas PICs Itinerante.
*A proposta das Pics itinerante é de levar as terapias até os profissionais de educação em seu local de trabalho, sem que precisem se deslocar, oportunizando a qualidade de vida , bem estar , paz e saúde à todos. As terapias são aplicadas nos locais de trabalho de forma organizada, sem atrapalhar o andamento das atividades escolares e/ou pedagógicas. Com horario pré agendado o profissional que aceita as terapias complementares as recebe em seu horário de intervalo, estudo, ou hora atividade de acordo com a sua disponibilidade.
s escolas que receberam as PICs mais de uma vez foram: E. M. Amélia Fernandes Martins, E.M.T.I. Marechal Ribas Júnior, E.M. Vicente Rodrigues do Prado, E.M. Zevera Vecci, E. M. Sebastião Arantes, E. M. José Alves Vila Nova , E. M. T. I. Jardim Novo Mundo e E.M. Lions Clube Goiânia Tocantins, E.M. Jalles Machado de Siqueira, E.M. Benedita Luiza da Silva de Miranda.
Total de Atendimentos Mensais Primeiro Semestre de 2016 - PICS
Mês
Reiki
Estimulação Neural
Total
Janeiro/16
261
132
393
Fevereiro/16
140
328
468
Março/16
138
177
315
Abril/16
171
197
368
Maio/16
172
219
391
Junho/16
158
215
373
Total geral
1.040
1.268
2.308
Atendimentos Mensais Segundo Semestre de 2016 - PICS
Mês
Reiki
Estimulação Neural
Auriculoterapia
Total
Agosto/16
112
115
03
230
Setembro/16
153
148
44
345
Outubro/16
92
81
75
248
Novembro/16
51
179
179
409
Dezembro/16
26
83
83
192
Total geral
434
606
384
1.424

Cursos livres de Pics: Reiki, Estimulação Neural, Auriculoterapia e EFT realizados de 2014 a 2016
Curso Reiki Nível I
2014
Matutino
12
Vespertino
11
Noturno
16
Total: 39
Curso de Reiki Nível II
2014
Matutino
06
Vespertino
06
Noturno
16
Total: 28
Curso de Reiki Nível III 2014
Matutino
10
Vespertino
11
Noturno
08
Total: 29
Curso de Reiki Nível I
2015
Matutino
53
Vespertino
07
Noturno
16
Total: 76
Curso de Reiki Nível II
2015
Matutino
23
Vespertino
10
Noturno
10
Total: 43
Curso de Reiki Nível III 2015
Matutino
09
Vespertino
22
Noturno
10
Total: 41
Curso de Reiki em Mestrado 1ª Semestre
2016
matutino/vespertino
22
_
_
Total: 22
Curso de Reiki em Mestrado 2ª Semestre
2016
matutino/vespertino
26
_
_
Total: 26
Curso de Reiki Nível I 2016
1° Semestre
Matutino
34
Vespertino
39
Noturno
69
Total: 142
Curso de Reiki Nível II 2016
1° Semestre
Matutino
28
Vespertino
35

Noturno
36
Total:99
Curso de Reiki Nível III 2016
1° Semestre
Matutino
23
Vespertino
26
Noturno
30
Total: 79
Curso de Reiki Nível I 12/08/2016
2° Semestre
Matutino
20
Vespertino
21

Noturno
47
Total: 88
Curso de Reiki
Nível II 09/09/2016
2° Semestre
Matutino
19
Vespertino
20
Noturno
27
Total: 66
Curso de Reiki
Nível III 14/10/2016
2° Semestre
Matutino
17
Vespertino
18
Noturno
22
Total: 57
Curso de Auriculoterapia
04 e 05/06/2016

Matutino
Participação
inicial /contínua
18
Vespertino

_
Noturno

_
Total: 18
Curso de Auriculoterapia
07 e 08/10/2016
Matutino
Participação
inicial /contínua
16
Vespertino
Noturno
Total: 16
Curso Avançado de Auriculoterapia
02/12/2016
_
_
Noturno
21
Total:
21
Curso de EFT – CRE Central – 04/03/16
_
07
_
07
Curso de EFT (SME)
02/06/16
Matutino
15
Vespertino
20
Noturno
12
Total: 47
Curso de EFT- (SME)
30/09/2016
Matutino
28
Vespertino
20
Noturno
14
Total: 62
Curso de EFT-(E.M.Vila Rosa) - 07/10/2016
Matutino
14

Vespertino
12
_
Total: 26
Curso de EFT 10/11/16
EM Getulino Artiaga
Matutino
09
_
_
Total: 09
Total de reikianos nível 1



345
Total de reikianos nível 2



236
Total de reikianos nível 3



206
Total de mestres em Reiki



48
Total de Aurículoterapeutas



34
Total de cursistas de EFT



151

ESCOLAS ACOMPANHADAS SEMANALMENTE
A partir do mês de novembro foram feitos atendimentos semanais com as terapias Reiki, Estimulação Neural e Auriculoterapia em três instituições, por solicitação das equipes diretivas e onde havia um alto índice de adoecimentos, atestados, licenças médicas e problemas nas relações interpessoais. Foram selecionadas as instituições EMTI Marechal Ribas Júnior, EM Jalles Machado de Siqueira e EM Benedita Luiza da Silva de Miranda, todas pertencentes a CRE Maria Thomé Neto e foram assim agendadas:
Terças-feiras, matutino e vespertino : EM Benedita Luíza da Silva de Miranda
Quartas-feiras, matutino e vespertino : EMTI Marechal Ribas Júnior.
Quintas-feiras, matutino e vespertino : EM Jalles Machado de Siqueira
Na EM Benedita Luiza da Silva de Miranda encontramos um ambiente com alto grau de estresse e ansiedade, profissionais adoecidos e alguns fazendo uso de muita medicação. As principais queixas eram azia, dores lombares e cervicais, dores nos braços, insônia, dores nos joelhos, obesidade, dores de cabeça, depressão, hipertensão, gastrite, refluxo, TPM, enxaqueca, diabetes, tendinite e hérnia de disco. Houve melhora significativa, como está demonstrado em depoimentos como: “Melhorou a ansiedade..., não senti mais dores nos braços..., melhorou a tristeza..., perdi peso..., não tive mais dores de cabeça..., dormi melhor..., acabou a dor no peito..., estou mais calma..., melhorou o sono..., não tive mais azia...”. Constatamos que todos os profissionais da limpeza e da merenda tem dores nos braços, ombros, na coluna (cervical e lombar) e que essas dores estão diretamente relacionadas com a sua função. Sentimos os profissionais desmotivados inicialmente, mas depois formaram filas para atendimento, pois alguns só aderiram às terapias depois que viram os resultados nos colegas. Os atendimentos foram nos dias 22/11/16, 25/11/16, 29/11/16 e 06/12/16.
A EMTI Marechal Ribas Júnior estava muito agitada, os alunos corriam no corredor e os profissionais estavam cansados. Todos relataram ansiedade e alguns profissionais muito adoecidos faziam uso de várias medicações. As queixas eram de dores de cabeça, dores nos braços obesidade, hipertensão, TPM, dores na coluna, insônia, gastrite, dores nas pernas, intestino preso, falta de ar, depressão, hérnia de disco, síndrome do pânico, dores nos joelhos, inchaço nos pés e pernas, artrite, asma, rinite, fibromialgia, fogacho, transtorno bipolar e angústia.
Constatamos que todos os profissionais administrativos, principalmente da limpeza e da merenda, sentem dores nos braços, na coluna, nos ombros e joelhos, alguns bem comprometidos. Havia alguns servidores de licença médica, o que estava sobrecarregando os outros presentes na escola. Ao final dos atendimentos era visível a mudança na Escola, com alunos e profissionais mais calmos e silenciosos. Os atendimentos foram nos dias 03//11/16, 10/11/16, 17/11/16, 24/11/16, 01/12/16 e 08/12/16.
A EM Jalles Machado de Siqueira se encontrava em uma certa tranquilidade. No início os profissionais administrativos estavam reticentes em receber as terapias. Quando foi esclarecido que era gratuito, oferecido pela SME, começaram a nos procurar assiduamente. Atendemos nessa Escola a supervisora do DALE e servidoras aposentadas. Os atendimentos foram nos dias 16/11/16, 23/11/16, 30/11/16 e 07/12/16.
As principais queixas foram ansiedade, enxaqueca, obesidade, dores de coluna, dores nas pernas, dores nos braços, insônia, fogacho, TPM e dor de ouvido. Todos os profissionais da limpeza e da merenda sofrem com dores nos braços, coluna e ombros.
SUGESTÕES E RECOMENDAÇÕES
Sugerimos que a Secretaria Municipal de Educação dê maior atenção no que diz respeito à saúde do profissional adoecido, pois nos atendimentos fica confirmada a necessidade de uma politica voltada para a melhoria desse quadro. O estresse e a ansiedade são evidentes em todos os atendimentos. Que seja facilitado aos profissionais o acesso às práticas integrativas em um local específico para este tipo de atendimento, em consultórios ou criando um centro de atendimento em cada CRE, e também solicitar dos apoios pedagógicos relatórios, onde fique claro que o adoecimento está atingindo diretamente o desempenho pedagógico e consequentemente o aluno.
Que o CEMAPE possa envolver mais instituições, fazendo um levantamento de todas as instituições dando mais atenção nas que necessitam de atendimento, tendo uma equipe multidisciplinar para os atendimentos, envolvendo os profissionais do SESMT Educação, dando orientação às merendeiras e pessoal da limpeza de como evitar ou amenizar as dores nos braços, ombros e coluna.
Que seja oferecido pelo IMAS o atendimento das PICs em clínicas ou consultórios de terapias alternativas, incluindo assim mais profissionais para atender à demanda da SME.
INSTITUIÇÕES COM ACOMPANHAMENTO SEMANAL COM AS PICS : AURICULOTERAPIA, ESTIMULAÇÃO NEURAL E REIKI
INSTITUIÇÃO
DATA
ATENDIMENTOS
QUEIXAS
RESULTADOS
E.M.Benedita Luiza da Silva de Miranda
22/11/16
25/11/16
29/11/16
06/12/16
40
08
36
38
Ansiedade,dores na coluna, dor de cabeça, dor de estômago, hipertensão, depressão, obesidade, aperto e dor no peito, insônia, síndrome do pânico.
Melhora da ansiedade e das dores em geral. Em algumas profissionais foi usada a pastilha de silício, que alivia as dores, e houve até perda de peso .
E.M.T.I Marechal Ribas Júnior
03/11/16
10/11/16
17/11/16
24/11/16
01/12/16
08/12/16
60
54
72
56
39
48



Ansiedade, hipertireoidismo, dores na coluna, nos braços e pernas, azia, intestino preso, tristeza, TPM, depressão, obesidade, inchaço nas pernas, falta de ar, dores de cabeça, insônia.
Melhoras da ansiedade, dor de cabeça e das dores em geral, perda de peso. É visível pelo silêncio da instituição que os alunos estão mais tranquilos e os profissionais da escola e a direção confirmam isso.
E.M. Jalles Machado de Siqueira
16/11/16
23/11/16
30/11/16
07/12/16
17
30
22
30

Ansiedade, dores nos braços e pernas, dores de cabeça, hipertensão, depressão, obesidade, dor de estômago, surdez, tontura, insônia.
Melhoras da ansiedade, das dores, principalmente de cabeça, perda de peso.
Segundo avaliação das diretoras das instituições, o clima nas relações interpessoais entre o grupo de profissionais e os alunos melhoraram, as escolas estão mais calmas e silenciosas. Seguem alguns relatos:
No início dos atendimentos eu estava muito ansiosa, com falta de ar ,angustiada, sentia dores nas costas, nas pernas e após as terapias eu melhorei bastante, não sinto mais falta de ar nem dores nas pernas. Eu acordava a noite com falta de ar e depois dos atendimentos nunca mais isso aconteceu, já fiz tratamento com médicos e tomei várias medicações e não melhorei ,mas depois dessas terapias me sinto curada, fico contando os dias de vocês estarem aqui” (E.M.T.I Marechal Ribas Júnior)
O ambiente de trabalho ficou mais tranquilo, melhoraram a qualidade de vida e as relações no trabalho. Todos perceberam a mudança pra melhor de cada um, as relações estão mais calmas e harmoniosas e todos os profissionais que receberam as Pics gostaram muito. Eu gostaria que esse atendimento fosse permanente e semanalmente”. “Diretora de uma escola atendida”.
As profissionais terapeutas responsáveis pelos atendimentos foram Abadia Helenice Gonçalves Mota (Reiki e Estimulação Neural), Cleide Mocó Lima (Reiki e Auriculoterapia) e Denise Alves da Costa Pires ( Reiki, Estimulação Neural).
______________________________________________________

Fonte: http://ametereiki.com.br/oms-inclui-reiki-nas-terapias-de-tratamento-da-dor/

OMS inclui Reiki nas terapias de tratamento da dor

Reiki em Hospitais

A Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão das Nações Unidas, publicou, em junho de 2007, em Genebra, Suíça, as ¨Orientações Normativas sobre o Tratamento da Dor¨. Entre as modalidades de tratamentos sem o uso de drogas recomendadas estão: Fisioterapia, Fitoterapia, Acupuntura, Reiki, Jugizu e Musicoterapia. O documento aponta para a necessidade de se incluir, no tratamento médico, outras ¨dimensões biológicas, fisiológicas, sociais e espirituais¨. O link com o texto original, em inglês, está abaixo.

__________________________

Meditação, arteterapia e Reiki passam integrar procedimentos do SUS

Novidade foi publicada no Diário Oficial da União. Musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático e quiropraxia também foram incluídos.

Meditação está entre práticas que passaram a fazer parte da tabela de procedimentos do SUS (Foto:  CDC/Amanda Mills)Meditação está entre práticas que passaram a fazer parte da tabela de procedimentos do SUS (Foto:  CDC/Amanda Mills)
Meditação está entre práticas que passaram a fazer parte da tabela de procedimentos do SUS (Foto: CDC/Amanda Mills)
Meditação, arteterapia e Reiki agora fazem parte dos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade foi publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial da União.
A portaria do Ministério da Saúde também inclui musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático e tratamento quiroprático. Todas essas práticas integrativas passam agora a fazer parte da Tabela de Procedimentos do SUS na categoria de "ações de promoção e prevenção em saúde".
O SUS já oferecia algumas opções de práticas integrativas como práticas corporais em medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular, ioga, oficina de massagem, auriculoterapia, massoterapia e tratamento termal. Esses procedimentos continuam disponíveis.
Dra. Márcia Purceli fala da importância de práticas integrativas como meditação

Entenda as novas práticas incluídas no SUS

  • Arteterapia: uso da arte como parte do processo terapêutico
  • Meditação: prática de concentração mental com o objetivo de harmonizar o estado de saúde
  • Musicoterapia: uso dos elementos da música - som, ritmo, melodia e harmonia - com propósito terapêutico
  • Tratamento naturopático: uso de recursos naturais para recuperação da saúde
  • Tratamento osteopático: terapia manual para problemas articulares e de tecidos
  • Tratamento quiroprático: prática de diagnóstico e terapia manipulativa contra problemas do sistema neuro-músculo-esquelético
  • Reiki: prática de imposição das mãos por meio de toque ou aproximação para estimular mecanismos naturais de recuperação da saúde
  • Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/meditacao-arteterapia-e-reiki-passam-integrar-procedimentos-do-sus.ghtml
  • _______________________________________________________

O Reiki na Escola Parque 210/211 em Brasília

  •             Em 1957, Juscelino Kubitscheck solicitou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep, dirigido na época por Anísio Teixeira[9], a elaboração do Plano de Sistema Escolar Público de Brasília que teve por modelo a experiência de escola integral em tempo integral (alimentação, higiene, socialização, preparação para o trabalho), implementada em Salvador, por Anísio Teixeira, no período em que foi Secretário de Educação (1947-1951). De fato, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, complexo escolar formado por quatro Escolas-Classe e a Escola Parque, pretendeu ser um exemplo para o sistema educacional do país.
                De acordo com Ernesto Silva (1985) O Plano Educacional teve a contribuição, em especial, de Lúcio Costa, Anísio Teixeira, Paulo de Almeida Campos e dele. Inpirados na filosofia de educação integral do educador baiano Anísio Teixeira, empreenderam esforços na sua concretização que previa para a “educação elementar”[10] o seguinte percurso: Jardins de Infância (4 a 6 anos); Escolas Classe (7 a 12 anos – educação intelectual sistemática) e Escolas Parque (7 a 14 anos - complementação de tarefas da escola classe, educação física, atividades sociais e de iniciação ao trabalho, recreação e  artes). Seguindo o Plano, cada superquadra deveria ter um jardim de infância (160 alunos) e uma escola classe (16 turmas de 30 alunos). Para quatro superquadras uma escola parque (2000 alunos de quatro escolas classe). Os alunos deveriam freqüentar a Escola Classe em um turno e no outro a Escola Parque.
                Esse modelo continua sendo seguido em Brasília. Em 1980 foi fundada a Escola Parque 210/211 Norte que atualmente atende cerca de 2300 alunos provenientes de oito Escolas Classe: 409 Norte (5ª a 8ª série), 113, 115, 312, 316, 407, 411, 415 Norte (1ª a 4ª série). Até 2003 recebiam os alunos em todos os dias da semana. A partir de então, estabeleceram a presença de turmas por dia, considerando a série que estavam cursando. Assim nas segundas-feiras, por exemplo, apenas alunos da 1ª série freqüentam a escola.
                São desenvolvidas com os discentes, entre outras atividades: artes cênicas, artes visuais, educação física, música. Além disso, existe o Setor de Assistência ao Aluno que em 1999 iniciou o “Projeto Bate Papo”. Ao invés de tratar a indisciplina escolar com punição, optaram pelo diálogo, trabalhando em parceria com o setor de Psicologia Escolar. Iniciaram fazendo uma triagem com os alunos que apresentavam sinais de “... rebeldia, apatia, falta de interesse, desconcentração, inadaptação ou qualquer outro comportamento que interfira na Disciplina escolar ou na aprendizagem” (Projeto Reiki na Educação, 2001, p.1). Essa postura possibilitou a escuta sensível do aluno:

    Ouvir o aluno é algo que raramente se faz. Com o “Bate-Papo” tinham a oportunidade de falar sobre o que estava acontecendo na escola, sobre a advertência, suspensão e por vezes sobre a questão da harmonia na família. Além disso, a Marília, professora de Educação Física, começou a falar sobre o Reiki. No começo não me interessei, mas não concordo com advertência e suspensão. Ao invés de mandar o aluno para ficar em casa só é melhor que ele faça um tratamento na escola. Em 1999 era a época em que eu deveria estar me aposentando. Fiquei para conhecer o Reiki. (Profa Georgete Barcelos – Setor de Assistência ao Aluno e Terapeuta Reikiana)[11].

                A professora Marilia Assunção conheceu o Reiki buscando tratar um problema de saúde que limitou a realização de suas funções como educadora física. Apresentou então ao Prof Márcio Rossi (Diretor da Escola Parque 210/211) a proposta da aplicação de Reiki na Escola, com o objetivo de amenizar os problemas disciplinares, assim como melhorar a qualidade de vida no trabalho em grupo.
    Como professora, as vezes aplicava Reiki nos colegas que chegavam com dores de cabeça ou com qualquer problema emocional, que os deixavam com dificuldade de concentração para o trabalho.Em sala de aula, às vezes aplicava Reiki nos alunos que chegavam gripados, febris, com dores, com cansaço mental, desanimados, ou quando me pediam para colocar a mão neles para relaxarem. (...).Através do Reiki, poderia auxiliar no trabalho desenvolvido pela Assistência ao Aluno (Projeto Bate Papo) e pela psicologia escolar, e ao mesmo tempo estaria desenvolvendo uma atividade dentro da área técnico-pedagógica ... (Profa Marília Assunção. Mestra em Reiki. Responsável pelo Projeto Reiki na Educação. Projeto Reiki na Educação, 2001, p.3).
                Após uma reunião com os docentes - muitos já tinham passado pelo tratamento informalmente, como pode ser verificado no depoimento acima - e contando com o apoio do Diretor Márcio Rossi, foi enviado à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal o Projeto “Reiki na Educação” (2001). Anexos ao projeto foram enviados os seguintes documentos: “contrato para aplicação do Reiki (autorização dos pais ou responsáveis, ficha de atendimento (uso do reikiano), ficha para observação energética (uso do reikiano), comunicado de atendimento do aluno para o professor, depoimentos de alunos, professores da escola que já receberam o Reiki, cópias de artigos e reportagens publicados em revistas e jornais, sobre as diversas áreas em que o Reiki vem sendo empregado e o público beneficiado por essa técnica.
                O Projeto obteve um parecer favorável da Secretaria de Educação do Distrito Federal “tendo em vista a visão global do homem em seus aspectos biológico, social, psicológico e espiritual”. Ressaltaram, que os pais deveriam ser informados dessa atividade e caso desejassem a participação dos filhos teriam de assinar a autorização.
    A Profa Marília levou ainda um Mestre em Reiki à Escola, para falar sobre o assunto.. Foram organizados cursos e alguns docentes participaram. Atualmente dos 50, cerca de 20 professores são reikianos nessa instituição. Um marco, com relação a resultado positivo a partir do tratamento foi, segundo a Profa Georgete, o caso de um aluno com poucas facilidades em vários aspectos da sua vida, e que após o tratamento mudou positivamente o comportamento, conseguindo, inclusive, ser aprovado para a 3ª Série. O próprio aluno agradeceu muito. Veio uma pessoa da “Casa Ismael”, onde ele morava, conversar sobre o ocorrido. A partir daí, na própria comunidade, as mães começaram a solicitar o tratamento para seus filhos.
    A primeira coisa que mudou foi o comportamento. Ele passou a gostar dele. Começou a se encontrar. Aí todo mundo notou porque ele sempre ficava todo ano na mesma série e com problemas. Hoje as mães nem esperam a escola indicar. Já pedem para o filho participar do Reiki (Profa Georgete Barcelos da Silva – Setor de Assistência ao Aluno e Terapeuta Reikiana).
                A Sala de Reiki é harmoniosa e bem organizada. É equipada com duas macas cobertas por lençóis limpos, aparelho de som, CD´s, fitas k7. São atendidos alunos, pais, professores, funcionários e pessoas da comunidade que tenham ligação com os estudantes. As sessões são marcadas previamente. Durante o ano de 2003, no Projeto Reiki na Educação, foram atendidas, pelas Professoras Marília Assunção e Georgete Barcelos, 184 pessoas (62 alunos, 52 funcionários, 60 pessoas da comunidade – pais, amigos e parentes). (Araújo, da Silva, 2003). Foi realizado ainda acompanhamento às turmas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Educação Física. Além disso, alguns professores buscaram o atendimento:

    O Reiki foi procurado por professores desta escola, também, como um “Bate-Papo”, onde foram tratados assuntos de ordem profissional e pessoal, que influenciavam de alguma maneira a produtividade desses profissionais em sala de aula. Através desse acompanhamento esses profissionais melhoraram sua qualidade de vida pessoal e conseqüentemente profissional (Araújo, da Silva, 2003, p.1).

                Os registros das terapeutas são feitos nas fichas de acompanhamento, no intuito de avaliar as mudanças ocorridas durante as aplicações de Reiki. É muito interessante também os depoimentos escritos pelos pacientes sobre as suas percepções durante o tratamento. Apresentaremos alguns sem revelar nomes, apenas indicando escola série e idade[12].

    O reike é muito bom para as pessoas nervosas (...). Ele ajuda para acalmar a alma e também tanquilidade (Aluno da Escola Classe 115 Norte. 3ª série).
    Relaxei muito e me sinto aliviada. Sinto a energia do Heik como uma espuma... (Aluna da Escola Classe 407 Norte. 3ª série).
    O Reiki está me fazendo muito bem, ultimamente minha relação em casa está melhor. Eu não venho sentindo mais dores na coluna (..) e outros problemas físicos. Estou me sentindo ótima (Aluna da Escola Classe 409 Norte. 8ª Série).
    Eu me sinto mais tranqüilo, durmo melhor, me sinto menos agressivo.Estou sonhando com coisas boas. Pensando em coisas boas. Enfim o reiki me ajudou a relaxar e refletir (Aluno da Escola Classe 409 Norte. 7ª Série).
                Há depoimentos de professores que apontam a revitalização física, ou  a sensação de segurança ao conversar com alunos, depois de ter sido desafiado pela turma. Outro declarou que após a sessão passou a rever sua metodologia de trabalho e planejava suas aulas agora mais em contato com a natureza, levando os alunos para espaços mais arborizados.
    Procurei ajuda e após o REIKI, busquei alternativas juntamente com os alunos e superei os problemas numa boa.Fiquei mais tranqüila e feliz como profissional (Professora).
    No começo, em meu primeiro contato com o Reiki, eu não estava muito a vontade (..). Porém, da segunda sessão em diante fui ficando mais relaxado (..) uma paz enorme,  tirando angustias e preocupações. Eu sentia necessidade de saber mais sobre essa forma de passar amor, carinho e uma paz interior aos meus semelhantes. Assim, na minha quarta sessão eu já estava iniciado como reikiano nível I, e com a vontade de absorver mais conhecimentos sobre o Reiki (Professor).

                Esse projeto está tendo continuidade e como foi possível verificar vem proporcionando bem-estar, crescimento, segurança e tranqüilidade para a Escola 210/211Norte. È louvável a iniciativa das professoras, assim como a abertura da direção e da Secretaria de Educação do Distrito Federal em apoiar praticas como essa, que contribuem para a construção de uma cultura de paz.
  • Fonte: http://www.orion.med.br/index.php/artigos-por-autor/27-frases/pazecologia/996-vivencia-de-paz?showall=&start=3
  • ________________________________________________

REIKI TERAPIA COMPLEMENTAR E INTEGRATIVA

João Magalhães, Fevereiro 22, 2013


  • post-reiki-terapia-complementar-e-integrativa

  • Restabelecer o equilíbrio e bem estar, leva cada vez mais pessoas a optar por terapias complementares, como o Reiki. Uma terapia, simples e com resultados comprovados.

O enquadramento do Reiki

Reiki terapia complementar e integrativa 

Reiki é uma terapia complementar, no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético. Esta é a definição na qual o Reiki está inserido segundo o conceito da NCCAM – National Center for Complementary and Alternative Medicine.

Esta terapia é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigorosocódigo de ética, sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. É uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas. Não realiza diagnóstico médico nem tem qualquer tipo de prescrição.

O mesmo Reiki, diferentes terapeutas, diferentes métodos

A aplicação de Reiki é vasta e varia de pessoa para pessoa. Cada terapeuta tem uma forma própria de atuar, apesar deste método terapêutico ter protocolos padronizados. O que quer dizer que o Reiki não é mecânico, não pode ser observado como uma prática que irá ter sempre os mesmos pressupostos e resoluções. Cada terapeuta de Reiki, pela sua experiência e interação com a pessoa, define um plano de intervenção próprio, que não pode ser comparável com o de outro terapeuta, isto porque não nos podemos esquecer que esta terapia atua no campo holístico, vê a pessoa como um todo, atua na pessoa como um todo. 

Cabe ao terapeuta seguir o código deontológico, verificar sempre o seu próprio equilíbrio e níveis energéticos, assim como prosseguir os seus estudos e práticas, pois o saber não ocupa lugar. 

Compatibilidade das diferentes terapias – Integrar com outros planos terapêuticos 

Reiki é uma terapia do campo bio energético, não tem, nem usa, acessórios externos como máquinas, não é invasiva, trabalha na área da energia vital da pessoa para restauro do seu equilíbrio e bem estar. Reiki é simples, promove a homeostase, o equilíbrio da pessoa. Esta simplicidade e campo de actuação permite a integração com outras terapias. 

Por princípio, o Reiki trabalha complementarmente com qualquer terapia ou medicina, no entanto, o paciente deve ter a perfeita noção onde cada terapia vai atuar e como se sente em relação a isso. A ideia é que todas as opções tenham o mesmo objetivo e um impacto positivo na pessoa.

Interação entre terapeutas de diferente especialidades

A relação profissional entre terapeutas de várias especialidade, com o objetivo comum de auxiliar a pessoa no seu processo de cura, traz vantagens a todos os níveis. Colocando objetivos comuns, partilhando as perceções e reações, pode levar a uma resolução mais rápida no restauro do equilíbrio do paciente. Tal pode ser feito com reuniões ou através de relatórios fechados. 

Interação entre Terapeuta de Reiki e Médico – Integrar com a Medicina 

Desde 2010, pelo menos, que cada vez mais Médicos conhecem o Reiki e que a recomendação desta terapia pode trazer benefícios para o seu paciente. Desde áreas como a Oncologia, à psicologia e psiquiatria.

Um médico é um pensador crítico, tem toda uma estrutura baseada na evidência, na comprovação, algo que deve ser respeitado e aceite. É graças à medicina que muitas doenças são curadas e evitadas. Ao integrar uma medicina complementar, que foge à evidência e que ainda não está devidamente documentada, é natural que haja reservas e ainda bem que tal acontece. A reserva permite que o terapeuta de Reiki seja ainda mais exigente, consigo mesmo, na demonstração sua postura e na aplicação do seu trabalho. A interação entre o Médico e o terapeuta pode acontecer dentro da mesma clínica onde trabalham. Mantendo a confidencialidade, no entanto, partilhando perspetivas e experiências. Desta forma, quando verdadeiramente todos os intervenientes do processo de cura estão em sintonia, o paciente pode atingir os melhores resultados possíveis.Tudo é uma questão de respeito profissional e de saber o que é mais importante – a saúde da pessoa.

Os resultados de Reiki terapia complementar – Caso de Estudo

Uma sessão de Reiki em enfermeiras diagnosticadas com síndrome de Burnout tem efeitos benéficos sobre a concentração de IgA salivar e a pressão arterial

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos imediatos na imunoglobulina A salivar (IgAs), na atividade de α-amilase e na pressão arterial, após uma aplicação de Reiki em enfermeiras que sofrem da síndrome de Burnout. Foi realizado ensaio clínico randomizado duplo-cego e placebo controlado, com desenho cruzado. Dezoito enfermeiras (idade entre 34 e 56 anos), com síndrome de Burnout, participaram do estudo. As participantes receberam tratamento com Reiki ou Reiki falso, de acordo com a ordem estabelecida, através da randomização em dois dias distintos. O teste de Anova mostrou interação significativa entre o momento da intervenção e a pressão arterial diastólica (F=4,92, p=0,04) e os níveis de sIgA (F=4,71, p=0,04). Conclui-se que uma sessão de Reiki de 30 minutos pode melhorar de forma imediata a resposta de IgAs e da pressão arterial diastólica em enfermeiras com síndrome de Burnout.

Os resultados mostraram que uma sessão de Reiki produz aumento significativo dos níveis de IgAs e diminuição dos níveis de pressão arterial diastólica, mas não modificou a atividade de alfa-amilase nem a pressão arterial sistólica em enfermeiras acometidas pela SB. O grupo tratado com Reiki placebo mostrou alterações não significativas na pressão arterial ou nos marcadores salivares. Esses resultados indicam que o Reiki pode incrementar a resposta imune inespecífica quando aplicado a enfermeiras que sofrem da SB. Resultados similares foram apresentados anteriormente em participantes saudáveis e em um estudo sem grupo controle(4). A IgAs é uma medida da função humoral imune generalizada que tem sido associada à produção de uma resposta ao relaxamento(15,18). O mecanismo exato subjacente ao aumento da concentração IgAs ainda não foi totalmente compreendido. As glândulas salivares são controladas pelos sistemas simpático e parassimpático. Assim, é possível que a melhora na secreção de IgA, induzida pelo Reiki, relaciona-se à estimulação do sistema nervoso autônomo

O grupo de intervenção deste estudo recebeu uma única sessão de Reiki, com duração de 30 minutos.

Conclusão

Em conclusão, uma única sessão de Reiki produz melhora imediata da função imunológica (IgAs) e da regulação da pressão arterial em enfermeiras com SB. Portanto, a aplicação de tratamentos por meio do Reiki poderia ser abordagem efetiva com vistas ao manejo e à prevenção dos efeitos negativos do stresse ocupacional, em subgrupos de enfermeiros com perfil de alto risco para SB. 

Díaz-Rodríguez L., Arroyo-Morales M., Cantarero-Villanueva I., Férnandez-Lao C., Polley M., Fernández-de-las-Peñas C. Uma sessão de Reiki em enfermeiras diagnosticadas com síndrome de Burnout tem efeitos benéficos sobre a concentração de IgA salivar e a pressão arterial. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. set.-out. 2011 

[box type=”info”]Os terapeutas de Reiki estão enquadrados no CAE 86906 – Outras atividades de saúde humana[/box] 

http://www.associacaoportuguesadereiki.com/reiki/reiki-em-portugal/2013/02/22/reiki-terapia-complementar-e-integrativa/

O QUE É REIKI E O QUE NÃO É REIKI 


Reiki é energia e o seu sentir é feito interiormente. Muitas são as explicações, muitas são as aplicações. Com tal simplicidade, eficácia e integração em muitas outras terapias, medicinas e crenças, surgem fronteiras cinzentas sobre o que Reiki é e o que Reiki não é.

Com este artigo pretendemos resumir, na forma comparativa, o que é Reiki e o que não é Reiki. Mostraremos a perspetiva enquanto Terapia Complementar, o caminho enquanto filosofia de vida e uma abordagem à sua história. 


















TERAPEUTA DE REIKI – UMA PROFISSÃO CREDÍVEL

post-reiki-terapia-complementar

João Magalhães, Dezembro 19, 2012

Desde os anos 90 que em Portugal se encontrou, para alguns praticantes de Reiki, um caminho natural e com sentido, uma profissão – ser terapeuta de Reiki. A formação destes terapeutas estende-se ao longo dos três níveis de formação e resulta dos saberes, partilhas e práticas daí resultantes. A maioria destes profissionais não tem qualquer ligação à área da saúde e, no seu caminho acadêmico, adquiriram outros saberes e competências. Quase todos tinham e têm outras profissões. Então, como se dedicam a cuidar do outro num campo que envolve a saúde? Para se encontrar uma resposta há que compreender o Reiki, a filosofia que o constitui, a cultura da nossa sociedade, as necessidades da pessoa para o seu bem-estar, bem como a quebra de dogmas e a inflexão nos paradigmas da ciência.

O que é Reiki? 

A fusão de culturas – ocidental / oriental

As necessidades da pessoa para o seu bem-estar

A quebra de dogmas e a inflexão nos paradigmas da ciência

O enquadramento do Reiki na saúde

O terapeuta de Reiki

Terapeuta de Reiki – Uma profissão credível

APÓS OS 21 DIAS DE AUTOTRATAMENTO O QUE FAZER?




João Magalhães

Dezembro 18, 2013



http://www.associacaoportuguesadereiki.com/reiki/reiki-em-portugal/2013/12/18/apos-os-21-dias-de-autotratamento-o-que-fazer/



APOSTILA - CURSO REIKI - NÍVEL I ou FÍSICO
“O DESPERTADOR”

Prof.ª Dra. Genivalda Araujo Cravo dos Santos
Mestre em Reiki Usui, Tibetano e Karuna
Iniciada pela Mestra Rosana Lourdes de Gouveia Costa - 10/10/2010


O Reiki é uma arte milenar de cura pela imposição das mãos, de incomparável simplicidade e eficácia, que aproxima o indivíduo de todas as dimensões do seu ser - o corpo físico, mental, emocional, espiritual e os diferentes níveis de consciência. Ajuda no tratamento de todas as doenças. É um método muito simples, seguro e está ao alcance de todos e equilibra nossa saúde de forma integral e quântica.
Quando o corpo humano foi projetado para este planeta, o Reiki foi incorporado no código genético como um direito de nascimento para todos. O Reiki é uma parte de cada um de nós. Um dia foi universal e nunca deveria ter-se perdido. A história do Reiki Tradicional começa na metade do século XIX com Mikao Usui, que era diretor da Universidade Doshisha, em Kyoto, Japão, e também um pastor cristão. Quando seus alunos pediram que mostrasse o método de cura de Jesus, Usui iniciou uma busca que durou dez anos para encontrar e aprender a técnica. Quando autoridades cristãs do Japão lhe disseram que essa cura não deveria ser assunto de discussão e muito menos conhecida, Usui buscou a informação no Budismo. Há semelhanças surpreendentes entre a vida de Buda na Índia (Sidarta Gautama, 620-543 a.C.) e a vida do Jesus histórico. Monges budistas disseram a Usui que o antigo método de cura espiritual fora perdido e que a única maneira de se aproximar dele era por meio dos ensinamentos budistas, o Caminho da Iluminação (STEIN, 1995, p. 25-26).
O Dr. Mikao Usui nos legou três graus de Reiki que devem ser mantidos intactos em sua essência. Cada Nível é ativado por Iniciação e são independentes entre si, ou seja, o estudante que recebe o 1º Nível pode parar ou aprender os outros Níveis de acordo com sua conveniência.

Nível I ou Físico – O Despertador – Neste Nível - também chamado de físico – a transmissão da energia Reiki acontece pelo contato direto através das mãos do Terapeuta para o Paciente. Os Iniciados neste Nível podem captar a energia cósmica através das mãos, apenas colocando-as naqueles que devem recebê-la, sejam outras pessoas, em si próprio, animais ou plantas. Neste Nível, o tratamento completo ou autotratamento leva de 60 a 90 minutos.

Nível 2 ou Mental – A Transformação – Neste Nível – também chamado de mental – o iniciado irá trabalhar com situações mentais e emocionais. Para sua iniciação são utilizados os 3 Símbolos Sagrados do Reiki, que são ensinados e sintonizados nas mãos do participante. Neste Nível, as diferentes situações que serão vivenciadas determinam a combinação que faremos com os Símbolos. O segundo Nível é feito quando se sente uma necessidade maior de crescimento e um maior conhecimento com relação à energia. A Iniciação neste Nível fornece um salto no Nível vibratório no mínimo 2 vezes a maior do que aquela que experimentamos no 1º Nível. No 2º Nível também são usados Símbolos Sagrados para o envio da energia à distância, ao passado e ao futuro. Toda a ênfase recai no corpo sutil (mental/emocional) e não no corpo físico. Nesse período, o processo de limpeza pode variar de 21 dias a quatro meses. Durante os atendimentos, o tempo necessário para as aplicações da energia Reiki se reduz substancialmente, mais ou menos 15 minutos para aplicação à distância. Também podemos aplicar no corpo físico, a energia que passa a ser muito potencializada, trabalhando em grande intensidade. Neste Nível reveremos nossa forma conceitual de tempo e espaço, pois com os Símbolos, passamos a trabalhar no continuo de tempo e espaço.

Nível 3 – Ou Consciência – A Realização – Este é o grau do Mestre interior ou da consciência. Neste Nível, o estudante recebe o Símbolo de Mestre e pode realizar seus desejos e sonhos. Neste Nível, manipulamos uma quantidade de energia muito forte, o estudante recebe um Símbolo Sagrado que potencializa, amplificando e intensificando os efeitos dos Símbolos recebidos no 2º Nível, capacitando-o para harmonizar e curar um grande número de pessoas, uma multidão, Estado e Países. O estudante pode tocar seu próprio Karma e encontrar sua verdade mais interna.
Nível de Mestrado – É Nível também chamado de espiritual ou Mestre. Neste Nível o Reiki é estudado mais detalhadamente. É também, o Nível que habilita a Iniciar e ensinar o Reiki a outras pessoas.

História dos Mestres Reiki

Mestre Mikao Usui

Das origens do Reiki sabemos que Mikao Usui viveu de 1865 até 1926; era padre cristão, diretor da Universidade de Doshisha em Kioto, Japão. Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que as mesmas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava. Sendo também ministro Cristão, foi um dia questionado por seus estudantes sobre o método de cura usado por Jesus e Buda, e não sabendo o que responder Mikao Usui inicia sua pesquisa, aprendendo assim sobre a tal energia que ele chamou de Reiki.
A redescoberta do REIKI começou com Mikao Usui pesquisando junto ao Cristianismo. Tendo estudado com missionários americanos, viajou para os Estados Unidos em 1898 e iniciou seus estudos na Universidade de Chicago, no Seminário Teológico. Após 7 anos doutorou-se em Teologia, tornando-se também um grande conhecedor de línguas antigas. As autoridades cristãs lhe falaram que esse tipo de cura não era conhecido e então Usui buscou informações no Budismo. Os monges budistas disseram-lhe que o antigo método de cura tinha sido perdido e que a única forma de descobri-lo seria pesquisar os ensinamentos budistas.
Mikao continuou pesquisando, empreendendo longas viagens no Japão, indo a diversos monastérios. E para ler os textos originais budistas aprendeu chinês e sânscrito, e percorreu vários templos budistas, estudando durante 7 anos os Sutras de monastério em monastério. Mikao viajou para o Tibete e depois para a Índia, aonde através de um antigo manuscrito, teve acesso aos símbolos sagrados usados por Buda ao curar. Mas, somente a fórmula sem o devido conhecimento de ativação não lhe dava a habilidade de curar, e tentando achar soluções e pensando em praticar a formula recém descobertas, Mikao Usui viajou ao Monte Koriyama, para usar a fórmula dos antigos mestres para o encontro de conhecimentos no Cosmos: empreender uma meditação em jejum durante 21 dias. Dirigiu-se então a montanha sagrada, levando apenas os Sutras com os símbolos sagrados, um cantil de pele de cabra com água e 21 pedras para medir o tempo.
Usui se manteve em meditação e no vigésimo primeiro dia acordou numa manhã escura e rezou antes de jogar a última pedra das 21 que havia levado para o alto da montanha. E na sua oração pediu confirmação sobre a sua descoberta e na forma como usá-la, e então uma luz apareceu do leste e ao olhar esta luz sentiu uma consciência profunda em comunicação com seu EU, e deixando-se invadir por esta consciência se colocou disponível, física e espiritualmente para o contato. Se projetou então fora do seu corpo e pôde ver muitas luzes, em forma de bolhas coloridas, contendo em seu interior símbolos sagrados. E ao contemplar cada símbolo Mikao recebeu sua iniciação e o conhecimento de como ativar tal poder em outras pessoas e como usá-lo. Ao descer o Monte Koriyama, Mikao tinha conseguido decodificar, reestruturar e resgatar o método milenar de terapia REIKI. Então percebeu, que mesmo após 21 dias de jejum e meditação, não estava fraco, pelo contrário, estava totalmente energizado.
Mikao Usui começou a aplicar essa energia nos mendigos de Kioto, para que ficassem sãos, trocassem de nome e arranjassem trabalho saudável. Depois de 7 anos nessa prática, começou a notar que os rostos se tornavam familiares, e o número de mendigos não diminuía. Perguntou então a um deles (um dos primeiros de quem cuidou) o que havia ocorrido que ele continuava mendigo. Este lhe respondeu que tinha sido curado, arranjado emprego e até assumido responsabilidades, mas que achava mais fácil ser mendigo. Lembrou-se então do que aprendera com os Abades no início de sua peregrinação, quando colocavam a importância da cura do espírito. E então compreendeu que não os havia preparado para sentir prazer numa nova vida, que eles não haviam aprendido a gratidão. E entendeu o princípio de troca de energia: eles tinham de corresponder de alguma forma ao que estavam recebendo, ou a vida não teria valor. Nesse momento, ele, criou os 5 princípios:

OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI 1 – No dia de hoje, não sinta raiva e não fique zangado. 2 – No dia de hoje, abandone suas preocupações. 3 – No dia de hoje, agradeça suas bênçãos, respeite seus pais, mestres e os mais idosos. 4 – No dia de hoje, faça seu trabalho honestamente. 5 – No dia de hoje, mostre amor e respeito e seja gentil com todos os seres vivos.

Ainda neste momento, teve a claridade do propósito dos símbolos sagrados. Estes seriam usados para acrescentar a quem os recebesse a responsabilidade por seu bem estar.

Mestre Chujiro Hayashi

Dr. Chujiro Hayashi, um oficial da Marinha aposentado, fundou a primeira clínica REIKI em Tóquio, Japão. Ele conhecera Mestre Usui quando este andava pelas ruas com uma tocha acesa à luz do dia, para que as pessoas focalizassem a atenção na Luz e elevassem a consciência em preparação ao REIKI. Dr. Hayashi foi um dos dezessete Mestres iniciados REIKI a manter acesa a tocha. Na clínica, Dr. Hayashi iniciou treze mestres. Com a aproximação da II Guerra Mundial, (1938) e pressentindo que muitos homens morreriam, o Dr. Hayashi decidiu iniciar mulheres – sua esposa e a senhora Hawayo Takata, uma descendente de japoneses no Havaí, a fim de que a tradição REIKI fosse preservada.

Mestre Hawayo Takata

A Sra. Hawayo Takata foi curada na Clínica Reiki do Dr. Hayashi, enquanto visitava seus pais no Japão. Ela propôs que lhe ensinassem REIKI em troca de um ano de serviço na clínica, para ser iniciada como mestre. Sua fé e coragem preservaram a tradição REIKI para todos nós. Na década de 70, Mestre Takata começou a treinar outros mestres e, na época de sua transição, em dezembro de 1980, havia treinado 22 Master Teachers (Mestres Instrutores). Foi ela quem trouxe o Reiki para o ocidente. Os sucessores da Sra. Takata se espalharam por toda a América e Europa.

LINHAGEM
Após as iniciações, você passa a fazer parte de uma linhagem de mestres e é muito importante conhecer essa linhagem:

PRIMEIRA E SEGUNDA LINHAGEM
SISTEMAS USUI, TIBETANO E KAHUNA
MIKAO USUI
CHUJIRO HAYASHI
HAWAYO TAKATA
PHYLLIS LEI FURUMOTO
PAT JACK CAROL FARMER
CHERIE A. PRASHN LEAN SMITH
WILLIAN LEE RAND
JOHNNY DE CARLI
ANTONIO C.B.P.DE MELO-ZANON MELO
ROSANA LOURDES DE GOUVEIA COSTA
GENIVALDA ARAUJO CRAVO DOS SANTOS


IDEOGRAMAS

Reiki é uma palavra japonesa formada por dois ideogramas kanjis: Rei e Ki.
Rei – Expressa a energia universal ilimitada e inesgotável. Ki – Constitui uma parte desta energia, nossa força vital pessoal. Assim, Reiki significa a junção da energia universal com a nossa força vital.

Reiki pode ser então definido como "a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR". Esta energia se conhece em outras culturas. Por exemplo, os chineses a chamam de Chi, os hindus de Prana, os cristãos de Luz, a Força Divina, os russos de Bioplasma. O Reiki é energia absoluta, inesgotável e que preenche todo o espaço que nos rodeia. Reiki é a força que flui em todo ser vivo; é a mesma que flui no homem, nos animais, vegetais e minerais.
O Reiki não é um sistema religioso, não tem preconceitos nem restrições. Pode ser aprendido e praticado por todos. É uma das terapias alternativas reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). Nossas mãos representam uma ponte energética para essa luz cósmica que flui através delas para um determinado receptor. A Energia Vital que passa pelas mãos através da intenção do curador restabelece a malha energética do corpo. Desde o momento da iniciação e pela vida afora, tudo o que o praticante precisa fazer para se conectar com a energia Reiki é colocar as mãos sobre si mesmo ou em outra pessoa, com a intenção de curar. E com isto, a energia fluirá naturalmente através de si.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Disponibilidade: está disponível a todos que queiram utiliza-lo.
Simplicidade: sua técnica é simples como o são todas as coisas verdadeiras e, cada um de seus Níveis pode ser ministrado em apenas algumas horas.
Durabilidade: basta uma Iniciação ou Sintonização e estará disponível ao novo Reikiano pelo resto da vida.
Universalidade e Atemporalidade: pode ser aplicado no local ou à distância, no passado ou no futuro, possibilitando a atuação direta do Reikiano no Planeta, no País, sem fronteiras, indo por onde e para a época em que for enviado.
Energização: não desgasta energicamente o praticante, pois se utiliza a Energia Individual KI. Portanto, o Reiki, quanto mais usado mais energiza o Reikiano.
Equilíbrio e Desbloqueio: equilibra energicamente os Chacras, bem como, remove o bloqueio dos Canais de circulação de energia.
Saúde: promove o retorno ao estado original de saúde física, emocional, existencial e espiritual.

Diversidade: pode ser aplicado nos reinos Animal, Vegetal e Espiritual.
Astrologicamente: equilibra as energias através do uso do Mapa Astrológico, inclusive possibilitando a resolução de situações Kármicas.

COMO FUNCIONA O REIKI?

A energia Reiki não é positiva nem negativa. Ela é a maior vibração de energia vital, a disposição de um ser humano. Esta vibração tem uma qualidade divina e por isso nada exclui. A energia Reiki nunca é enviada ou forçada para dentro do corpo - ela é atraída, “puxada” pelo receptor. É uma energia inteligente.
Com os desequilíbrios físicos, emocionais e mentais, que acontecem em nossas vidas diariamente, vamos adquirindo tensões, bloqueios energéticos devido ao grande desgaste da Energia “Ki” e acabamos debilitados e às vezes até doentes. Ao recebermos a energia Reiki produz-se um relaxamento profundo, aumenta a frequência vibratória do corpo, desintoxica e dissolve os bloqueios energéticos. Com a liberação das tensões e dos bloqueios energéticos normaliza-se o fluxo da Energia Vital “Ki” em todos os níveis – Físico, Emocional, Mental e Espiritual. Pode acontecer que num processo de tratamento com o Reiki, sentimentos reprimidos venham à superfície para limpezas necessárias ao crescimento pessoal do indivíduo; causando, por exemplo, dores fortes de cabeça, enjoos, vômitos, diarreias, dores de ouvido, etc.
No plano físico, depois deste processo, todos os órgãos começam a trabalhar harmoniosamente; necessitando apenas de muita paciência consigo mesmo, para desenvolver uma melhor qualidade de vida. A terapia Reiki pode ser aplicada sem restrições e para recebê-la não precisa de conhecimento prévio. Deve-se apenas ter o coração aberto, para se beneficiar desta “energia” e fazer a si mesmo um firme propósito de melhora e disposição de caminhar ao encontro da harmonia e das transformações curadoras que estarão ao seu alcance. Lembre-se que o Universo coloca a energia a nossa disposição, o crescimento evolutivo ao nosso alcance, porém a escolha é nossa. Reiki é “consciência total”, é uma técnica efetiva para ajudar a si mesmo e criar um “jeito especial de ver a vida”! REIKI é vida contínua, é o caminho para a luz interior!
A energia Reiki não é positiva nem negativa. Ela é a maior vibração de energia vital, a disposição de um ser humano. Esta vibração tem uma qualidade divina e por isso nada exclui. A energia Reiki nunca é enviada ou forçada para dentro do corpo - ela é atraída, “puxada” pelo receptor. É uma energia inteligente.
Com os desequilíbrios físicos, emocionais e mentais, que acontecem em nossas vidas diariamente, vamos adquirindo tensões, bloqueios energéticos devido ao grande desgaste da Energia “Ki” e acabamos debilitados e às vezes até doentes.
Ao recebermos a energia Reiki produz-se um relaxamento profundo, aumenta a frequência vibratória do corpo, desintoxica e dissolve os bloqueios energéticos. Com a liberação das tensões e dos bloqueios energéticos normaliza-se o fluxo da Energia Vital “Ki” em todos os níveis – Físico, Emocional, Mental e Espiritual. Pode acontecer que num processo de tratamento com o Reiki, sentimentos reprimidos venham à superfície para limpezas necessárias ao crescimento pessoal do indivíduo; causando, por exemplo, dores fortes de cabeça, enjoos, vômitos, diarreias, dores de ouvido, etc. No plano físico, depois deste processo, todos os órgãos começam a trabalhar harmoniosamente; necessitando apenas de muita paciência consigo mesmo, para desenvolver uma melhor qualidade de vida.
A terapia Reiki pode ser aplicada sem restrições e para recebê-la não precisa de conhecimento prévio. Deve-se apenas ter o coração aberto, para se beneficiar desta “energia” e fazer a si mesmo um firme propósito de melhora e disposição de caminhar ao encontro da harmonia e das transformações curadoras que estarão ao seu alcance. Lembre-se que o Universo coloca a energia a nossa disposição, o crescimento evolutivo ao nosso alcance, porém a escolha é nossa. Reiki é “consciência total”, é uma técnica efetiva para ajudar a si mesmo e criar um “jeito especial de ver a vida”!
REIKI é vida contínua, é o caminho para a luz interior!

Reiki I: Desperta principalmente a abertura do corpo físico para que ele se torne receptivo à grande quantidade de energia vital que irá receber. O estudante recebe o treinamento básico e aprende as posições das mãos para transmitir Reiki para si e para os outros.

A INICIAÇÃO

Não há área alguma na vida que o Reiki não seja capaz de mudar ou afetar, ajudando-nos a alcançar e materializar os objetivos pretendidos. Onde quer que haja disparidade e desequilíbrio, a energia restabelecerá a ordem e a estabilidade. A energia pode ser usada para curar e equilibrar qualquer coisa no passado ou no presente, e pode ser enviada a qualquer situação que esteja programada para acontecer no futuro, assegurando o melhor resultado possível. O Reiki trabalha, reequilibra e harmoniza situações das quais vocês ainda pode não estar consciente. Quando uma área da vida é reequilibrada, a energia alterada opera mudanças em todas as outras áreas da vida.

PURIFICAÇÃO FÍSICA
Quando o Reiki está purificando o corpo físico, podem surgir uma série de sintomas e incômodos, tais como desconfortos musculares, febre, enxaqueca, garganta dolorida, muco excessivo, tosse, constipação, diarreia, pressões ou dores ao longo do corpo, formigamentos, náuseas e outros. Como as toxinas estão sendo expelidas do organismo, podem surgir odores estranhos na urina. Outras sensações podem ser sentidas nos chakras, pois o Reiki abre-os, os limpam e os equilibram.
PURIFICAÇÃO EMOCIONAL
Emoções profundamente enraizadas ou abafadas, como raiva, pânico, insegurança, frustração, pesar, temor, desânimo, tristeza e outras, podem eclodir sem nenhuma razão aparente. Trata-se de emoções que foram reprimidas ou suprimidas no passado, nesta vida ou em vidas anteriores, que estarão sendo lançadas das profundidades de suas células mentais e emocionais. Não se permita ser dominado emocionalmente pelo que você estará experimentando. Da mesma forma como surgiram, elas desaparecerão.
PURIFICAÇÃO MENTAL
Quando ocorre a purificação do corpo mental, desejos de comer, beber e fumar podem aumentar, assim como velhas formas-pensamentos e outros antigos hábitos podem vir à tona. Crítica, tristeza, raiva, irritação, mágoas, sentimentos de culpa e de frustração, negação, autodestruição, podem também surgir. Porque o "velho" ser está sendo tratada em todos os níveis (não só no que diz respeito a esta vida, mas a vidas passadas), a tendência é que toda aquela negatividade aflore com intensidade redobrada. Tendo consciência de que tudo isso poderá ocorrer com você, apenas passe ao largo, como um mero espectador, procure apenas fortalecer a sua natureza positiva.
PURIFICAÇÃO ESPIRITUAL
Quando a purificação espiritual está em andamento, sua fé e convicções podem ser balançadas. Poderá sobrevir um vazio e a sensação de que algo está ruindo sob seus pés. Você pode também ser tomado por medos inexplicáveis e sentir a cabeça muito confusa. Por outro lado, você poderá perceber novos horizontes, antes insuspeitados. Lembre-se que, em suma, você está galgando novos níveis de compreensão. Ocorre com algumas pessoas a sensação de uma grande paz e a certeza de que encontrou o Caminho.

IMPORTANTE: não se esqueça de que isso também pode NÃO acontecer com você; sentimentos, sensações e percepções variam caso a caso, de indivíduo para indivíduo.

OS 21 DIAS DE LIMPEZA ENERGÉTICA

A fim de aperfeiçoar os resultados que você obtém durante a sintonização, recomenda-se um processo de purificação. Isso permitirá que as energias da sintonização atuem com mais eficácia e gerem maiores benefícios para você.

1. Abstenha-se de comer carne, aves ou peixe nos três dias que antecedem a sintonização.
2. Considere a possibilidade de um jejum à base de água ou sucos de um a três dias.
3. Diminua o consumo de café ou bebidas cafeinizadas, ou pare imediatamente. Não tome nada que tenha cafeína no dia da sintonização.
4. Não ingira álcool pelo menos nos três dias que antecedem a sintonização.
5. Diminua ou pare de comer doces. Não coma chocolate.
6. Tente parar, ou fume o menos possível no dia da sintonização.
7. Não faça sexo no dia da iniciação.
8. Em hipótese alguma use roupas de cor preta, marrom ou vermelha. Prefira os tons claros.
Depois de termos sido iniciados pode parecer que nossa condição física piorou, e isso ocorre porque a nossa taxa vibratória estará mais elevada nos corpos físico e etéreo e a energia densa é empurrada para fora, liberando-se. Essa mudança é súbita, mas seus ajustes são lentos (aproximadamente 3 dias do Chacra Coronário ao Cardíaco e, por serem mais densos, 18 dias nos outros Chacras). Durante esse período é importante que se faça a auto aplicação todos os dias. Também é aconselhável nessas 3 semanas evitar o uso de bebidas alcoólicas, carne vermelha e enlatados. Recomenda-se que sejam ingeridas bastante água, frutas, legumes, verduras e fibras.

O QUE É PRECISO FAZER DURANTE UM TRATAMENTO DE REIKI?

A) Tire seus sapatos, relógio e objetos de metal para ficar confortável.
B) Você deve relaxar e curtir o tratamento. O falar varia de pessoa para pessoa. O paciente deve indicar ao reikiano a sua preferência.
C) Permita sua mente silenciar e se desligar de todos os pensamentos e medos. Assim você poderá focalizar sua atenção na experiência presente.
D) Um reikiano trabalha com os Chacras e áreas doloridas. Portanto, não é necessário se preocupar com toques em partes onde você não se sinta confortável. Indique ao reikiano a sua preferência, tratamento com toque ou sem.
E) Ouça a música (se houver) ou fique em silencio total, segundo sua preferência.
F) Poderá acontecer uma expansão de consciência, e isto é muito importante na cura.

COMO APLICAR REIKI

O local deve preferencialmente ser um ambiente reservado exclusivamente para o Reiki. Esse local deve sofrer uma faxina energética e limpezas constantes de manutenção, a fim de serem evitadas energias negativas.
OBS.: No Nível 1, em que o Reikiano ainda não está habilitado a usar os símbolos necessários, podem ser utilizadas as seguintes técnicas de visualização:
- Visualize inicialmente uma luz violeta vinda do Cosmos, entrando e preenchendo todo o ambiente a fim de purifica-lo de qualquer energia que seja incompatível com o Reiki. Após isso, visualize uma luz branca preenchendo todo o ambiente e energizando-o. Finalmente, visualize uma forte luz dourada selando o ambiente contra vibrações negativas vindas de fora. Após esses procedimentos, o ambiente estará limpo e selado.
- Deve ser bem ventilado e os pisos de material natural, preferencialmente madeira.
- Mantenha esse ambiente limpo e pintado com cores branca ou clara, preferencialmente o verde, púrpura ou azul, nessa ordem, evitando cores excitantes. Isso não é absolutamente necessário para que a cura seja eficaz (o Reiki funciona até no meio de uma rua movimentada e barulhenta), mas relaxa o paciente e ajuda o curador a entrar em sintonia com o processo de cura.
- Se usar tapetes, esses devem ser de fibras naturais.
- Evite quadros e outras fontes de distração, decorando-o com plantas vivas, as quais ajudam a manter o ambiente limpo energeticamente.
- Use música suave e relaxante.
- Se não houver nenhuma dificuldade, como alergia, por exemplo, use incenso, elemento AR. Como opção, use difusores aromáticos.
- Mantenha sempre uma vela acesa, elemento FOGO, para harmonia do Chacra Plexo Solar, que é uma defesa contra vibrações negativas.
- O elemento ÁGUA pode ser representado por um copo com água. Importante é que esta deve ser trocada sempre entre os atendimentos.
- Um cristal ou ametista (elemento TERRA) próximo ao paciente irá ajudar irradiando energia transmutadora.
- Uma maca deve ser usada com a altura necessária ao conforto do paciente e do curador. Evite usar o chão em função das energias telúricas ali existentes.
- Sempre deve ser feita a energização do Chacra do Coração, tendo em vista que toda a energia Reiki entrará pelo Chacra Coronário, passando pelo Cardíaco que equilibrado, melhora o canal.
- Deve sempre o curador não se envolver emocionalmente com o cliente, evitando também expectativas com relação aos resultados.
- Para o rompimento da ligação Áurica, deve o Reikiano sempre lavar as mãos com água corrente ou esfregar as mãos vigorosamente e depois assoprar nelas, ou ainda, passar sobre uma chama, após cada aplicação.
- Após a aplicação é comum ambos se sentirem em paz, relaxados, bem como até sono. Então, deixe o paciente relaxando um pouco. Após a troca e limpeza do ambiente, é recomendável ao Reikiano meditar durante uns quinze minutos.
- O Reiki pode ser aplicado nos reinos animal e vegetal.
CONSIDERAÇÕES OU PREPARATIVOS
- Antes de qualquer sessão o reikiano deve lavar as mãos e ficar descalço.
- Depois posicionará as mãos em oração ou apoiando as palmas sobre o centro do peito durante 3 minutos para centrar-se.
- As posições das mãos equilibram os hemisférios direito e esquerdo.
- Os dedos devem estar juntos, em forma de concha, mas sem tensão ou pressão.

Lado direito - Presente e futuro, masculino, Yang, racional, ordem, ação, concretização de idéias ou pensamentos, prático, crítico.
Lado esquerdo - Passado, feminino, energia Yin, não racional, intuição, criatividade, receptividade.

Sugestão - grave uma única música instrumental que tenha a duração de três minutos e agregue o som de uma campainha para marcar a troca de posição.

APLICAÇÕES
– CABEÇA

Posição 1- Mãos lado a lado, nariz livre, dedos juntos.
Efeitos Físicos - Melhora a visão, atuam sobre os seios nasais, mucosas, nariz, sinusite, dentes, maxilares, rosto.
Efeitos Emocionais - Protege dos estímulos externos indesejáveis. Alivia ansiedade, reduz stress.
Plano Mental - Varre os pensamentos indesejáveis, diminui a confusão, concentração, enfoque e memória.
Plano Espiritual - Favorece meditação, sabedoria interior, expansão do eu interior, realidade plena, despertar espiritual para energia cósmica.

Posição 2 - Alto da cabeça, dedos médios tocando-se.
Efeitos Físicos - Para ligar o lado esquerdo e o direito do cérebro, mais alta consciência, alivia dores de cabeça, tonturas, cansaço de viagem, estado de choque. Equilibra as glândulas pituitária e pineal. Endorfinas.
Efeitos Emocionais - Preocupações, histeria, stress, depressão. Devolve a serenidade.
Efeitos Mentais - Alimenta a criatividade, promove produtividade, retenção de informação, assimilação de idéias, memória, calma, expressividade de pensamento, elaboração correta de conceitos mentais.
Plano Espiritual - Claridade e sabedoria interior, recebimento de energia elevada, expande a consciência, visão consciente.

Posição 3 - Posicionar as mãos na nuca como parecer confortável, de cima para baixo, ou de baixo para cima ou ainda uma mão acima da outra, mas de forma que os dedos toquem-se. Importante observar que ambos os hemisférios cerebrais estejam sendo trabalhados ao mesmo tempo.
Efeitos Físicos - Visão, fala, peso, discernimento das cores. Medula, lóbulo occipital. Dores de cabeça, melhora a coordenação motora, a visão, despertar e dormir. Ouvido interno.
Efeitos Emocionais - Medo ou pânico, choque, irritação, stress, relaxa e acalma. Ajuda a diminuir ansiedade alimentar, melhor descanso enquanto dorme.
Efeitos Mentais - Claridade de pensamento e idéias, expressão fluente, criatividade, bem estar, serenidade.
Plano Espiritual - Abertura do terceiro olho ajuda a ver as coisas tal como são visão do contexto e do universal, recepção de energia universal pura.

Posição 4 - As mãos sobre a garganta, dedos virados para trás, observando que a base do punho esteja tocando-se. Outra variante mais cômoda seria posicionar as duas mãos sobrepostas, de modo que polegares e indicadores das mãos contrárias estejam sobrepostos.
Efeitos Físicos - Circulação, amídalas, garganta, laringe, metabolismo, pressão arterial, problemas de nutrição e crescimento, drenagem linfática.
Efeitos Emocionais - Autoconfiança, hostilidade, ressentimento, mágoas. As dores ou doenças desta zona estão relacionadas com o medo de fracassar, não ser aprovado, amado ou valorizada. Também se relacionam com o ato de sufocar a criatividade ou a liberdade de expressão.
Plano Mental - Diminui a autocrítica negativa, não permite ser desvalorizado pelo outro, auxilia a comunicação dos sentimentos de forma aberta, diminui a necessidade de criticar e julgar o outro.
Plano Espiritual - Ajuda na comunicação espiritual com seu centro de poder e criatividade. Aumenta a compreensão de mundo exterior e de si mesmo no universo.

- FRENTE

Posição 5 - Mãos sobre o tórax, parte superior.
Efeitos físicos - Coração e pulmões, timo, sistema imunológico, circulação e drenagem linfática. Atua positivamente sobre o sistema nervoso.
Efeitos Emocionais - Melhora a autoconfiança, capacidade de amar desde o coração. Trabalha manifestações reprimidas. Organiza a expressão da palavra. Ameniza expressões de inveja, ressentimento, mágoa e hostilidade. Alívio de stress.
Efeito Mental - Calma, serenidade, harmonia, estabilidade, compaixão, flexibilidade, enfoque, concentração.
Aprimora a comunicação com planos espirituais superiores.

Posição 6 - Mãos sobre a última costela.
Efeitos físicos - Fígado, estômago, glândula biliar, digestão.
Efeitos Emocionais - Alívio dos temores, relaxa, capacita para assimilar os ensinamentos do dia a dia. As úlceras simbolizam o temor de não servir, não estar à altura, portanto esta posição de mãos deverá ser mantida por mais tempo em casos de preocupações recorrentes.
Efeito Mental – Calma e serenidade. Apto para receber energias mais elevadas.

Posição 7 - Mãos sobre o ventre.
Efeitos Físicos - Pâncreas, sistema biliar, bexiga, cólon transverso, apêndice, rins, glândulas suprarrenais.
Efeitos Emocionais - Liberação do passado doloroso e trabalha as frustrações, ansiedade, desapego e necessidade de controle, a manipulação do outro. Fortaleza interior.
Os problemas de cólon quase sempre estão relacionados com necessidade de afeto paterno ou materno. Já a prisão de ventre pode significar dificuldades em ceder face ao novo, aceitar o fato de desfazer-se de coisas velhas e inúteis, tanto objetos como pensamentos.
Quando o problema é nos rins indica um comportamento que filtra o que diz por medo de magoar ou ser ferido.
Efeito Mental - Depressão, confusão mental, histeria, raiva. Permite liberar as emoções sem medo ou autojulgamento.

Posição 8 - Mãos sobre baixo ventre.
Efeitos Físicos - Ovários, intestinos, drenagem linfática, bexiga, próstata, enxaqueca, diarreia, constipação.
Harmoniza a parte sexual e hormonal.
Efeitos Emocionais- Libera criatividade, permite desfrutar do sexo sem culpas ou tabus.
Efeitos Mentais - Libera padrões de pensamentos rígidos, permite adaptar-se com tranquilidade às mudanças.
Efeitos Espirituais - Expansão da consciência, perspectiva universal, visão do todo.

- COSTAS
A primeira posição trabalha tensões e contraturas nos músculos trapézio e lombar. Trabalha a coluna vertebral, sistema nervoso, problemas nos pulmões e doenças alérgico-respiratórias. No corpo emocional traz a redução do estresse, relaxamento de tensões, autoconfiança e tranquilidade. No corpo mental desenvolve a serenidade, fazendo a pessoa mais centrada e estável. No corpo espiritual favorece a recepção de energias superiores.
As segunda, terceira e quarta posições trabalham o mesmo que as posições da frente, mais suprarrenais, rins, cóccix e nervos, respectivamente. As posições dos pés harmonizam o corpo áurico astral, equilibrando a velocidade normal dos 7 principais chacras e estimulando e coordenando os movimentos dos Nadis (Ida e Pingala).

CONCLUSÃO


Eu, Profª Dra. Genivalda Araujo Cravo dos Santos, lhe desejo um excelente caminho nessa sua nova escolha. Intenciono que você alcance equilíbrio, harmonia, bem estar e qualidade de vida. Assim como sucesso na sua dimensão interior (física, mental, emocional e espiritual) e exterior (relacional/outro e planeta). Seja um livre pensador: pesquise, investigue, leia muito, estude mais, tire as suas conclusões e compartilhe as suas descobertas, pelo menos aquelas que seu Eu Superior ou o seu Coração assim autorizar. Encare os desafios da vida com prazer e disposição de dar e fazer o seu melhor. Aprenda as lições que a vida lhe proporciona e utilize os conflitos como alavancas de resolução pacífica. Tenha coragem, disposição, alegria e bom humor. Seja feliz! A sua Cura está em suas mãos!

REFERENCIA

COSTA, Rosana Lourdes de Gouveia. Curso de Iniciação em Reike Nível I. Emporium da Energia Com. Serv. Ltda, 2010. www.emporiumdaenergia.com.br (Adaptação de Apostila Impressa)

KLATT, Oliver; LINDNER, Norbert. O Reiki e a medicina tradicional: como a medicina energética e a medicina clássica se completam. Tradução de Zilda Hutchinson Schild Silva. São Paulo: Pensamento, 2009.

MCKENZIE, Eleanor. A Bíblia do Reiki: o guia definitivo para a arte do Reiki. Tradução de Euclides Luiz Calloni e Cleusa Margô Wosgran. São Paulo: Pensamento, 2010.

ROCHA, Oscar Ferreira da. Apostila Reiki Nível I. Instituto Paraense de Reiki, 2005. (Apostila Impressa)


STEIN, Diane. Reiki essencial: manual completo sobre uma antiga arte de cura. Tradução de Renata Maria Matosinho Wentzcovitch . São Paulo: Pensamento, 1995.


Reiki nas políticas públicas
           
            A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação (GERSAU), Centro Municipal de Atenção ao Profissional da Educação (CEMAPE) e Política Articulada de Educação da Paz (EPAZ), é responsável pela tessitura da Política Intersetorial de Saúde e Segurança dos Profissionais da Educação desde 2011, ano em que foi instituído a EPAZ. O objetivo é prevenir os adoecimentos e outras formas de conflitos, assim como promover a saúde integral e a qualidade de vida dos profissionais da educação, por meio de Práticas Integrativas e Complementares  (PICs). O Reiki é uma delas.
            As primeiras experiências de aplicação do Reiki na Prefeitura de Goiânia foram na I e II Ação do Mutirão da Acolhida, voltadas aos moradores de rua e aos servidores públicos que estavam atuando na ação, em 2012. A repercussão foi positiva na época, pois os moradores de rua relataram que conseguiram relaxar, que os desconfortos e dores que estavam sentindo foram aliviadas. Outros conseguiram dormir na hora do atendimento de forma profunda. Os servidores públicos que tiveram a oportunidade de receber o Reiki também relataram bem-estar, alívio na tensão e um melhor gerenciamento do estresse diante da realidade que estavam acompanhando.
            Na SME, o Reiki e outras PICs foram ofertadas no Curso Tecendo a Educação em Direitos Humanos na Educação da Paz, em 2013, 2014, 2015 e 2016; no I, II, III e IV Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências (2012, 2013, 2014 e 2015); na Ação Cuidando do Educador de Forma Intersetorial (2013, 2014 e 2015), entre outros momentos. Diante do interesse dos profissionais da educação pelo Reiki e por ser uma técnica terapêutica reconhecida pela ciência e amplamente divulgado em alguns hospitais, como por exemplo, no Hospital de Base de Brasília, Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no Hospital Gonzaga Mota, regularizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros, no ano de 2014, 2015 e 2016 a SME abriu inscrições para o Curso e Iniciação em Reiki nível I, II e III e o Mestrado em Reiki neste último ano.
            Os relatos são muito significativos, como por exemplo, sensação de bem-estar, equilíbrio, harmonia, bom sono, redução ou fim da dor de cabeça e outras dores no corpo, melhores condições de gerenciar conflitos pessoais e no trabalho, aumento da criatividade, melhora e diminuição dos sintomas da depressão, ansiedade ou tristezas profundas. Mas o que é o Reiki? Quais são seus benefícios? Por que ele é importante nas políticas públicas?
            Primeiramente, para responder essas questões é preciso esclarecer que o Reiki não é uma religião, e também não tem preferências religiosas. Temos reikianos e reikianas, assim como mestres em Reiki de diferentes procedências religiosas e também sem religião, pois o Reiki não entra em contradição ou em conflito com as doutrinas e dogmas religiosos, seja do terapeuta ou da pessoa que o recebe.
            Em segundo lugar, o Reiki “não tem qualquer contraindicação e tem sido utilizado aliado à medicina tradicional com sucesso” (www.terapiareiki.com.br/artigos/reiki-e-a-medicina). Segundo Ricardo Monezi Julião de Oliveira, na sua Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de São Paulo, em 2013, sobre “Efeitos da Prática do Reiki sobre Aspectos Psicofisiológicos e de Qualidade de Vida de Idosos com Sintomas de Estresse: estudo placebo e randomizado”, diz:
“O Reiki é uma técnica de imposição de mãos definida no Japão em meados do século XIX. A palavra Reiki é de origem japonesa e significa ‘Energia da força vital do universo’. Seus praticantes acreditam que através da imposição das mãos de um terapeuta Reiki, esta energia possa ser transmitida para o corpo de uma outra pessoa”. (MONEZI, 2013, p. 1).
            Em seus estudos Monezi menciona que “a imposição de mãos é um recurso terapêutico que tem sua utilização referida desde épocas anteriores a Cristo (…) Podemos aqui citar o Toque Terapêutico, o Jin Shin Jyutsu, Qi Yong, o Johrei e o Reiki (MONEZI, 2013, p. 20). Segundo MONEZI  (2013, p. 35) “A proposta do Reiki é de cuidar integralmente do paciente e não apenas da cura ou alívio dos sintomas decorrentes do processo de adoecimento (…) Um sistema integral de cuidado de baixo custo e risco”. Como resultados das pesquisas realizadas no doutorado, MONEZI  (2013, p. 71) menciona os benefícios do Reiki: “Redução dos níveis de estresse; redução dos níveis de ansiedade e depressão; redução da percepção de tensão muscular e elevação da percepção de bem-estar; elevação dos níveis de qualidade de vida referente aos domínios de aspectos espirituais, religião e crenças pessoais, físicos, psicológicos, além das facetas autonomia e intimidade; elevação da temperatura periférica da pele; e redução da tensão muscular do músculo frontal e conduta cianeto elétrica da pele”.
            Para finalizar, nas políticas públicas na SME, o Reiki atendeu aproximadamente de outubro/2015 a março/2016, 627 profissionais da educação nos eventos promovido pela Secretaria. O atendimento com o Reiki é gratuito, por adesão/voluntário, portanto nenhum profissional da educação é obrigado a receber o Reiki.  No CEMAPE, durante os últimos seis meses foram cerca de 1,4 mil profissionais da educação atendidos,com técnicas de Reiki e Estimulação Neural.
            Referente aos Cursos e Iniciações em Reiki ofertados pela SME em 2014, 14  profissionais fizeram os três níveis em Reiki; em 2015, foram iniciadas 71 no nível I, 50 no nível II e 42 no nível III. Em 2016, há 158 inscritos até o presente momento no Curso e Iniciação em Reiki nível I, 63 no nível II e 56 no nível III. No Mestrado em Reiki, foram 38 inscritos, e 14 já foram selecionados.
            A aplicação do Reiki nas políticas públicas pode promover a saúde integral e a qualidade de vida dos profissionais. Dessa forma, quem ganha é toda a comunidade educacional e familiares dos profissionais da educação. Convidamos você a conhecer o Reiki, participar dos cursos e possibilitar vivências com essa prática terapêutica não convencional.

Profª Draª Genivalda Araujo Cravo dos Santos

Doutora e Mestre em Ciências da Religião pela PUC Goiás; Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação/SME-GERSAU/CEMAPE/EPAZ; Mestra em Reiki Usui Tibetano e Karuna; Terapeuta Sistêmica, Quântica, Bioenergética, Vibracional, Reikiana - CRT  49644; Mediadora Judicial pelo CNJ/TJGO; Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde e Segurança dos Profissionais da Educação da SME; Presidenta da Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica da SME; compõe o Gabinete de Gestão Integrada de Goiânia - GGIM; Conselheira Global da URI pela Região da América Latina e Caribe.

Trabalhos científicos
sobre o Reiki 

Fonte: http://www.reikitradicional.com.br/_trabalhos_cientif.html

Tese de Doutorado - Ricardo Monezi 

“Efeitos da prática do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse: estudo placebo e randomizado”.
Tese apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, para a obtenção do Título de Doutor em Ciências. São Paulo – 2013.
Autor: Ricardo Monezi Julião De Oliveira.

Clique no link abaixo para acessar a tese

[Tese de Doutorado - Ricardo Monezi - 2013] 

Tese de Mestrado - Ricardo Rodrigues Garé 

“Efeitos do Reiki na evolução do granuloma induzido através da inoculação do BCG em hamsters e do tumor ascítico de Ehrlich induzido em camundongos”.
Tese apresentada à USP – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, para a obtenção do Título de Mestre em Ciências. São Paulo – 2008.
Autor: Ricardo Rodrigues Garé.

Clique no link abaixo para acessar a tese

[Tese de Mestrado - Ricardo Rodrigues Garé - 2008] 


VEGE TV - Reiki em animais
Entrevistado: Ricardo Rodrigues Garé

(Clique na imagem)


“Uma sessão de Reiki em enfermeiras diagnosticadas com síndrome de Burnout tem efeitos benéficos sobre a concentração de IgA salivar e a pressão arterial”.
Autores: Lourdes Díaz-Rodríguez; Manuel Arroyo-Morales; Irene Cantarero-Villanueva; Carolina Férnandez-Lao; Marie Polley e César Fernández-de-las-Peñas.

Clique no link abaixo para acessar o trabalho

[http://www.scielo.br/pdf/rlae/v19n5/pt_10.pdf]


Dissertação de Mestrado - Ricardo Monezi 

“Avaliação de efeitos da prática de impostação de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de camundongos machos ”.
Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) para obtenção do título de Mestre em Ciências. São Paulo – 2003.
Autor: Ricardo Monezi Julião De Oliveira.

Clique no link abaixo para acessar a dissertação

[Dissertação de Mestrado - Ricardo Monezi - 2003] 



Visite as matérias publicadas em jornais ou revistas:


yangArtigo Publicado na Revista Veja – Set/2011.
yangArtigo Publicado na Revista Contigo – Set/2011.
yangArtigo Publicado na Revista Cláudia – Set/2011.
yangArtigo Publicado na Revista Visão – Nov/2011.
yangArtigo Publicado na Revista Galileu.
yangMÁS ALLÁ DE LA CIENCIA - I Congreso Nacional de Reiki.
yangVeja a entrevista ao Mestre Johnny De' Carli, realizada em maio de 2012, na cidade de Barcelona (Espanha), pela jornalista Isi Del Rio Sanz.
yangDos enfermeras de Hematología presentam un estudio
sobre los beneficios del reiki en Oncohematología.
yangCentro de saúde açoriano adota "reiki" como terapia complementar.
yangMatéria sobre o Reiki - Revista Fémina - México.
yangMatéria sobre o Reiki - Revista Saúde.
yangReiki- Um caminho para a saúde.
yangHospitais aderem às terapias alternativas para aliviar a dor.
yangInvestigação mostra que Reiki pode influenciar desenho infantil.
yangReiki chega à escola pública em Portugal.
yangEntrevista ao Mestre Johnny De'Carli realizada pela Mestre Carmen Cid no Instituto Espanhol de Reiki(IER)
yangRevista Kalunga - "Na palma da mão"  ()


Reiki no Hospital São João - Portugal - TV Canal Porto
(Clique na imagem)



Comprovação cientifica do Reiki
(São 3 vídeos - clique nas imagens)


Reiki nas políticas públicas
http://www.folhadosudoeste.jor.br/reiki-nas-politicas-publicas/

















    A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação (GERSAU), Centro Municipal de Atenção ao Profissional da Educação (CEMAPE) e Política Articulada de Educação da Paz (EPAZ), é responsável pela tessitura da Política Intersetorial de Saúde e Segurança dos Profissionais da Educação desde 2011, ano em que foi instituído a EPAZ. O objetivo é prevenir os adoecimentos e outras formas de conflitos, assim como promover a saúde integral e a qualidade de vida dos profissionais da educação, por meio de Práticas Integrativas e Complementares  (PICs). O Reiki é uma delas.
    As primeiras experiências de aplicação do Reiki na Prefeitura de Goiânia foram na I e II Ação do Mutirão da Acolhida, voltadas aos moradores de rua e aos servidores públicos que estavam atuando na ação, em 2012. A repercussão foi positiva na época, pois os moradores de rua relataram que conseguiram relaxar, que os desconfortos e dores que estavam sentindo foram aliviadas. Outros conseguiram dormir na hora do atendimento de forma profunda. Os servidores públicos que tiveram a oportunidade de receber o Reiki também relataram bem-estar, alívio na tensão e um melhor gerenciamento do estresse diante da realidade que estavam acompanhando.
    Na SME, o Reiki e outras PICs foram ofertadas no Curso Tecendo a Educação em Direitos Humanos na Educação da Paz, em 2013, 2014, 2015 e 2016; no I, II, III e IV Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências (2012, 2013, 2014 e 2015); na Ação Cuidando do Educador de Forma Intersetorial (2013, 2014 e 2015), entre outros momentos. Diante do interesse dos profissionais da educação pelo Reiki e por ser uma técnica terapêutica reconhecida pela ciência e amplamente divulgado em alguns hospitais, como por exemplo, no Hospital de Base de Brasília, Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no Hospital Gonzaga Mota, regularizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros, no ano de 2014, 2015 e 2016 a SME abriu inscrições para o Curso e Iniciação em Reiki nível I, II e III e o Mestrado em Reiki neste último ano.
    Os relatos são muito significativos, como por exemplo, sensação de bem-estar, equilíbrio, harmonia, bom sono, redução ou fim da dor de cabeça e outras dores no corpo, melhores condições de gerenciar conflitos pessoais e no trabalho, aumento da criatividade, melhora e diminuição dos sintomas da depressão, ansiedade ou tristezas profundas. Mas o que é o Reiki? Quais são seus benefícios? Por que ele é importante nas políticas públicas?
    Primeiramente, para responder essas questões é preciso esclarecer que o Reiki não é uma religião, e também não tem preferências religiosas. Temos reikianos e reikianas, assim como mestres em Reiki de diferentes procedências religiosas e também sem religião, pois o Reiki não entra em contradição ou em conflito com as doutrinas e dogmas religiosos, seja do terapeuta ou da pessoa que o recebe.
    Em segundo lugar, o Reiki “não tem qualquer contraindicação e tem sido utilizado aliado à medicina tradicional com sucesso” (www.terapiareiki.com.br/artigos/reiki-e-a-medicina). Segundo Ricardo Monezi Julião de Oliveira, na sua Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de São Paulo, em 2013, sobre “Efeitos da Prática do Reiki sobre Aspectos Psicofisiológicos e de Qualidade de Vida de Idosos com Sintomas de Estresse: estudo placebo e randomizado”, diz:
“O Reiki é uma técnica de imposição de mãos definida no Japão em meados do século XIX. A palavra Reiki é de origem japonesa e significa ‘Energia da força vital do universo’. Seus praticantes acreditam que através da imposição das mãos de um terapeuta Reiki, esta energia possa ser transmitida para o corpo de uma outra pessoa”. (MONEZI, 2013, p. 1).
    Em seus estudos Monezi menciona que “a imposição de mãos é um recurso terapêutico que tem sua utilização referida desde épocas anteriores a Cristo (…) Podemos aqui citar o Toque Terapêutico, o Jin Shin Jyutsu, Qi Yong, o Johrei e o Reiki (MONEZI, 2013, p. 20). Segundo MONEZI  (2013, p. 35) “A proposta do Reiki é de cuidar integralmente do paciente e não apenas da cura ou alívio dos sintomas decorrentes do processo de adoecimento (…) Um sistema integral de cuidado de baixo custo e risco”. Como resultados das pesquisas realizadas no doutorado, MONEZI  (2013, p. 71) menciona os benefícios do Reiki: “Redução dos níveis de estresse; redução dos níveis de ansiedade e depressão; redução da percepção de tensão muscular e elevação da percepção de bem-estar; elevação dos níveis de qualidade de vida referente aos domínios de aspectos espirituais, religião e crenças pessoais, físicos, psicológicos, além das facetas autonomia e intimidade; elevação da temperatura periférica da pele; e redução da tensão muscular do músculo frontal e conduta cianeto elétrica da pele”.
    Para finalizar, nas políticas públicas na SME, o Reiki atendeu aproximadamente de outubro/2015 a março/2016, 627 profissionais da educação nos eventos promovido pela Secretaria. O atendimento com o Reiki é gratuito, por adesão/voluntário, portanto nenhum profissional da educação é obrigado a receber o Reiki.  No CEMAPE, durante os últimos seis meses foram cerca de 1,4 mil profissionais da educação atendidos,com técnicas de Reiki e Estimulação Neural.
    Referente aos Cursos e Iniciações em Reiki ofertados pela SME em 2014, 14  profissionais fizeram os três níveis em Reiki; em 2015, foram iniciadas 71 no nível I, 50 no nível II e 42 no nível III. Em 2016, há 158 inscritos até o presente momento no Curso e Iniciação em Reiki nível I, 63 no nível II e 56 no nível III. No Mestrado em Reiki, foram 38 inscritos, e 14 já foram selecionados.
    A aplicação do Reiki nas políticas públicas pode promover a saúde integral e a qualidade de vida dos profissionais. Dessa forma, quem ganha é toda a comunidade educacional e familiares dos profissionais da educação. Convidamos você a conhecer o Reiki, participar dos cursos e possibilitar vivências com essa prática terapêutica não convencional.
Profª Draª Genivalda Araujo Cravo dos Santos

Doutora e Mestre em Ciências da Religião pela PUC Goiás; Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação/SME-GERSAU/CEMAPE/EPAZ; Mestra em Reiki Usui Tibetano e Karuna; Terapeuta Sistêmica, Quântica, Bioenergética, Vibracional, Reikiana – CRT  49644; Mediadora Judicial pelo CNJ/TJGO; Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde e Segurança dos Profissionais da Educação da SME; Presidenta da Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica da SME; compõe o Gabinete de Gestão Integrada de Goiânia – GGIM; Conselheira Global da URI pela Região da América Latina e Caribe.


Jurisprudências – A legalização da profissão de Terapeuta Reiki por parte do Governo Federal aconteceu, finalmente, em janeiro de 2007, código 8690-9/01 (Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana), pela Comissão Nacional de Classificação (Concla), criada pelo Decreto 3500, e é formada por 17 Ministérios Federais. Já em 2003, a Secretaria de Administração do Distrito Federal passou a emitir Alvará de Licença e Funcionamento para a abertura de consultórios para Reikianos e outras categorias holísticas, gerando, com isso, jurisprudência sobre este assunto.
COMISSÃO NACIONAL DE CLASSIFICAÇÃO – CONCLA
A Concla é coordenada pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, cujo site está na parte de links para página principal deste site. Para quem não é familiarizado com as decisões do Governo Federal, uma comissão interministerial que congrega 17 Ministérios tem algo a dizer ao país. Veja no final desta página, cópia do Decreto-Lei 3500 que ampara a profissão de Serviços de Reiki.
Site oficial da CONCLA = http://www.cnae.ibge.gov.br/
Estamos aguardando a introdução oficial da Terapia Reiki no Sistema Único de Saúde – SUS.
Este entidade não tem empregados e toda a diretoria é constituída por voluntários não-remunerados.
LEGALIZAÇÃO
Esta Associação é registrada no Segundo Cartório de Ofícios de Pessoas Jurídicas do Distrito Federal, na Receita Federal, tem CNPJ, e cumpriu todas as exigências para a legalização junto ao Governo Federal e do Distrito Federal, onde está localizada a sede oficial. O Estatuto Social se enquadra dentro do Parágrafo V da Constituição Federal, congregando, portanto, Mestres e Terapeutas Reiki de todo o país, inclusive os residentes no exterior.
Para efeitos legais, veja o que diz o Artigo 5º. da Constituição Brasileira, Incisos XIII ao XVIII:
CONSTITUIÇÃO FEDERAL – ARTIGO V
“XIII – é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;
XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;
XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;
XVIII – a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.
Mandado de Segurança
De acordo com o Artigo V da Constituição Federal, se a prefeitura da sua cidade ou a Secretaria de Vigilância Sanitária, negar ou impedir que você, Terapeuta Reiki Filiado, requeira o Alvará de Licença e Funcionamento do seu espaço de trabalho, vá ao fórum local e procure a Defensoria Pública e entre com um Mandado de Segurança contra a instituição que negou o pedido. Os serviços de defensoria pública são gratuitos. A base legal é o Artigo Quinto da Constituição Brasileira e as demais instruções do Governo Federal sobre a Política de Práticas Integrativas de Saúde Pública, antiguamente chamadas de Holísticas ou Complementares. Qualquer dúvida, entre em contato.
SITES OFICIAIS
Os sites e correios eletrônicos oficiais:

www.ametereiki.com.br, www.mestres.org;  ametereiki@yahoo.com.br e ametereiki@gmail.com







DEPOIMENTOS E ARTIGO SOBRE O REIKI NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Relato 1.Neste meu relato quero inicialmente agradecer ao "Deus Pai Todo Poderoso" pela vida, incluindo as experiências boas ou desagradáveis. Uma das últimas experiências, realmente significativa, foi o valor do sentimento de gratidão para minha vida em todas as dimensões (espiritual, social, afetiva), pois antes me era despercebido, usava a expressão muito obrigada por polidez e não por um significado de sentimento real e muito profundo. Esta experiência veio junto com o Reiki (a partir deste sentimento de Gratidão o Reiki chegou até mim), e com ele sua Energia de Amor e os cinco princípios.
Minha iniciação em Nível I (O despertar) no dia 22 de maio de 2015: estava tão emocionada que cheguei ansiosa, li uma mensagem num cartão (Patchwork) " a sua vibração é a soma total de sua personalidade, caráter, visão geral do mundo..." e senti que algo no curso seria uma grande evolução na minha vida. Dentre os vários momentos na iniciação, o último individualmente, senti uma serenidade e paz interior difícil de descrever, nada de ansiedade e dor muscular, e recebi os parabéns da Mestre Genivalda como um sussurro nos meus ouvidos. Ela ainda pediu a todos que a partir daquele momento fossemos reikianos proativos, protagonistas, desenvolvendo apoderamento e autonomia ( não entendi muito bem, mas gravei as palavras). Em casa e à noite li a apostila e me ato apliquei na cabeça, tórax e abdome, dormi a noite toda e muito bem.
Durante os meses de maio a gosto ocorreram algumas modificações na minha rotina: relembrava os cinco princípios do Reiki, fazia minhas orações cristãs(sou católica) e incluía a gratidão ao Reiki como uma bênção em minha vida, lia algo sobre Reiki ou textos de autoajuda. Interessante nos dias em que eu não me autoplicava, acontecia umas pequenas turbulências principalmente na escola (hoje falo pequenas mas na época sentia uma certa inquietude muito chata). Poucas pessoas receberam Reiki de mim quando era nível I, (03 colegas) uma funcionária da escola com muita dor de cabeça ("acho que era pressão alta") sentiu um alívio tão grande que passou muito admirar o Reiki; meu amado Francisco ficou feliz com esta minha experiência e ficava mais calmo quando eu autoaplicava nele; meu Pai (idoso) sentiu muito bem, mais calmo e menos dores no corpo. Eu senti que meu ciclo menstrual estava mais intenso mas menos cólicas (não percebi uns sintomas que a Mestre Genivalda disse que poderiam ocorrer).
Em agosto já estava no curso nível II, (me senti um pouco inexperiente, pareceu muito pouco três meses de nível I). Conhecer os símbolos foi "mágico", pois logo que aprendi (no mesmo dia) apliquei muito o chokurei principalmente, o ambiente de relacionamento na minha casa mudou, minhas noites não foram as mesmas, havia uma serenidade em tudo, que considero mágica. Logo, na escola todos já sabiam que era reikiana, apesar de aplicar mais a distância para muitas colegas do matutino (só havia um dia de estudo individual em que eu ficava fora de sala com alunos).
Sou muito grata e feliz pelo grande poder da oração a distância, usando o símbolo hom sha zen sho nem, usava-o (e uso) para várias pessoas, lugares (escola e Brasil) e principalmente para meus pais e irmãos. Após o nível II e continuando até novembro (como nível III também) sentia uma coriza e um lacrimejamento grande nos momentos de autoplicação (tinha que usar lenço para limpar a coriza). Em outubro comecei a dar aula também no noturno e apliquei em vários colegas da escola, divulgando o Reiki da SME (percebi uma maior e boa receptividade dos servidores do noturno). A maioria das pessoas eram sensações de dor nas costas, cabeça ou dor crônica nos joelhos, após aplicar-lhes o Reiki, agradecia e perguntava se sentiam algo, a maioria dizia que sentia um alívio na dor ou que estava bem. No dia seguinte contavam que sentiram um sono forte, umas até dormiram em ônibus ou perderam a hora de uma compromisso.”
O nível III, foi mais intenso minha percepção como ser humano, me tornei mais forte emocionalmente e muito intuitiva. Sonho muito, muito mesmo. Antes só em 1996 tive um sonho tão intuitivo quando perdi minha vó. Hoje (nestes últimos quatro meses) houve vários sonhos que no dia ou semana seguinte se relacionava com a família ou se realizava com algum parente.
Acho que minhas plantinhas na sacada foram as que mais receberam Reiki e ficaram resistentes ao calor forte daqueles meses. Quando as vejo, elas servem para eu me animar e aumentar minha fé, quando sinto aquele "desanimo"das coisas da vida. Elas são como testemunhas para a percepção do Reiki em outros seres. A cadela de minha irmã sempre diminui as coceiras numa perna quando recebe o Reiki.
Minha família (principalmente irmãos) é um dos maiores motivos para continuar com o Reiki na minha vida, os problemas que temos me deixaram nos anos anteriores muito deprimida e sem esperanças reais neste grande planeta Terra. Tenho dois irmãos com problemas sérios de saúde de vida social, além de serem pessoas solitárias demais, isto me dói muito. Envio Reiki a eles a distância, o que traz um pouco de tranquilidade. Acredito que se esta Energia Vital estiver sempre ao nosso alcance, poderemos conviver com aceitabilidade e harmonia. Sugiro mais encontros, se possível de reikianos, no dia seguinte ao primeiro recebi uma grande graça em casa.
Neste mês de Fevereiro e Março estou um pouco estranha, ao mesmo tempo que tenho consciência da grandiosidade do Reiki na minha vida, tenho uma "preguiça" de me auto aplicar, prefiro aplicar nos outros, esqueço das posições de autoaplicação em mim, e para digitar este relatório foi um sacrifício ligar o computador. Apesar de usá-lo quase todos os dias para planejar aula ou estudar. Gostaria de receber Reiki, pois ainda não tive nenhuma oportunidade de receber presencialmente.
Estou muito satisfeita com o nível III, mas quero, neste relatório pedir para fazer o mestrado em Reiki, se assim for adequado ou permitido. Não sei que transformações podem ocorrer comigo, mas acredito que muitas bênção vão ocorrer se eu continuar a prática do Reiki em mim e nos outros.
Obrigada por tudo Genivalda, você além de especial é pessoa que tornou possível esta evolução em minha vida. Com sinceros e profundos agradecimentos, tenho você nos meus sentimentos e no meu caderno de Reiki.
Um abraço Fraterno,Elvira Maria dos Santos.
Goiânia, 11 de março de 2016.

Relato 2- Ao iniciar este documento senti a necessidade de reconstruí a linha histórica dessa energia divina em minha vida. Para chegar neste momento especifico fica aqui uma previa de quem sou. Nasci em 1967, primeira filha de uma linhagem de três meninas, de família humilde, pais separados, mãe professora e muito dedicada as filhas. Atualmente sou professora, casada tenho três filhos e uma filha, todos adultos, trabalho em duas redes públicas municipal de ensino na área da educação em especifico com a educação inclusiva e amo meu o que faço.
Retomando ao foco deste trabalho que visa relatar fatos que me constituíram como reikiana que sou, e ainda pleitear uma vaga no mestrado em Reiki Usui Tibetano Karuna. Diria que tudo começou em janeiro de 2002, dia 03 meu sogro que era uma pessoa presente em meu lar faleceu, logo após dia 16 minha querida mãezinha também foi para o plano espiritual. E eu que tinha o diagnóstico de fibromialgia desde 2000, e estava sempre cheia de dores, de repente perdi totalmente o chão cai em um processo depressivo de perda de identidade, não conseguia nem sentar na cama sem a ajuda de alguém, minha voz soava tão alta dentro de mim que era impossível comunicar, pois as pessoas pediam que repetisse várias vezes para entender o que eu dizia e isso sugava minha energia, também entrava em pânico com barulhos e várias pessoas juntos. Então em uma tarde recebi a visita da minha comadre Shila, que ao me ver naquela situação foi e voltou logo no dia seguinte me convidou a conhecer uma psicóloga que segundo ela trabalhava com técnicas inovadora e uma delas era o REIKI, e que ela iria me atender no seu horário de almoço, então aceitei e lá fui eu conhecer Maria Luiza, pessoa maravilhosa que fez toda diferença na minha vida me apresentando o Reiki.
Desta forma iniciei meu contato com o Reiki em dias alternados, ela me aplicava no seu horário de almoço e o resultado foi divino e imediato, as técnicas de respiração o contato com as cores e a energia em forma de luz mudaram a minha vida, com pouco tempo fui retomando meus afazeres mais simples, a fobia social demorou um pouco mais, mas também foi extinta da minha vida. Deste processo surgiu o desejo de conhecer melhor o Reiki, mas me esbarrava na questão financeira, no meio em que estava ele era de alto custo o que me impediu de fazer parte deste estudo.
Mas em 2007, mesmo com o valor alto surgiu a oportunidade e não sei como acredito que por uma força maior, de repente o dinheiro que quase ao dava para as despesas sobrou a quantia necessária para iniciar no Reiki 1. Priorizei este evento mesmo com valor alto e em uma manhã de domingo reunida com pessoas de luz realizei o que parecia sonho, após a iniciação passei a aplicar nas amigas no ambiente de trabalho, nos filhos, nas minhas cadelas e principalmente em mim todas as noites. A magia de sentir e visualizar as luzes fazendo parte de mim, os calores das mãos ao aplicar nos outros fizeram parte da minha rotina de vida sentia que eu não era mais somente eu. Havia me tornado uma pessoa sem pressa de viver mais coerente e procurada pelas amigas para ajudá-las em seus conflitos. Me sentia iluminada e muito grata pois minha vida transformara.
Por várias vezes surgiram convites para fazer o nível 2 e 3, porem valores exorbitantes me impediram. E acabei me acomodando com nível 1. Nesse processo vieram duvidas, incertezas. Elas surgiram após ver uma de minhas cadelinhas adoentada e eu aplicava Reiki parecia que ela melhorava e depois decaia novamente e acabou não resistindo e morreu, me senti culpada, responsável, por acreditar que tinha feito mal a ela e para me deixar com mais dúvidas o mesmo aconteceu com duas orquídeas que havia ganhado. Cheguei a pensar que estava sendo provada e então com o pensamento de não fazer mal a ninguém continuei aplicando somente em mim e sempre atenta a encontrar alguém que me ajudasse a entender todo aquele emaranhado.
Neste tempo que perdurou longos oito anos de altos e baixos, continuei com as meditações e aplicações discretas, o sonho estava ali a espera de soluções, até o dia que cheguei na escola e sobre a mesa da sala dos professores havia um oficio de cursos, então como de costume foliei para tomar ciência dos cursos oferecidos e um por um, acredito que somando eram uns seis cursos diferentes, cheguei ao curso de Reiki nível 1 ofertados gratuitamente pela rede municipal de Goiânia, pensei que estava equivocada, entrei no site sugerido no oficio e tão logo me dei conta que estava inscrita para o Reiki nível 1 com a mestra Genivalda. Neste momento me senti conduzida por uma força maior que me adentrava em uma explosão de sentimentos indefinidos.
Desta forma o Reiki tomou conta do meu ser, sonho e realidade foram se fundindo a cada passo de formação, de autoconhecimento, ser instrumento de luz, amor, poder ajudar o outro me conduziu a certeza de que este vai além do meu objetivo de vida este é o motivo de eu estar neste universo, de fazer parte dele e servi-lo em prol do bem, do ser totalmente amor. Universos e seres interligados pelo amor supremo pela força da vida, é assim que me sinto hoje, um ser iluminado a disposição do universo, a disposição do amor, da luz da casa do pai e a disposição do outro que de alguma forma necessita de paz e de se encontrar.
2015, ano em que a luz reikiana prevaleceu em minha vida, após ser iniciada no Reiki Usui Tibetano Karuna nos níveis 1,2 e 3, compreendi que sou apenas instrumento desta energia inteligente, independente e superior que só faz o bem. Ter ciência desta realidade me conduziu a retomar minhas ações diante as necessidades que surgem diante de mim e me conduz a ser responsável pela parte que me é apresentada no dia a dia.
Quero relatar fatos que foram alterados pela energia do Reiki que aplico todos os dias. Como já mencionei ter fibromialgia diagnosticada em 2000, então fazia uso de vários medicamentos, bebia no mínimo 5 comprimidos diferenciados por dia, em 2011, em uma consulta com um novo psiquiatra ele suspeitou e investigou fechando o diagnosticado transtorno bipolar mudando para somente 2 medicamentos ao dia, um grande avanço que controlou muito bem as crises de dores e sensações de fraqueza falta de ânimo. Estava satisfeita, mas, tão logo o Reiki nível 3, passou a fazer parte da minha vida, muitas mudanças ocorreram e uma delas foi surpreendente, quando me dei conta já não estava tomando um dos medicamentos a mais de semana e não senti necessidades dele, uma vitória que estou vivenciando a uns quatro meses.
Outro fato interessante é que moro em Trindade e trabalho no turno matutino em Goiânia em uma escola da rede pública municipal, neste trajeto diário comecei a observar que toda manhã havia sempre muitos acidentes em especial com motoqueiros e animais mortos na pista Go 060, neste trecho que eu percorria. Com toda esta situação me incomodando, ouvi um amigo reikiano dizer que de alguma forma somos responsáveis pelo que acontece próximo a nós. Não hesitei em começar a aplicar o Reiki toda a manhã nesta região especifica, e como um toque de mágica as situações de acidentes neste horário se tornaram raras e com mínimo de gravidade. Mais uma vez fui tocada para minha tarefa e responsabilidade enquanto reikana, ela vai além do que se pode imaginar. Com este fato não tive a oportunidade de coletar dados e realizar comparativos, mas, acredito que se o fizer os resultados serão surpreendentes.
Outra experiência com reiki e animais. Tenho sete cadelas e entre elas uma com raça indefinida, filha de pastor com rottweiler, hoje ela tem aproximadamente três anos. No primeiro ano de vida dela foi tranquilo ela não teve cio o que não é normal, até aí tranquilo, mas quando ele veio fiquei desorientada com a hemorragia, ficou quase trinta dias e sangrava muito, levei ao veterinário exames foram feitos muitos remédios e não resolveram o problema. Após cada seis meses todo esse sofrimento retornava e ela já estava bem decadente. Ocorreu que o ultimo cio dela em 2015 eu já estava iniciada no nível 3, e me senti segura para fazer o tratamento com ela sem remorso ou culpa caso ela não resistisse. Aplicava Reiki todos os dias nela e no terceiro dia o sangramento se normalizou e continuei aplicando Reiki por quinze dias, ela restabeleceu, engordou e hoje está muito bem. Nesta experiência era incrível perceber o quanto ela gosta de receber o Reiki e que sempre sabe quando começo aplicá-lo nela.
Somos construídos por erros e acertos e foi nesta situação que vou relatar que por um momento de aplicação de Reiki a minha intenção trouxe desconfortos futuros, veja como foi. Ganhei uma potra de presente do meu marido em um leilão da igreja católica em Campestre de Goiás, ela é muito linda e eu a batizei com o nome de Rubi. Quando ela chegou na chácara percebemos que estava infestada de carrapatos, fizemos o tratamento com vermífugos e carrapaticidas, procedimento normal. Mas eu sem malícia nenhuma apliquei o Reiki nela e também na chácara e neste segundo momento coloquei a intenção de que tudo na chácara que tivesse vida prosperasse, o resultado foi imediato ouvi das pessoas que estavam lá, que os pássaros estavam em festa, muitas borboletas, cigarras e as plantas mesmo sem vento pareciam estar em festa. Foi aí que sem pensar utilizei erroneamente o Reiki. Pois os carrapatos da potra se multiplicaram rapidamente e não havia nada nem remédios que desse jeito, foi quando me toquei do que havia feito, de certa forma havia utilizado erroneamente o Reiki, e agora o que fazer? Como utilizar o Reiki e reverter a situação uma vez que ele não é mal então poderia ser usado para matar e acabar com os carrapatos. Os remédios não faziam diferença. A culpa veio sabotar o Reiki em mim. Mas em busca de compreender o que havia feito me envolvi com algumas leituras e vídeos sugeridos por minha Mestra, a quem sou imensamente grata, e nestes momentos de formação nos estudos diários, descobri a glândula timo responsável pela imunidade reagindo com a produção de células de defesa, então comecei a potencializá-la com o Reiki presente e a distância. A situação foi controlada os carrapatos diminuíram já estão quase acabando, ela engordou e o mais incrível é a nossa relação construída durante aplicação de Reiki, ela saia de sai de onde estiver e vem próximo de mim e fica esperando como se soubesse, sentisse que é bom para ela. Gosto de desafios e este foi um deles, não permitir ser sabotada.
Como já relatei trabalho na rede pública municipal sou professora readaptada, então faço um trabalho com os alunos que tem dificuldades de aprendizagem. Mas o desafio maior é quando encontramos nestes alunos comportamentos atípicos como de um aluno que no ano passado agredia professores, coordenadores com palavras e gestos obscenos e colegas até com agressão física, o conselho tutelar foi acionado e o aluno acabou por se tornar muito ausente no ambiente escolar. Tão logo iniciou o ano de 2016, ele apareceu, os conflitos ressurgiram e ele se negava entrar para a sala, sua mãe ficava sem saber o que fazer e acabava indo embora e deixando ele no pátio sempre vestido com uma blusa de frio com capuz na cabeça e chorando e emburrado e muitas vezes não entrava para a sala de aula. Ele é aluno de F, 11 anos e não é alfabetizado, em casa por longos anos presenciou agressões verbais e física do seu pai contra sua mãe e são evangélicos.
Citei a opção religiosa por ser o motivo que me impedia de chegar na mãe e oferecer o Reiki. Mas observando a situação e inconformada com ela pedi licença ao eu superior da criança, da mãe e da família e apliquei o Reiki, cheguei perto dele e coloquei a minha mão sobre a cabeça dele que surpreendentemente não relutou, cumprimentei questionando se estava bem. Cheguei a sua frente e perguntei se precisava de ajuda para ir para a sala, ele aceitou e fomos em silêncio, ele entrou com o capuz na cabeça sentou e deitou na carteira e dormiu, quase na hora do lanche fui ver como estava e novamente a reclamação da professora de que ele não fazia nada só dormia. Ficamos assim por uma semana o mesmo ritual, na semana seguinte conversei com ele novamente perguntei se estava tudo bem e disse que sim, ofereci ajuda nas atividades ele aceitou, então pedi para a professora me emprestá-lo por um tempo, sentamos em uma mesa que tem no pátio conversamos sobre as atividades de sala e as dificuldades que ele sentia, dentre elas não sabe ler nem escrever. Direcionamos os atendimentos três vezes na semana para a leitura e a escrita. Atualmente ele chega entra para a sala não usa a blusa de capuz, realiza as atividades agora sorri e nos atendimentos que fazemos seu desenvolvimento na leitura e a escrita tem fluido bem com grandes avanços. Continuo aplicando reiki na família e é possível ver que ele está com outro semblante e atitudes bem diferentes, sua nova postura foi notada pelos professores, coordenadores e colegas.
Este último caso que relatei direcionou meus olhares as demais crianças com conflitos que temos dentro da escola, seus desenvolvimentos na aprendizagem e sua construção enquanto sujeito social. Foi então que veio a questão, qual seria a função do Reiki na construção social destes sujeitos? O reikiano poderia usar o Reiki no ambiente escolar sem o conhecimento e consentimento dos pais? Duas razoes me conduzem a acreditar positivamente, a primeira é simplesmente que o Reiki é energia universal ilimitada, pura de paz, amor e luz, um sistema natural de equilibrar a energia individual de ajudar na cura e formação dos sujeitos e o outro é que somos responsáveis pelo que acontece próximo a nós, tomando como base esses fatores e como reikiana não posso e não consigo ficar alheia a situação. Mas acredito estar aqui diante de uma questão que envolve a prática das políticas públicas, discussões com a comunidade envolvida em busca de consolidar e legalizar esta prática que prevê serenidade, bem-estar e saúde na formação do sujeito, considerando aqui todos nós envolvidos.
Diante tais experiências com o Reiki que foram relatadas e outras não relatadas, só posso concluir que minha tarefa neste universo é servir de condutor a essa energia é ser instrumento de paz, luz e amor em prol do universo, aceitar essa força maior que conduz e direcionam minha vida. Ser reikiana é aceitar essa responsabilidade de ser paz, luz e amor sempre, para todos que necessitem e em todo lugar, melhor dizendo aceitar o Reiki como opção de vida. Dessa forma me coloco inteiramente a disposição do mestrado em Reiki Usui Tibetano Karuna, acredito estar preparada para esta nova caminhada. Aluna: Iolanda Alves Fernandes Ferro

Relato 3. Eu, professor Claudio José da Silva, já a alguns anos venho estudando sobre a medicina complementar e no ano passado tive a oportunidade de realizar pela CEMAPE/Epaz os três níveis de Reiki, e durante meus estudos e iniciações passei a auto aplicar o Reiki e aplicar também em meus colegas.
Hoje em dia sou procurado semanalmente por em média duas ou três pessoas para receberem Reiki por situações diversas, tais como: inicio de depressão, reestabelecimento de saúde, dores de cabeça, angustia, pedidos para saúde de animais de estimação, dentre outros...
Os pedidos iniciais foram mais por curiosidade e quando perceberam os resultados acontecendo em suas vidas eles passaram a encarar o Reiki com a seriedade que ele merece e a divulgar aos colegas esses resultados.
Os funcionários do matutino me pediram para fazer uma apresentação, do que vira a ser o Reiki e seus benefícios, durante o recreio (que neste dia seria um recreio um pouco maior) para tirar as dúvidas de muitos que estavam em busca de algumas respostas.
Encantei-me com o Reiki e tenho utilizado o esta dádiva em minha vida (auto aplicação) e de meus familiares e isso tem me melhorado a conexão comigo mesmo e com o sagrado, trazendo vitalidade e equilíbrio.
O grupo onde cultuo o Sagrado tem grande interesse em oferecer o Reiki as pessoas que nos procura e levei este embrião para nosso grupo estamos discutindo as relações entre o que acreditamos e o Reiki para oferecer esta terapêutica de forma regular aos necessitados.
Tenho sentido forte apelo de minha alma para mergulhar ainda mais profundamente neste modo de vida, no intuito de ajudar as pessoas nas três dimensões: Profissional, contribuído na implantação, discussão e disseminação de politicas públicas voltadas para as praticas integrativas complementares. Pessoal, buscando incessantemente o equilíbrio e desenvolvimento positivo dos três níveis de saúde (mental, emocional e espiritual). Religioso, amar e ajudar o próximo através da manipulação desta esplendida energia emanado do Universo.
Finalizo este relato e pedido de aceite agradecendo a Genivalda por trazer luz a minha vida não só através do Reiki, mas pela incansável atitude de lutar pelo que acredita.
Claudio José da Silva
Só por hoje,
Não se irrite,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe arduamente,
Seja bondoso com os outros
_________________________________________________________________





Monografia sobre Reiki no Sus


REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REIKI NO SUS
Esta monografia foi ajustada para a publicação neste site, de forma que não mantém a configuração original.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO PÚBLICA EM SAÚDE
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O USO DO REIKI NO SUS
ARTIGO DE ESPECIALIZAÇÃO
Ruth Vanize Camargo Stumm
São Francisco de Paula, RS, Brasil – 2012
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O USO DO REIKI NO SUS
Ruth Vanize Camargo Stumm
Artigo apresentado ao Curso de Especialização em Gestão da Organização Pública em Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria/ Universidade Aberta do Brasil (UFSM/UAB), como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde.
Orientadora: Profª. Liamara Denise Ubessi
Co-orientador: Prof. Ricardo Viana Martins
São Francisco de Paula, RS, Brasil – 2012
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Aberta do Brasil
Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde
A comissão examinadora, abaixo assinada, aprova o artigo de especialização.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O USO DO REIKE NO SUS
elaborado por Ruth Vanize Camargo Stumm
Como requisito parcial para a obtenção do grau de
Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde
COMISSÃO EXAMINADORA:
Msc. Liamara Denise Ubessi – UFSM
(Presidente/Orientador)
Dr. Ricardo Vianna Martins – UFSM
(Membro da Banca)
Dra. Sarita Teresinha Alves Amaro – UFSM
(Membro da Banca)
Dra. Liane Beatriz Righi – UFSM
(Membro da Banca Suplente)
 São Francisco de Paula, RS, 14 de dezembro de 2012.
RESUMO
O uso do Reiki no SUS pode acarretar bem-estar na vida dos usuários. Há mobilização por parte dos Reikiano em difundir a prática em hospitais e unidades básicas de saúde. Este trabalho objetiva verificar através de levantamento bibliográfico, o uso do Reiki em usuários dos serviços públicos de saúde, principalmente na atenção básica. Constata-se que cada vez mais estão buscando aplicar Reiki para melhorar a qualidade de vida do usuário. Percebe-se também a importância de oferecer aos gestores o conhecimento e capacitar os profissionais da saúde para interagir no cuidado a saúde pública. Reiki é uma prática centenária em terapia holística, sendo necessário o aumento de sua utilização nos hospitais públicos.
Palavra-chave: Reiki, Hospitais Públicos, Terapia Complementares.
REVIEW ON THE USE OF REIKI IN SUS
Abstract: The use of Reiki on SUS may cause welfare in the lives of users. The remobilization by the Reiki to spread the practice in hospitals and basic health units. This work aims to Verify through literature, the use of Reiki on users of public health services, especially in basic care. It appears that increasingly are seeking to apply Reiki to improve the quality of life of user. One can also see the importance of offering for managers the knowledge and empower health professionals to interact in public health care. Reiki is a centennial practice in holistic therapy, necessitating an increase in their use in public hospitals.
Keyword: Reiki; Public Hospitals; Complementary Therapy
Introdução
O Sistema Único de Saúde (SUS) se organiza em redes de saúde e tem na Atenção Básica o lugar de gestão do cuidado em saúde (GÖTTEMS e PIRES, 2009).  A Atenção Básica consiste em um conjunto de ações de saúde como promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, tentando reduzir as internações (BRASIL, 2011). Para integralidade em saúde é necessário ampliar na prática do cotidiano do SUS, o conceito de saúde para além de somente ausência de doença e a clínica do cuidado que não se reduza a biomedicina. Para isso é necessário o trabalho em equipe que permite composições que qualificam a atenção em saúde ao usuário e o processo de trabalho em saúde. Nesse contexto de Atenção Básica, deve-se mencionar o conceito de Clínica Ampliada (CUNHA, 2004).
Segundo Cunha (2004) a Clinica Ampliada é um novo modelo que quebra paradigmas na atenção básica. No modelo atual não há participação e sim imposição da cura, onde o sujeito fica subordinado ao pode de decisão do corpo clínico, sem escolha participativa de terapias alternativas. A Clínica Ampliada propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de auxiliar o usuário não apenas no combate às doenças, mas também na transformação do indivíduo, fazendo com que a doença não seja um empecilho para realizar outras atividades na sua vida (BRASIL, 2004). O gestor tem a tarefa de buscar a sincronia entre o usuário e a equipe de saúde, dando ênfase ao diálogo e ofertando outras formas de tratamento (CARVALHO e BARBOSA, 2010).
Também no cuidado, pode contribuir nesta perspectiva, o uso de outras práticas em saúde, como no caso as integrativas e complementares, as quais consistem em um sistema envolvendo mecanismos de prevenção, de promoção e de recuperação da saúde (BARROS et al. 2007). Estas práticas podem contribuir para a mudança de modelos de atenção e gestão em saúde, como oferta de outra possibilidade de cuidado que não seja somente consulta, fármacos e exames.
Para uma integração na saúde pública, o Ministério da Saúde em 2006, aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS (BRASIL, 2006), dando abertura para serem realizadas experiências, além da necessidade de se conhecer e apoiar práticas que já estão ocorrendo em alguns hospitais e unidades de saúde, nos estados e municípios (BARROS et al., 2007). A PNPIC oportuniza aos gestores e profissionais da saúde o uso do Reiki como instrumento terapêutico e alternativo que tende a contribuir com a minimização da vivência de estresse e do medo, e proporcionar bem-estar aos usuários.
Com essa abertura, o SUS incentiva à adoção de novos métodos terapêuticos, busca humanizar as práticas de saúde e abre portas para que as terapias alternativas e holísticas possam ser utilizadas, como é o caso do Reiki. Esta prática consiste em uma técnica de cura através dos toques das mãos, que proporciona o equilíbrio e a harmonia, sendo um processo simples e prático. Reiki é a expressão do amor incondicional (BRENNA, 2006).
De acordo com Oliver Klatt e Norbert Lindner (2009), na ciência a ação tem que se basear no conhecimento, não basta movimentar-se apenas no plano da experiência pessoal. Para que um método terapêutico consiga alcançar o reconhecimento social, este deverá ter sua eficácia comprovada por estudos científicos, além de serem pesquisadas as causas com bases na percepção e na razão.
Os procedimentos terapêuticos utilizados atualmente tiveram início na Era do Iluminismo, quando a medicina tradicional carecia de farmacologias alopáticas potentes e indústrias globalizadas. Atualmente, com o estresse e outras psicopatologias, as pesquisas científicas a respeito das terapias complementares se intensificaram (KLATT e LINDNER, 2009). Cada vez mais esses procedimentos, como o Reiki, por exemplo, estão sendo introduzidos nos sistemas de saúde como práticas terapêuticas complementares.
No Brasil, o Reiki tem se difundido entre os diversos profissionais da área da saúde (KLATT e LINDNER, 2009). Pelo exposto, no que se refere ao uso de práticas integrativas e complementares em saúde, no caso o Reiki, este estudo tem como objetivo discutir o que tem sido publicado em periódicos nacionais e internacionais sobre o uso do Reiki em usuários dos serviços públicos de saúde, principalmente na atenção básica. Os resultados deste estudo podem introduzir o uso do Reiki na ampliação da clínica, conforme o entendimento da equipe de saúde, gestão e usuários, bem como contribuir para acadêmicos, educadores no cuidado em saúde.
Metodologia
Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica, de caráter descritivo no que se refere artigos completos publicados em periódicos nos últimos dez anos (2002-2012) sobre o uso do Reiki em usuários dos serviços públicos de saúde, principalmente na atenção básica.
A pesquisa bibliográfica, segundo Lima e Mioto (2007) possibilita a fundamentação teórica no levantamento das informações contidas na bibliografia, assessorando na análise crítica, na reflexão e na proposta de soluções.
A busca foi realizada na base de dados do SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e sites especializados em livros. A coleta dos dados ocorreu no período de agosto a outubro de 2012. Foram utilizadas como palavras chaves: ‘Reiki’ e ‘práticas integrativas e complementares’ no SUS.
Os artigos e livros avaliados foram selecionados a partir de análise criteriosa, relacionados com a utilização do Reiki como prática alternativa e complementar no SUS, nos idiomas português, inglês e espanhol e excluindo os encontrados em mais de uma fonte. Os mesmos foram sistematizados para melhor compreensão dos resultados e apresentados em tabela anexa (Anexo A) e de forma descritiva, segundo título, periódico, autores e formação acadêmica, objetivo, metodologia e resultado. Da bibliografia encontrada, conseguiu-se identificar artigos sobre ‘Reiki’ e ‘práticas integrativas e complementares’ em uso no SUS.
Resultados e discussões
Com base no banco de dados do Scielo, foram encontrados seis artigos com a palavra-chave Reiki, sendo três referentes ao objeto de estudo. Em relação às práticas integrativas e complementares no SUS, foram encontrados 11 artigos, sendo dois artigos relacionados com o tema. Quanto ao banco de dados de teses e dissertações, foram encontradas três dissertações de mestrado e uma dissertação localizada no site da Associação Médico-Espírita do Brasil (Associação Médico-Espírita do Brasil, 2012).
Na base de dados de livros foram encontrados 187 livros referentes ao Reiki, sendo destes, 20 na língua espanhola, 107 na língua inglesa e 60 em português. Grande parte destes livros são guias para praticantes que apresentam um conhecimento detalhado do Reiki e seus modos de aplicação, sendo que um deles apresenta relatos e experiências de médicos que utilizam o Reiki na cura de seus usuários. Desta forma, serão utilizados 5 artigos, 4 dissertações de mestrado e 3 livros para a análise do tema, onde em anexo é apresentado o quadro com a ficha de análise.
Pesquisas com Reiki e outras práticas terapêuticas estão sendo feitas e têm provado não somente a existência do conceito, mas a sua eficácia. Diaz-Rodriguez e colaboradores (2011) investigaram os efeitos imediatos na imunoglobulina A salivar (IgAs), na atividade de α-amilase e na pressão arterial, após a aplicação de Reiki em enfermeiras que sofrem da síndrome de Burnout. Os testes foram realizados com dezoito enfermeiras e os autores concluíram que uma sessão de Reiki de 30 minutos melhorou a resposta de IgAs e da pressão arterial de forma imediata em enfermeiras com síndrome de Burnout.
O psicobiólogo Ricardo Oliveira (2003), na dissertação de mestrado, avaliou o tratamento com Reiki em camundongos acometidos de câncer. Os camundongos foram divididos em três grupos: o grupo controle (não recebeu nenhum tipo de tratamento), o grupo “controle-luva” (recebeu imposição com um par de luvas preso a cabos de madeira) e o grupo impostação (recebeu o tratamento tradicional pelas mãos da mesma pessoa). Os resultados obtidos mostraram que nos animais pertencentes ao grupo impostação, os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado a capacidade de reconhecer as células cancerígenas.
Ricardo Garé (2008) também estudou os efeitos da influência do Reiki na evolução do granuloma induzido experimentalmente pela inoculação do BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) em hamsters e em camundongos portadores de tumor. Com base nos resultados, o autor concluiu que houve uma diminuição do granuloma induzido e um aumento da taxa de sobrevida nos animais tratados com Reiki.
Letícia Franco e colaboradores (2011) avaliaram a produção bibliográfica referente às terapias alternativas utilizadas para o tratamento da dor neuropática diabética. Os autores concluíram com base nos 13 artigos selecionados que as terapias alternativas (acupuntura, Reiki, foto estimulação, estimulação eletromagnética neural, elétrica e terapia a laser) estão sendo utilizadas com a finalidade de aliviar a dor, entretanto, não há concordância sobre a eficácia desses tipos de práticas.
Em outro trabalho, Luiza Gentil (2010) e colaboradores estudaram o emprego de terapias complementares por mães em seus filhos. Das 202 mães entrevistadas, 177 utilizavam as terapias alternativas, sendo as mais citadas: chá, benzimento e simpatia. O percentual de mães que empregavam o Reiki foi de 1,5%. As autoras evidenciaram que houve percepção de melhora na maioria das terapias utilizadas.
Paula Babenko (2004), em sua dissertação de mestrado, faz uma avaliação do Reiki como prática alternativa na cidade de Campinas no estado de São Paulo. A autora menciona que está ocorrendo uma reestruturação dos serviços de saúde, principalmente na área da psicologia, onde passa a empregar o Reiki na prática clínica.
Em outra dissertação de mestrado, Francisca Teixeira (2009) faz uma comparação da cura através da imposição das mãos em três tipos de práticas, através do Reiki, do passe espírita e do johrei messiânico. Ela verificou que nas práticas utilizadas pelas três instituições há uma grande preocupação de que seus praticantes mantenham o equilíbrio energético do corpo (físico e mental). No livro de autoria de Oliver Klatt e Norbert Lindner (2009) descrevem baseados em relatos, experiências de médicos, trabalhos científicos e artigos, de como a medicina energética e a medicina clássica se completam, apontando os excelentes resultados nos campos da fisioterapia e psiconeuroimunologia. Os autores também apontam pontos positivos quando utilizado Reiki para o auxílio nas terapias contra o câncer.
Bárbara Brennan (2006) também descreve um guia para a cura através do campo de energia humana, permitindo que o usuário autocompreenda seus processos físicos e emocionais, onde a arte da cura se concentra nos meios físicos e metafísicos com o intuito de apresentar as variações do campo de energia humana na medida em que esta energia se relaciona com as funções da personalidade do usuário. Upanishad Kessler (2002) enfatiza também que o Reiki é uma arte de cura através do toque das mãos, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre o Reiki no Brasil, demonstrando a importância e o significado dos valores e das técnicas orientais para a cura da saúde física e mental.
Mônica Trovo et al. (2003) discutem em seu artigo o conhecimento, a utilização e reconhecimento de terapias alternativas pelo alunos de enfermagem. Os resultados indicaram que o conhecimento dos alunos de enfermagem sobre o assunto é do senso comum, não acadêmico, onde poucos são os alunos que utilizam as técnicas complementares em seu trabalho.
Segundo Tesser e Barros (2008) as terapias do Reiki quando usadas juntamente com práticas da biomedicina, são chamadas de práticas complementares; quando usadas no lugar de uma prática biomédica são chamadas de técnicas alternativas e quando utilizadas conjuntamente baseada em avaliações científicas de segurança e eficácia de boa qualidade são denominadas de práticas integrativas.
As práticas do Reiki estão sendo aplicadas em hospitais. No Grupo Hospital Conceição, em Porto Alegre, os voluntários aplicadores de Reiki atuam na emergência, no banco de sangue, na hemodiálise, na unidade de atenção aos adolescentes, entre outras áreas (GRUPO HOSPITLAR CONCEIÇÃO, 2012). Na Bahia, os profissionais de saúde do Hospital Santa Izabel, usam a técnica oriental para reduzir o tempo de internação, da mesma forma que em Recife, a Policlínica Gouveia de Barros oferece a terapia para seus usuários.
O Hospital de Base do Distrito Federal é um dos mais elogiados da América Latina e o atendimento com Reiki se expandiu pelo hospital, sendo uma realidade nas áreas de neurocirurgia, ambulatório, fisioterapia, pediatria, cardiologia, entre outras. Em Fortaleza, o Hospital Distrital Gonzaga Mota criou um setor de práticas integrativas e complementares para atender a todos os usuários do SUS (ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REIKI, 2012).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) analisa os efeitos terapêuticos do Reiki, onde os estudos em hospitais mostraram resultados satisfatórios em relação às técnicas de Reiki no combate ao estresse, diabetes, esclerose múltiplas, doenças reumatológicas, queimaduras, fraturas, supressão da dor e dos efeitos secundários de tratamentos como a quimioterapia e radioterapia, além da diminuição da ansiedade, proporcionando maior conforto emocional no combate das doenças (ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REIKI, 2012).
Através das pesquisas realizadas, verifica-se que as técnicas de Reiki ocasionam de forma geral, benefícios para a saúde da população, desta forma os gestores podem estar alicerçados nas normas do PNPIC para viabilizar este método a todos os usuários do SUS. Portanto, com intuito de viabilizar essas técnicas para grande parte da população, a participação em programas de saúde pública e de serviços assistenciais, tende a facilitar o entendimento do funcionamento dessa prática e articular a produção de serviços de saúde com a rede de relações da sua organização e com o ambiente hospitalar, suprindo assim as necessidades da comunidade (Carvalho e Barbosa, 2010).
O modelo tradicional do SUS de atenção à saúde presta atendimento básico baseado nas queixas do usuário. A consulta é feita pelos profissionais no enfoque conduzido pelo usuário, não incluindo a avaliação do contexto, do ambiente em que vive o usuário e, além disso, não há valorização da informação da promoção de saúde, inviabilizando as intervenções preventivas (Carvalho e Barbosa, 2010).
Como visto nas experiências acima citadas, há uma percepção de que as terapias alternativas potencializam a possibilidade de cura, sendo um tratamento auxiliar não dispendioso, requerendo, no caso do Reiki apenas a imposição das mãos do Reikiano. Com o advento de políticas nacionais no SUS que promovem cuidados integrativos e complementares é oportuno aprofundar a análise da dimensão sociocultural e da eficácia terapêutica desses métodos, bem como compreender o lugar que a medicina complementar vem assumindo ao se tornar serviço disponível ao usuário do SUS.
Considerações finais
O estudo responde ao objetivo do estudo por elucidar o uso do Reiki no SUS. Poucas publicações no que se refere ao uso do Reiki no SUS, mostra que ainda não é uma prática incorporada do cotidiano dos serviços de atenção básica e sim em âmbito hospitalar. Do mesmo modo, autores atentam para os efeitos do Reiki no cuidado e na gestão, como forma de ampliar oferta de serviços, a clínica e avançar na ruptura com o modelo tradicional de produção de saúde da queixa, consulta e fármaco para outras possibilidades terapêuticas, como a escuta, o Reiki e outras práticas complementares.
As práticas integrativas e complementares possibilitam ao indivíduo o acesso a outras terapias. O processo é a descoberta do usuário com o tratamento de sua escolha, alicerçado pela orientação dos profissionais da saúde. Cabe ao gestor em saúde publica a autonomia de dar respaldo para trabalhadores de saúde e o aceite do usuário na escolha de sua terapia. Não se pode uniformizar propostas terapêuticas, mas mostrar ao usuário suas opções que conduz a resultados e o Reiki é uma delas. No entanto, observa-se que a evidência de sua efetividade ainda é restrita, ressaltando a importância de novos estudos na área.
A partir de estudos realizados por diversos pesquisadores que tratam de assuntos relacionados com a atividade da medicina terapêutica, o Reiki e fundamento importante de equilíbrio do indivíduo tem possibilitado minimizar os problemas encontrados nos pontos energéticos que influenciam a saúde corporal e psíquica. A introdução do Reiki nas práticas sanitárias é uma forma de tencionar a hegemonia tradicional presente no cuidado.
Referências
ASSOCIAÇÃO DOS MESTRES E TERAPEUTAS REIKI. Disponível em: <http://www.mestres.org>. Acesso em: 29 out. 2012.
ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO BRASIL- AME-BRASIL. Disponível em: <http://www.amebrasil.org.br>. Acesso em: 25 out. 2012.
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REIKI. Disponível em: <http:www.associacaoportuguesadereiki.com>. Acesso em: 29 out. 2012.
BABENKO P. C. Reiki: um estudo localizado sobre terapias, ideologia e estilo de vida. 2004. 125f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
BARROS N. F. et. al  Política Nacional de Práticas Integrativas e complementares no SUS: Passos para o pluralismo na saúde. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n.12, p.3066-3067, dez. 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: a clínica ampliada – (Série B. Textos Básicos de Saúde), Brasília, 2004, 18 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 971, de 03 de maio de 2006. Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Brasília, DF, 3 mai. 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família e o Programa de Agentes Comunitário da Saúde.  Brasília, DF, 21 mai. 2011.
BRENNA B. A. Mãos de Luz: um guia para a cura através do campo de energia humana. São Paulo: Pensamento, 2006. 384p.
CARVALHO A. I.; BARBOSA Pedro R. Organização e Funcionamento do SUS. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 2010. 190p.
CUNHA G. T. A construção da Clínica Ampliada na Atenção Básica. 2004, 182f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
DÍAZ-RODRIGUEZ L. et. al Uma sessão de Reiki em enfermeiras diagnosticadas com síndrome de Burnout tem efeitos benéficos sobre a concentração de IgA salivar e a pressão arterial. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 5, p. 1132-1138, set./out. 2011.
FRANCO L. C. et. al Terapias não farmacológicas no alívio da dor neuropática diabética: uma revisão bibliográfica. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 284-288, out. 2011.
GARÉ, R. R. Efeitos do Reiki na evolução do granuloma induzido através da inoculação do BCG em hamsters e do tumor ascítico de ehrlich induzido em camundongos. 2008, 63f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
GENTIL L. B. et. al Uso de terapias complementares por mães em seus filhos: estudo em um hospital universitário. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.15 supl.1, p. 1293-1299, jun. 2010.
GÖTTEMS L. B. D.; PIRES M. R. G. M. Para além da atenção básica: reorganização do SUS por meio da interseção do setor político com o econômico. Ciência e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 189-198, abr./jun. 2009.
GRUPO HOSPITAL CONCEIÇÃO. Disponível em <http//ghc.com.br>. Acesso em: 25 out. 2012.
KESSLER U. Reiki: o caminho do coração.  São Paulo: Ground, 2002. 232p.
KLATT O.; LINDNER N. O Reiki e a medicina tradicional.  São Paulo: Pensamento, 2009. 181p.
LIMA T. C. S.; MIOTO R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. spe, p. 37-44, abr. 2007.
OLIVEIRA R. M. J. Avaliação de efeitos da prática de impostação de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de camundongos machos. 2003. 96f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
TEIXEIRA F. N. B. Imposição de mãos: um estudo de religiões comparadas. 2009. 97f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009.
TESSER C. D.; BARROS N. F. Medicalização social e medicina alternativa e complementar: pluralização terapêutica do Sistema Único de Saúde. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.42, n. 5, p. 914-920, out. 2008.
TROVO M. M et al. Terapias alternativa/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 11, n. 4, p. 483-489, ago. 2003.
[1] Trabalho de conclusão de curso como requisito parcial para finalização do curso de Pós-Graduação Lato sensu em Gestão de Organização Pública em Saúde.
Aluna de pós graduação em Esp. Gestão de Organização Publica em Saúde pela  Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
b Professor na UFSM
Fonte: http://ametereiki.com.br/monografia-sobre-reiki-no-sus/



Envio de Reiki à distância funciona


reflexologia  Por José Joacir dos Santos
Mandar Reiki à distância desenvolve as habilidades sensoriais de quem envía. Essa é a conclusão a que chegou vários grupos de Reiki ao redor do mundo e também membros da Associação dos Mestres e Terapeutas Reiki. Muito antes da abertura da Copa do Mundo no Brasil, os filiados da Ametereiki começaram a mandar Reiki com o objetivo de promover a alegria e a paz nos estádios. O resultado foi surpreendente e encorajador. Essa é uma prática essencial para o desenvolvimento psíquico do Reikiano porque o praticante adquire segurança para realizar aquilo que dizia  o Mestre Mikao Usui, canalizador dessa técnica, e que foi comprovado por milhares de praticantes em todo o mundo. Sim, o envio de Reiki à distância funciona. O universo entende e acolhe a intenção  do praticante e em troca lhe fortalece em todos os sentidos sensoriais.
Por questões culturais, os ocidentais são céticos em muitas coisas, especialmente quando precisam romper a barreira da co-criatividade de que tanto falam os textos espiritualistas antigos e recentes. Mandar Reiki à distância é uma prática natural exercitada por Reikianos a partir do Nível II. O envio de energía curativa à distância também é praticado por diversas culturas ao redor do mundo, inclusive entre grupos chamados de esotéricos e por religiões mais abertas como o budismo e o espiritismo. Por que isso funciona? Por que tudo o que está na Terra está conectado com todo o universo. Somos parte integrantes da mesma fonte de amor e sabedoria.
Da mesma forma que uma latinha de cerveja supostamente inocente é jogada nas águas do mar, dos ríos, dos lagos e passa a interferir negativamente o ecosistema onde é jogada, o pensamento de todos os seres humanos interfere no bem-estar do Planeta e das Galáxias. Basta um gesto de amor para alterar a frequência do universo inteiro. A energía de Reiki interfere, acalma, harmoniza, cobre toda uma região para onde é mandada com efeitos iguais aos de uma chuva ou de quando o Sol abre sobre um lugar.
Esta prática é também auspiciosa e eficaz para o envio aos antepassados e todas as pessoas que já ultrapassaram para o outro lado da vida, assim como para eventos no futuro.
Fonte: http://ametereiki.com.br/reiki-a-distancia-funciona/


REIKI NO SUS


Dia histórico. O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União de hoje, 13 de janeiro de 2017, portaria que inclui a Terapia Reiki no Sistema Único de Saúde – SUS. É um dia muito esperado por toda a comunidade de Reiki do País e é um grande impulso para a comunidade Latino-Americana.  Isso gera uma grande responsabilidade que todos os reikianos iniciados presencialmente e por mestres credenciados estarão completamente à vontade para trabalhar. A mesma portaria também inclui outras terapias tais como: musicoterapia, naturopatia, quiropraxia, tratamento osteopático. Recentemente também foram incluidas as seguintes Práticas Integrativas de Saúde: terapia floral, ioga, massoterapia, outras práticas da Medicina Tradicional Chinesa com auriculoterapia, etc. Diante disso, os governos estaduais e municipais deverão trabalhar para implementar essas práticas nos estados e municípios e o primeiro caminho é publicar portaria nos diários oficiais de cada estado da mesma forma que o Governo Federal o fez. Isso dá um grande impulso às associações de classe, com a AMETEREIKI, porque os governos estaduais e musicipais só fornecerão alvará a quem for associado.
Fonte: http://ametereiki.com.br/reiki-no-sus/







Nenhum comentário:

Postar um comentário