GTE EPAZ/2013 - Plano de Ação e Resultados

AÇÃO FORMATIVA
1. Dados da Ação Formativa
Título
GRUPO DE TRABALHO E ESTUDO DE EDUCAÇÃO DA PAZ – GTE EPAZ (Resolução do CME nº 005)
Órgão Proponente
Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
Coordenação Geral
Departamento Pedagógico/Centro de Formação dos Profissionais da Educação/Política Articulada de Educação da Paz - EPAZ
Público
Todos os Profissionais da Educação
Número de Vagas
200 vagas, distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno – Turmas A B C D e E
Período de Realização
fevereiro a dezembro de 2013
Carga Horária
80 horas, sendo 68 horas presenciais e 12 horas não presenciais
Fonte de Recursos
Tesouro Municipal
2. Justificativa
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou no dia 27 de agosto de 2011, durante a 9ª versão da campanha Quebrando o Silêncio: Abaixo o Bullying, no Shopping Flamboyant, a Política Articulada de Educação da Paz (EPAZ). Com essa iniciativa a SME amplia as oportunidades na inclusão educacional, a garantia do sucesso escolar, qualidade de vida, a valorização profissional, o respeito à diversidade e às diferenças sociais e a promoção da justiça por meio da Educação da Paz.
Entende-se por Educação da Paz as iniciativas alusivas à cultura da paz, valores humanos, igualdade racial, direitos humanos, educação ambiental, sustentabilidade, relações humanas, ética, diálogo interreligioso e transreligioso, mediação escolar, conciliação e resolutividade de conflitos ou violências de forma pacífica, educação integral, participativa e democrática, saúde integral, qualidade de vida.
A paz é fruto de justiça, de diálogo, de partilha, de cooperação e de solidariedade. Ela se realiza com a ação das pessoas comprometidas com a educação integral do ser humano na relação consigo, com os outros e com o planeta.
Como cooperar para que a cultura da paz prevaleça? De que forma a Educação pode contribuir para a disseminação de ações pacíficas de convivência e tolerância nesses tempos difíceis e incertos? Quais as estratégias que podem ser adotadas em situações de conflitos e violências ocorridas nos ambientes escolares? Como mediar conflito nas relações humanas?
A EPAZ não é uma nova atribuição, função, competência, habilidade, papel, projeto ou programa a ser desempenhado pelo profissional da educação. A EPAZ é a educação pública nas suas prerrogativas legais, concernentes à cultura da paz, aos valores humanos, educação ambiental, garantia de oportunidades iguais, direitos humanos, sustentabilidade, prevenção a toda forma de conflito, violência ou drogadição, integração de todos os saberes e formas de vida, inclusão dos diferentes, sucesso na aprendizagem e qualidade de vida com felicidade.
A EPAZ está alicerçada na Cultura da Paz, nos Valores Humanos, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Educação Ambiental, no Desenvolvimento Sustentável, no Relatório Dellors, na Carta da Terra e na Carta de Fortaleza, bem como:
  • na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) de 06 de outubro de 1999; na Resolução 52/15 de 20 de novembro de 1997 em que proclamou o ano 2000 Ano Internacional da Cultura de Paz; e na Resolução 53/25, de 10 de novembro de 1998 em que proclamou o período 2001-2010 Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo.
  • na implementação e execução da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei 8.069 de 13.07.1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei 17.151, de 16.09.2010, que dispõe sobre medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate ao bullying em todas as escolas de educação básica, sendo pública ou privada; Lei nº 8.262, de 30 de junho 2004, que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação de Goiânia; na Lei Municipal 8.838, de 29.09.2009, que dispõe sobre a Campanha de Esclarecimento a Pais, Alunos e Professores acerca do crime de pedofilia junto aos estabelecimentos de ensino e dá outras providências; Lei Municipal 8.929, de 20 julho de 2010, que institui o dia da Cultura da Paz no Município de Goiânia e adota a Bandeira da Paz; Lei nº 9073, de 19 de setembro de 2011, que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao ‘bullying’ escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica do Município de Goiânia, e dá outras providências e demais resoluções emitidas pelo Conselho Municipal de Educação (CME).
Sendo assim, o Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz (EPAZ), pretende oportunizar momentos de reflexões sobre a realidade e potencializar as iniciativas criativas que podem construir pontes de paz nos locais de trabalho.
3. Objetivo Geral
  • Ampliar e refletir sobre as estratégias criativas de aplicação de educação da paz.
3.1. Objetivos Específicos
  • Mapear as iniciativas de cultura da paz e os tipos de conflitos e de violências presenciadas nos ambientes escolares da RME para fins de diagnóstico e mediação de conflitos nas relações humanas.
  • Promover trocas de experiências, a fim de divulgar e potencializar as experiências exitosas e projetos desenvolvidos, referentes à Educação da Paz (EPAZ).
  • Conhecer, analisar e propor instrumentos sobre prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e violências ocorridos nos ambientes escolares a partir da cultura da paz.
  • Promover intercâmbio entre as instituições educacionais e os intersetoriais governamentais e não governamentais.
  • Tecer rede de relacionamento entre instituições educacionais e outras redes de atendimento locais, por meio da integração das ações para prevenir todas as formas de conflitos e violências às crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.
  • Fomentar política de prevenção à drogadição e outras formas de violência, a fim de promover o resgate da cooperação na comunidade familiar.
  • Sensibilizar, interagir e articular os Profissionais da Educação lotados na Rede e nas demais Secretarias da Prefeitura de Goiânia para a construção de pontes de paz na cidade. 
4. Programação
Conteúdo Programático
  • Orientação geral do GTE e Apresentação da EPAZ
  • II Congresso Estadual de Prevenção as Drogas
  • Palestra: Ato Infracional e Indisciplina Escolar
  • A transdisciplinaridade e a promoção da educação da paz
  • Legislações que objetivam prevenir as diferentes formas de violências
  • II Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências. Temática: Educação em Direitos Humanos, Sustentabilidade e Paz
  • A Pedagogia da Interação Sistêmica como instrumento da Cultura da Paz na Escola 1ª PARTE
  • Projetos e programas de cultura da paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 1ª PARTE
  • Projetos e programas de cultura de paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 2ª PARTE
  • Semana da Educação da Paz da RME/ Semana da Cultura da Paz GT da Paz da Prefeitura de Goiânia / Primavera da Paz da Rede Permanente Pela Paz
  • A Pedagogia da Interação Sistêmica como instrumento da Cultura da Paz na Escola 2ª PARTE
  • Intercâmbio EPAZ e troca de experiências com convidados (as)
  • Projetos e programas de cultura da paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 3ª PARTE
  • Socialização das experiências, reflexões e entrega do Plano de Ação e Memorial dos encontros
Cronograma
23 e 24/02 (08); 27 de fevereiro ( 4h); 27 de março (4h); 10 de abril (4h); 24 de abril (4h); 15 de maio (12h); 29 de maio (4h); 26 de junho (4h); 28 de agosto (4h); 15 a 21 de setembro (4h); 25 de setembro (4h); 30 de outubro (4h); 13 de novembro (4h);11 de dezembro (4h); Atividades não presenciais (16h)
    
Equipe de Formação
Genivalda Araujo Cravo dos Santos - Graduada em História, Doutora e Mestre em Ciências da Religião / Coordenadora Geral da EPAZ
Leila Oliveira Rodrigues Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação / Equipe da EPAZ
Manoel do Bomfim Rodrigues de Souza - Licenciado e Mestre em Ciências da Religião / Equipe da EPAZ
Márcia Maristela Goiani da Silva – Graduada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia e Administração
Simone Disconsi de Sá Campos - Bacharel em Direito pela UFG; Especialista em Processo Civil e Criminalística- UFG; Promotora do Ministério Público de Goiás; Coordenadora da CAO Educação
Assessoria Jurídica da SME
SME de Goiânia / Parceiros Intersetoriais
Dra. Dagmar da Silva Ramos – Médica, psicoterapeuta e consultora organizacional, Presidenta do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Goiânia (COMAD); Diretora e Fundadora do Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas – IBS Sistêmicas
Márcia Bueno dos Santos - Graduação em Pedagogia/ PUC Goiás, Especialização em Docência Universitária/ PUC Goiás, Especialização em Psicopedagogia/ FABEC, Apoio Técnico Pedagógico da URE Brasil
Ângela Blau – TJGO mais Convidados
Representantes da Política Nacional de Saúde da Mulher Negra
Célia Regina de Souza – com Biodança
GT da Paz da Prefeitura de Goiânia, Primavera da Paz da Rede Permanente pela Paz e Rede Municipal de Educação/SME
Dra. Maria Abadia Silva - Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, consultora organizacional; Coordenadora do Programa AVIPAZ; Coordenadora da Área de Educação do IBS Sistêmicas
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A metodologia aplicada no Grupo de Trabalho e Estudo (GTE) será a transdisciplinar (FRIAÇA, 2005; NICOLESCU, 2008; SOMMERMAN, MELLO, BARROS, 2002; TORRE, PUJOL, MORAES, 2008; WEIL, 2002), por meio de Roda de Conversa, escuta ativa e troca de experiência, mais a revisão da literatura proposta, interpretação e elaboração de instrumentos síntese.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS

A avaliação dos cursistas será realizada a partir dos objetivos e programação prevista no GTE de Educação da Paz. Serão considerados como critérios de avaliação: assiduidade, participação, comparecimento nas atividades complementares e realização das atividades solicitadas. Para a certificação o cursista deverá ter a frequência mínima de 75% e nota igual ou superior a 70 (setenta), conforme Estatuto dos Servidores do Magistério Público.
Síntese dos encontros: Caderno Memória/Levantamento de dados: vídeos, artigos, materiais jornalísticos e documentos/Levantamento de experiências exitosas e dos desafios/Elaboração e entrega de um Plano de Ação de Educação da Paz.
PROCEDIMENTOS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO
Síntese dos encontros: Caderno Memória/Levantamento de dados: vídeos, artigos, materiais jornalísticos e documentos/Levantamento de experiências exitosas e dos desafios/Elaboração e entrega de Plano de Ação de Educação da Paz
PREVISÃO DE GASTOS
 
Material a ser utilizado
Auditório e salas no CEFPE, data show, microfone, notebook, papel chamex, lápis de cor, fita crepe, cola, pinceis, xerox, rolo de papel pardo, DVD, papeis diversos, filmadora, câmera fotográfica, impressora, computador; II Seminário EPAZ: certificados de participação, placa para os Construtores de Pontes de EPAZ, coquetel, lanche, banners, auditório, enfeite/arranjo, filmagem, folders, cartaz, camisetas, crachá, Cds para Anais, copos descartáveis água e café, lanche para sala VIP.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Resolução nº. 1, de 30 de maio de 2012.
BRASIL. Prevenção ao uso indevido de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias. 2. ed. Brasília: Presidência da República; Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, 2010.
CARTA DA TERRA. Disponível em: <http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>. Acesso em: 02 dez. 2012.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Educação para a paz segundo Paulo Freire, 2006. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/449/345>. Acesso em: 02 dez. 2012.
FRIAÇA, Amâncio et al. Educação e transdisciplinaridade III: Encontro catalisador do CETRANS – Centro de Educação Transdisciplinar 3. São Paulo: Triom, 2005.
GOIÂNIA, Constitui a comissão responsável pela coordenação da Política Articulada de Educação da Paz (EPAZ) na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Portaria nº 61de 22 de dezembro de 2011. Publicada no Diário Oficial nº. 5.259 de 02 de janeiro de 2012, p. 25.
IPPOLITO, Rita. Guia escolar: método para identificação de sinais de abuso e a exploração sexual em crianças e adolescentes. Brasília: Presidência da República, Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2003.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: Triom, 2008.
SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de (Orgs.). Educação e transdisciplinaridade II: encontro catalisador do projeto ‘A evolução transdisciplinar na educação’. São Paulo: Triom, 2002.
TORRE, Saturnino de La; PUJOL, Maria Antonia; MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. Tradução de Suzana Vidigal. São Paulo: Triom, 2008.
WEIL, Pierre. A arte de viver em paz: por uma nova consciência e educação. Tradução de Helena Roriz Taveira; Hélio Macedo da Silva. 8. ed. São Paulo: Gente, 2002.
DIVULGAÇÃO DE CURSO Nº 02 /2013
TÍTULO: Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz - EPAZ
OBJETIVO
  • Ampliar e refletir sobre as estratégias criativas de aplicação de educação da paz. 
ÓRGÃO PROPONENTE
  • Secretaria Municipal de Educação
COORDENAÇÃO
  • Departamento Pedagógico/Centro de Formação dos Profissionais da Educação/ Política Articulada de Educação da Paz
PÚBLICO
  • Profissionais (administrativos, professores, coordenadores e diretores) da Rede Municipal de Educação

    VAGAS
  • 200 vagas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno
CARGA HORÁRIA
  • 80 horas, sendo 68 horas presenciais e 12 não presenciais
PERÍODO REALIZAÇÃO
  • fevereiro a dezembro de 2013, sendo a maioria dos encontros às quartas-feiras, conforme programação anexa 
LOCAL DE REALIZAÇÃO
  • Prioritariamente no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, conforme programação anexa

    INSCRIÇÕES
  • PERÍODO: de 15 de janeiro a 04 de fevereiro de 2013
  • LOCAL: Blog: educaparaapaz.blogspot.com ou na Secretaria do Centro de Formação de Profissionais da Educação
    OBSERVAÇÕES
  • Curso oferecido dentro ou fora do horário de trabalho na RME conforme critérios estabelecidos abaixo:
    - A organização para participação no curso, dentro ou fora do horário de trabalho na RME, requer que instituição e profissional observem a programação anexa tendo em vista que o cronograma apresenta algumas datas e horários específicos.
    - Se a participação no curso for dentro do horário de trabalho, será concedida uma vaga por turno para cada instituição, departamento ou divisões ou conforme organização interna. 

PROGRAMAÇÃO

GRUPO DE TRABALHO E ESTUDO DE EDUCAÇÃO DA PAZ – GTE EPAZ


CRONOGRAMA

CH
CONTEÚDO
FORMADORES
Dia 27/02/2013 – 4ª feira

Turma A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma B – vespertino ( 13h30 às 17h30)
Turma C – noturno ( 19h às 22h)

4 h
Orientação geral do GTE e Apresentação da EPAZ
Genivalda Araujo Cravo dos Santos
Graduada em História, Doutora e Mestre em Ciências da Religião / Coordenadora Geral da EPAZ

Leila Oliveira Rodrigues
Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação / Equipe da EPAZ

Marcia Maristela Goiani da Silva
Graduada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia e Administração

Tito Oliveira Coelho
Graduação Geografia UFG; Especialista em História do Brasil pela FCHF/UFG; Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFG; Doutor e Mestre em Geografia pela UFG

Dia 23/02/2013 – sábado - (8h às 12h e das 14h às 18h)
Turmas A, B e C
Dia 24/02/2013 – domingo – (8h às 12h)
Turmas A, B e C
8 h
II Congresso Estadual de Prevenção as Drogas
Intersetorial

Fórum Goiano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas
Eixo Prevenção

Dia 27/03/2013 – 4ª feira

Turma A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma C – noturno (19h às 22h)

4 h
A transdisciplinaridade
e a promoção da Educação da Paz

Zenaide da Luz
Graduada em Direito/UFG
Formação Holística de Base e AVIVIDA/UNIPAZ
Dia10/04/2013 – 4ª feira
Matutino: 7h30 às 11h30 ou
Vespertino: 13h30 às 17h30

Turma A, B e C

Local: Auditório do Ministério Público
Rua 23, esq. com a Av. Fued José Sebba, Qd. A 06 Lt. 15/24, Jardim Goiás

4 h
Palestra: Ato Infracional e Indisciplina Escolar
Intersetorial

Simone Disconsi de Sá Campos - Bacharel em Direito pela UFG; Especialista em Processo Civil e Criminalística- UFG; Promotora do Ministério Público de Goiás; Coordenadora da CAO Educação

Dia 24/04/2013 – 4ª feira

Turma A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma C – noturno (19h às 22h)

4 h
Legislações que objetivam prevenir as diferentes formas de violências.


Assessoria Jurídica da SME


Dia 15/05/2013 –5ª feira
(8h às 12h e das 14h às 18h)

Turmas A, B e C

12h
II Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências
Temática: Educação em Direitos Humanos, Sustentabilidade e Paz
Intersetorial
SME de Goiânia e
Parceiros
Dia 29/05/2013 – 4ª feira

Turma A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma C – noturno (19h às 22h)
4 h
A Pedagogia da Interação Sistêmica como instrumento da Cultura da Paz na Escola 1ª PARTE
Dra. Dagmar da Silva Ramos – Médica, psicoterapeuta e consultora organizacional, Presidenta do Conselho Municipal AntiDrogas (COMAD); Diretora e Fundadora do Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas – IBS Sistêmicas; Diretora Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas da SEMDEF

Dia 26/04/2013 – 4ª feira

Turma A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma C – noturno (19h às 22h)

4 h
Projetos e programas de cultura da paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 1ª PARTE
Marcia Bueno dos Santos - Apoio Técnico da URE Brasil
Angela Blau - TJGO
Convidado

Dia 28/08/2013 – 4ª feira

Turma A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma C – noturno (19h às 22h)


4 h
Projetos e programas de cultura de paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 2ª PARTE
Política Nacional de Saúde da Mulher Negra
Biodança com Célia Regina de Souza
Dia 15 a 21/09/2013
(de domingo a 6ª feira)
4 h
Semana da Educação da Paz / Semana da Cultura da Paz /
Primavera da Paz
Intersetorial
GT da Paz da Prefeitura de Goiânia
Primavera da Paz - Rede Permanente pela Paz
Rede Municipal de Educação/SME
Dia 25/09/2013 – 4ª feira

Turma A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma C – noturno (19h às 22h)

4 h
A Pedagogia da Interação Sistêmica como instrumento da Cultura da Paz na Escola 2ª PARTE
Dra. Maria Abadia Silva - Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, consultora organizacional; Coordenadora do Programa AVIPAZ; Coordenadora da Área de Educação do IBS Sistêmicas
Dia 30/10/2013 – 4ª feira

Turma A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma C – noturno (19h às 22h)


4 h
Intercâmbio EPAZ e troca de experiências com convidados (as)

CONVIDADOS (AS)
Dia 13/11/2013 – 4ª feira

Turma A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma C – noturno (19h às 22h)
4 h
Projetos e programas de cultura da paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 3ª PARTE

Genivalda A. Cravo dos Santos
Leila Oliveira Rodrigues
Márcia Maristela Goianí da Silva
Tito Oliveira Coelho
Dia 11/12/2013 – 4ª feira

Turma A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma C – noturno (19h às 22h)

4 h


Socialização das Experiências, reflexões e entrega do Plano de Ação e das Atividades


Roda de Conversa, Socialização, Escuta Ativa, Reflexões e
Confraternização
Atividades não presenciais
16 h

Síntese dos encontros: Caderno Memória/Levantamento de dados: vídeos, artigos, materiais jornalísticos e documentos/Levantamento de experiências exitosas e dos desafios/Elaboração e entrega de Plano de Ação de Educação da Paz


Carga horária total: 80 horas, sendo 64 horas presenciais e 16 horas não presenciais




3 comentários:

  1. BOA TARDE MEU NOME É ELAINE FARIA DE OLIVEIRA. SOU CURSISTA DO GTEPAZ E TECENDO, AMBOS TURMA :A. ESTOU ENVIANDO O NOME, OBJETIVOS E RESULTADOS ALCANÇADOS DO PROJETO.


    NOME DO POJETO: " A EDUCAÇÃO PERFAZ AA CULTURA DE PAZ"

    OBJETIVO GERAL: Propiciar a participação de professores, funcionários e alunos na construção da Cultura de Paz, fazendo do nosso ambiente escolar um espaço de estudo, reflexão, comunicação, ação, mediação, articulação e integração que modifique o cenário de violência que afasta a comunidade e as famílias do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

    A CONSTRUÇÃÕ DO PROJETO NA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO COSTA DE MEDEIROS
    SE BALIZA EM 03 EIXOS:

    PAZ INTERIOR
    PAZ COM OS OUTROS
    PAZ NO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS


    AVALIAÇÃO

    A avaliação foi contínua e os dados das mudanças de comportamento e crescimento pessoal, bem como a atuação na comunidade escolar foram levantados trimestralmente, respeitando os objetivos específicos determinados pelo projeto.

    RESULTADOS ALCANÇADOS

    Observou-se contra partida positiva no que refere às mudanças de comportamento e crescimento pessoal, bem como a atuação na comunidade escolar aludida às relações de convivência. Os resultados alcançados foram satisfatórios, considerando como ponto de partida, as dificuldades em que o ambiente da Escola Pedro Costa de Medeiros se encontrava anteriormente.
    A LUTA POR UMA AMBIENTE DE PAZ É UM LUTA INCESSANTE.

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  2. Olá, meu nome é Girlene Barbosa da Silva, não encontrei nesse blog da EPAZ outro local para anexar o plano de ação, portanto, fixarei aqui. Sou cursista do GT-EPAZ E TECENDO, ambos :C, consta no plano de ação nome de mais três colegas que participaram da elaboração.

    PLANO DE AÇÃO

    TEMA: Relações Interpessoais na perspectiva de Educação para os Direitos Humanos

    AUTORIA: Girlene Barbosa, Cinthia Laghares, Euzélia e Wilma Carneiro.

    CONTEÚDO:
    O local em que trabalhamos é propício para desenvolver relações harmoniosas, pois, a direção é muito acolhedora com todos os funcionários. O motivo da escolha desta ação foi mais para fortalecer as relações interpessoais dos profissionais de Auxiliar Administrativo, assim como, dos professores.

    OBJETIVOS:
     Proporcionar momentos agradáveis nas reuniões semanais, para o autoconhecimento.

     Proporcionar aos profissionais da educação uma reflexão sobre a importância de se relacionar bem com o outro, respeitando-o em sua diferença.
     Construir um ambiente de paz nas nossas relações.

    DESENVOLVIMENTO:

    A pesquisa para o desenvolvimento do Plano de Ação, foi desenvolvido no CMEI Oito de Março, localizado na Praça Cívica, St. Central, Goiânia-GO, teve por base os conteúdo disponibilizados nos cursos: Tecendo Educação pelos Direitos Humanos e Grupo de Trabalho de Educação pela Paz. O diálogo com a equipe gestora e com os demais profissionais da educação, os quais acolheram bem esse trabalho, foi muito significativo para o resultado dessa ação
    De acordo com a E-PAZ, a paz é fruto de justiça, de diálogo, de partilha, de cooperação e de solidariedade. Ela se realiza com a ação das pessoas comprometidas com a educação integral do ser humano na relação consigo, com os outros e com o planeta.

    Relacionamos o título das mensagens e um vídeo:
    Mensagens:
    1) “A História do Bambu Chinês” -
    2) “A matéria-prima da vida”
    3) “Pense no dia de hoje”
    4) 4) Vídeo: As formigas

    AVALIAÇÃO:


    O evento foi importante para a instituição e também para as crianças e educadores, pois expressa a proposta do PPP. Discutir sobre “Relações Interpessoais na perspectiva de Educação para os Direitos Humanos” significa plantar algo bom para o futuro, não somente em relação às crianças com quem trabalhamos, como também para os profissionais que se dedicam para o desenvolvimento e aprendizado desse aluno. Portanto, essa ação é um processo que está envolvido na dinâmica da prática educativa e, em todos os momentos pretende atender a todas as necessidades e expectativa por um espaço acolhedor e que proporcione novidade e alegrias a todas as crianças.
    Foi gratificante fazer essa atividade, pois, fortaleceu o sentimento de autonomia e de valorização no âmbito do trabalho, não importa a função, todos, somos importantes para que se construa conhecimento e, principalmente, para contribuir no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

    RESULTADOS ALCANÇADOS:

    Foi perceptível o acolhimento da ação proposta, todos concordam que é importante cultivar no ambiente de trabalho boas relações para que possa resultar no desenvolvimento de um trabalho com eficácia.
    Na perspectiva de educação para os direitos humanos, todos e todas estamos mais atentas para esta importantíssima ferramenta de propagação da vida. Trabalhamos com educação infantil e todos estamos empenhados para dar o melhor de si para o desenvolvimento de um ser humanos melhor.


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    Respostas
    1. O Plano de ação está resumido, pois, não coube tudo, o blog possui limite de caracteres.
      Grata
      Girlene

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