quinta-feira, 23 de agosto de 2012

UM ANO DE EPAZ

PREFEITURA DE GOIÂNIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIVISÃO DE ESTUDOS E PROJETOS
POLÍTICA ARTICULADA DE EDUCAÇÃO DA PAZ - EPAZ
ANIVERSÁRIO DA EPAZ
DATA: 27/08/2012

PROGRAMAÇÃO - MATUTINO

Local: Escola Municipal Maria Araújo de Freitas

Endereço: Rua 18 c/ rua 203 – Área 2 - Unidade 203 - Parque Ateneu

Horário: 8 horas
  • Recepção da comunidade com os Mensageiros da Paz
  • Destaques das autoridades
  • Hino Nacional com apresentação das bandeiras do Brasil, de Goiânia e da Paz
  • Pronunciamento: 
-Genivalda Cravo - Coordenação Geral da EPAZ
-Marcos Pedro - Chefe do DIEP
-Pe Francisco Prim - Diretor DEPE
-Profª Neyde Aparecida da Silva - Secretária Municipal de Educação
  • Celebração de Ação de Graças, enfocando o tema Paz e o aniversário de um ano do Projeto EPAZ
  • Apresentação e fala dos representantes da SME e do Projeto EPAZ
  • Apresentação de Coral (funcionários e alunos)
  • Apresentação do Teatro da Paz
  • Abraço da Paz
  • Protocolo da Paz
  • Dinâmica: avião da Paz
  • Revoada da Pomba da Paz e Balões
  • Encerramento
PROGRAMAÇÃO - VESPERTINO

Local: hall de entrada da SME
Horário: das 16h30 às 18h30
- Acolhida - Música
  • Gilberto – Fabiano – Gisele: instrumental
  • Gilberto: Voz e Violão
  • Saudação
  • Palavras de Ordem
- Abertura
  • Fala da Coordenadora Geral da EPAZ – Genivalda Cravo
- Apresentação musical
  • Grupo Queiroz Brothers
- Sequência de pronunciamentos
  • Marcos Pedro/Chefe da DIEP
  • Pe. Francisco Prim/Diretor do DEPE
- Coreografia de dança
  • Renato Faria
  • Apresentação do Coral de Servidores
- Pronunciamento da Secretária
  • Profª. Neyde Aparecida da Silva
- Encerramento musical
  • Dupla: Kelvis e Kaiki

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Relações Étnico-Raciais

As ações visam a subsidiar discussões e reflexões sobre temas referentes a questões étnico-raciais

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefpe), localizado no setor Central, inicia hoje, 1, as atividades previstas para o segundo semestre. Quatro ações complementares marcam o reinicio das formações e visam a conscientizar os profissionais sobre as relações étnico-raciais.

As ações formativas constituem-se como Grupo de Trabalhos e Estudos (GTE), organizado em módulos que se articulam e se complementam. Nesse sentido, ocorrerão estudos, reflexões, apresentações de experiências e pesquisas realizadas na Rede Municipal de Educação (RME) acerca das questões raciais.

A formação tem como objetivo possibilitar a formação de GTE com prioridade no estudo, reflexão e proposição de ações voltadas para a implementação das Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na RME.

Programação
O primeiro módulo refere-se à formação dos apoios técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (SME). A ação posterior consiste no I Seminário: Educação para Relações Étnico-Raciais na RME: panorama e perspectivas, organizado com uma carga horária de 20 horas, distribuídas entre conferência, palestra e mesas-redondas.

O objetivo dessa ação é mobilizar professores e gestores das instituições educacionais da RME para a necessidade de implementação das Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

O seminário contará com a participação de 500 gestores, professores e apoios pedagógicos da RME, representantes de núcleos de estudos e pesquisas étnico-raciais de Goiás, e com os representantes da Assessoria Especial de Políticas para a Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Políticas de Promoção da igualdade Racial.

A terceira etapa constitui-se no GTE Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais: desafios e possibilidades, em que participarão 50 professores indicados pelas respectivas unidades regionais de ensino (URE). O encerramento contará com a I Mostra Étnico-Racial, momento em que as discussões a cerca da temática ganham forma e serão apresentadas aos 500 professores que iniciaram as ações.

A I Mostra, prevista para o IV módulo, tem como objetivo possibilitar aos professores e gestores, por meio da dança, teatro, música, fotografia e cinema, um conhecimento a mais sobre a cultura africana e afro-brasileira. Com carga horária de 8 horas, o professor irá participar em seu horário de trabalho.

Serviço
Assunto: Retorno das atividades de formação continuada
Data: segundo semestre
Local: Cefpe, Avenida Paranaíba, Setor Central
Informações: 3524-5054/8960

Autor: Gizelly Antonelli

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SEGUNDO SEMESTRE LETIVO 01/08/2012

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ABRE SEGUNDO SEMESTRE LETIVO | 01/08/2012 - 14:12
Unidades educacionais recebem pais, professores e alunos para elaboração conjunta do planejamento das ações que serão desenvolvidas no segundo semestre

Na manhã desta quarta-feira, 01, a secretária municipal de educação, Neyde Aparecida, visitou duas instituições da Rede Municipal de Educação (RME) para abrir simbolicamente o segundo semestre do ano letivo. O roteiro foi iniciado na Escola Municipal João Alves de Queiroz, localizada no Residencial Eli Forte. Em seguida, foi visitado o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Alzira de Oliveira Alves, no Jardim Europa.
O dia marca a realização do planejamento comunitário, com a presença de alunos, pais, familiares e professores para avaliação e direcionamento de ações. A proposta é integrar todos os envolvidos no processo educacional na construção do programa político-pedagógico de cada instituição, promovendo estreitamento nas relações e maior conhecimento do processo de ensino-aprendizagem.
A secretária deu boas-vindas aos alunos, buscando motivá-los a valorizar os estudos. "Aproveitem bem a oportunidade que vocês têm. Há 20 anos ter uma escola de qualidade era algo bem mais restrito. Poucas prefeituras possuem um quadro de professores tão qualificado quanto o de Goiânia", assinalou.
Neyde Aparecida ressaltou o convite aos pais e responsáveis para participar do processo de ensino-aprendizagem dos filhos e usufruir das possibilidades que o ambiente escolar pode oferecer. "A escola não é somente apenas do bairro, não é apenas para aprender. Aqui temos um espaço para a comunidade", defendeu.
Planejamento Comunitário
A coordenadora pedagógica responsável pelo Ciclo III da Escola João Alves de Queiroz explicou que, no início do semestre, é tempo de prestar contas às famílias e avaliar o trabalho desenvolvido. A partir desta interação, que envolve todo o coletivo profissional da instituição, ocorre a delimitação de como será realizada a continuidade das propostas iniciadas em janeiro.

Ana de Lourdes Sousa Barros, avó do educando João Ricardo, de dois anos, atendido no Cmei Professora Alvira de Oliveira Alves, participou do planejamento comunitário. "Nesta perspectiva participativa, somos informados do que será feito na instituição e de como é estruturado o atendimento que nossas crianças recebem", afirmou Ana.
Calendário escolar
O calendário escolar que rege o atendimento dos mais de 120 mil alunos nas escolas públicas de Goiânia possui 205 dias. Destes, 200 são destinados às atividades em sala de aula ou extracurriculares. Até o final do ano, serão 97 dias letivos, com encerramento em 21 de dezembro.

Informações
Assessoria de Comunicação da SME - (62) 3524-5054

Autor: Roseneide Ramalho

AGRADECIMENTOS PELO I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA PAZ


Olá cooperadores/as da EPAZ,

Agradecemos e reconhecemos o serviço dedicado, amoroso e comprometido de todas as pessoas que trabalharam durante o evento "I Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências". Assim, também, agradecemos a todas as pessoas que participaram, nos dias 15 e 16 de maio, das reflexões nos quatro eixos.

A Cultura de Paz existe desde que o mundo é mundo. A Educação da Paz está se consolidando em nossas mentes, corações e ações. Infelizmente, nós humanos, temos e vivemos em conflito conosco mesmo, com os outros e com o planeta. Ser um ativista da cultura da paz e dos direitos humanos, não significa que sejamos santos ou santas. Mas caminhamos num processo continuo de reeducação e quebra de paradigmas. São desafios que precisamos enfrentar na nossa caminhada!
...

Mediar os conflitos de forma pacífica e com resolutividade não é algo fácil. A Coordenação Geral, a Coordenação Executiva e a Equipe de Apoio da EPAZ são seres humanos diferentes. Com histórias, vivencias e experiências diversas. Com concepções e estilos de vidas diversificados. Consequentemente pode haver conflitos, desentendimentos, estranhamentos, divergencias e descontentamentos entre as pessoas.

Mas isso não vai nos impedir de continuar caminhando, pois é o Projeto por uma Cultura de Paz e Direitos Humanos no Planeta Terra e a Educação da PAZ - EPAZ, que nos une, alimenta, fornece sentido de vida, de militancia e nos auxilia na superação das dificuldades, desafios e desentendimentos.

Todas as pessoas que trabalharam antes, durante e após o I Seminário de Educação da Paz, foram e são importantes no processo de sinergia da tessitura da Paz e de Um Outro Mundo Possível. Honramos e Reconhecemos o serviço anônimo e protagonista de todos e todas!

Parabéns, aos voluntários intersetoriais, aos profissionais da educação da SME e a todas as pessoas que de forma direta e indireta cooperaram com o sucesso do evento.

Que o Sagrado Abençoe com muita Paz e Saúde Integral.

Atenciosamente,

Genivalda Cravo
Coordenação Geral da EPAZ/SME Gyn.

AÇÕES DA EPAZ EM 2012

A Política Articulada de Educação da Paz – EPAZ, Portaria nº 61, Publicada no Diário Oficial 5.259 de 02/01/2012, p. 25, pretende articular, integrar, sensibilizar, disseminar e potencializar de forma transdisciplinar e intersetorial a construção de pontes de Educação da Paz (EPAZ); mapear as iniciativas de cultura da paz e os tipos de conflitos e de violências presenciadas nos ambientes escolares, para fins de diagnóstico e mediação de conflitos nas relações humanas; divulgar e potencializar as experiências exitosas desenvolvidas na SME, referentes à Educação da Paz; desenvolver estratégias de prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e violências ocorridos nos ambientes escolares; e promover intercâmbio entre as instituições educacionais e os intersetoriais governamentais e não governamentais.

Atualmente, em 2012, estamos pautando as nossas iniciativas nos seguindo eixos: Concepções de Cultura de Paz; Drogadição, Prevenção e Paz; Promoção da Saúde e Qualidade de Vida: numa perspectiva da Paz; e Mediação de Conflito e Resolutividade Pacífica.
Nesse sentido, destacamos logo abaixo algumas ações que estamos desenvolvendo, acompanhando e/ou implementando:
  1. Curso Conflitos nas Relações Humanas: o que cabe às instituições educacionais? (Centro de Formação dos Profissionais de Educação - CEFPE);
  2. Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz – GTE EPAZ (CEFPE);
  3. Encontros da EPAZ nas Instituições Educacionais – por agendamento;
  4. I Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências – 15 e 16/05/2012
  5. Conferência “Saúde Emocional um Caminho da Educação da Paz”, com Dr. Augusto Cury - 21/06/2012;
  6. Dia Municipal de Cultura de Paz da Prefeitura de Goiânia – Caminhada Municipal da Paz nas Instituições Educacionais - 15 de setembro;
  7. Semana de Educação da Paz (EPAZ) da RME - 17 a 21 de setembro 2012;
  8. EPAZ Saúde e Qualidade de Vida: Sarau Iterante – Homenagem aos Profissionais da Educação (outubro);
  9. Mapeamento das instituições e profissionais da educação como Construtores de Pontes de EPAZ no ano de 2012;
  10. Rede Integrada Solidária – Visita Solidária (Secretaria Estadual de Segurança Pública);
  11. Grupo de Trabalho da Paz da Prefeitura de Goiânia – GT da Paz (Assessoria de Igualdade Racial - ASPPIR);
  12. Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMAD;
  13. Fórum Goiano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas;
  14. Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP;
  15. Gabinete de Gestão Integrada do Município de Goiânia - GGIM – Plano Municipal de Segurança Pública;
  16. Mutirão da Acolhida: “Conte com a Gente”
  17. Programa Escola da Inteligência;
  18. Projeto Ser Humano: Agente de sua Paz e Qualidade de Vida – COOPEART;
  19. Rede Permanente pela Paz: Programa Valores Humanos;
  20. Parceria com Ministério Público – CAO Educação, CAO Direitos Humanos e Cidadania, CAEJ, CAO da Infância e Adolescência, Justiça Terapêutica e Mediação Escolar – Tribunal de Justiça;
  21. Festival Craques da Paz, promovido pelo Instituto Soldado da Paz – IST e parceiros.
Convidamos você para ser multiplicador/a e construtor/a de pontes de EPAZ.
     
PREFEITURA DE GOIÂNIA / SME / DEPE / CEFPE / DIEP / POLÍTICA ARTICULADA DE EDUCAÇÃO DA PAZ / EPAZ - Portaria nº 61 de 22 de dezembro de 2011 - Publicada no Diário Oficial 5.259 de 02/01/2012, p. 25 - Blog: http://educaparaapaz.blogspot.com - Facebook: EPaz Sme Goiania -  Email: epazsmegyn@gmail.com - Contatos: 62-35248924/8919

Conferência Augusto Cury - no Jornal Diário da Manhã