quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SEGUNDO SEMESTRE LETIVO 01/08/2012

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ABRE SEGUNDO SEMESTRE LETIVO | 01/08/2012 - 14:12
Unidades educacionais recebem pais, professores e alunos para elaboração conjunta do planejamento das ações que serão desenvolvidas no segundo semestre

Na manhã desta quarta-feira, 01, a secretária municipal de educação, Neyde Aparecida, visitou duas instituições da Rede Municipal de Educação (RME) para abrir simbolicamente o segundo semestre do ano letivo. O roteiro foi iniciado na Escola Municipal João Alves de Queiroz, localizada no Residencial Eli Forte. Em seguida, foi visitado o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Alzira de Oliveira Alves, no Jardim Europa.
O dia marca a realização do planejamento comunitário, com a presença de alunos, pais, familiares e professores para avaliação e direcionamento de ações. A proposta é integrar todos os envolvidos no processo educacional na construção do programa político-pedagógico de cada instituição, promovendo estreitamento nas relações e maior conhecimento do processo de ensino-aprendizagem.
A secretária deu boas-vindas aos alunos, buscando motivá-los a valorizar os estudos. "Aproveitem bem a oportunidade que vocês têm. Há 20 anos ter uma escola de qualidade era algo bem mais restrito. Poucas prefeituras possuem um quadro de professores tão qualificado quanto o de Goiânia", assinalou.
Neyde Aparecida ressaltou o convite aos pais e responsáveis para participar do processo de ensino-aprendizagem dos filhos e usufruir das possibilidades que o ambiente escolar pode oferecer. "A escola não é somente apenas do bairro, não é apenas para aprender. Aqui temos um espaço para a comunidade", defendeu.
Planejamento Comunitário
A coordenadora pedagógica responsável pelo Ciclo III da Escola João Alves de Queiroz explicou que, no início do semestre, é tempo de prestar contas às famílias e avaliar o trabalho desenvolvido. A partir desta interação, que envolve todo o coletivo profissional da instituição, ocorre a delimitação de como será realizada a continuidade das propostas iniciadas em janeiro.

Ana de Lourdes Sousa Barros, avó do educando João Ricardo, de dois anos, atendido no Cmei Professora Alvira de Oliveira Alves, participou do planejamento comunitário. "Nesta perspectiva participativa, somos informados do que será feito na instituição e de como é estruturado o atendimento que nossas crianças recebem", afirmou Ana.
Calendário escolar
O calendário escolar que rege o atendimento dos mais de 120 mil alunos nas escolas públicas de Goiânia possui 205 dias. Destes, 200 são destinados às atividades em sala de aula ou extracurriculares. Até o final do ano, serão 97 dias letivos, com encerramento em 21 de dezembro.

Informações
Assessoria de Comunicação da SME - (62) 3524-5054

Autor: Roseneide Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário