quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Relações Étnico-Raciais

As ações visam a subsidiar discussões e reflexões sobre temas referentes a questões étnico-raciais

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefpe), localizado no setor Central, inicia hoje, 1, as atividades previstas para o segundo semestre. Quatro ações complementares marcam o reinicio das formações e visam a conscientizar os profissionais sobre as relações étnico-raciais.

As ações formativas constituem-se como Grupo de Trabalhos e Estudos (GTE), organizado em módulos que se articulam e se complementam. Nesse sentido, ocorrerão estudos, reflexões, apresentações de experiências e pesquisas realizadas na Rede Municipal de Educação (RME) acerca das questões raciais.

A formação tem como objetivo possibilitar a formação de GTE com prioridade no estudo, reflexão e proposição de ações voltadas para a implementação das Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na RME.

Programação
O primeiro módulo refere-se à formação dos apoios técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (SME). A ação posterior consiste no I Seminário: Educação para Relações Étnico-Raciais na RME: panorama e perspectivas, organizado com uma carga horária de 20 horas, distribuídas entre conferência, palestra e mesas-redondas.

O objetivo dessa ação é mobilizar professores e gestores das instituições educacionais da RME para a necessidade de implementação das Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

O seminário contará com a participação de 500 gestores, professores e apoios pedagógicos da RME, representantes de núcleos de estudos e pesquisas étnico-raciais de Goiás, e com os representantes da Assessoria Especial de Políticas para a Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Políticas de Promoção da igualdade Racial.

A terceira etapa constitui-se no GTE Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais: desafios e possibilidades, em que participarão 50 professores indicados pelas respectivas unidades regionais de ensino (URE). O encerramento contará com a I Mostra Étnico-Racial, momento em que as discussões a cerca da temática ganham forma e serão apresentadas aos 500 professores que iniciaram as ações.

A I Mostra, prevista para o IV módulo, tem como objetivo possibilitar aos professores e gestores, por meio da dança, teatro, música, fotografia e cinema, um conhecimento a mais sobre a cultura africana e afro-brasileira. Com carga horária de 8 horas, o professor irá participar em seu horário de trabalho.

Serviço
Assunto: Retorno das atividades de formação continuada
Data: segundo semestre
Local: Cefpe, Avenida Paranaíba, Setor Central
Informações: 3524-5054/8960

Autor: Gizelly Antonelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário